abrasel

Atualizado em 8 de abril 2020, às 12h07

Os bares e restaurantes são lugares onde se troca informação. Assim, é importante que você conheça o assunto e tenha informações confiáveis. Assim, aqui estão alguns links úteis para ajudá-lo a conversar com os clientes, com seus funcionários e com todos com quem você mantém contato: o Ministério da Saúde tem feito um trabalho elogiado de informação, é uma fonte oficial e confiável, atualizada constantemente para trazer conhecimento e serviço para a população: www.saude.gov.br/


Cartilha da MP 936

Anunciada no primeiro dia de abril, a MP dos salários vai evitar o colapso e salvar empregos de milhares de trabalhadores de bares e restaurantes. Abrasel lançou uma cartilha explicativa sobre como os empresários do setor podem aplicar as novas regras.


Modelos de termos de contrato de trabalho

A Abrasel na Bahia preparou em tempo recorde dois modelos de contrato para a suspensão ou para a redução de jornada/salário, dentro dos termos da nova MP do Salário. Eles podem ser usados por bares e restaurantes de todo o Brasil para estabelecer acordos individuais com os funcionários, dentros dos termos da Medida Provisória 936. Sugerimos que o contrato seja validado pelo jurídico da sua empresa antes da assinatura do acordo. Clique nos links abaixo e confira:

1. Termo aditivo ao contrato de trabalho - redução de jornada e salário
2. Termo aditivo ao contrato de trabalho - suspensão da prestação de serviço
3. Termo aditivo ao contrato de trabalho - aviso de férias coletivas

Outras cartilhas

A Abrasel também foi pioneira entre as entidades setoriais, trazendo informação para o setor desde o primeiro momento, lançando uma cartilha que mostra as orientações básicas para lidar com o problema em bares e restaurantes:

Clique na cartilha para fazer o download.

O Sebrae lançou uma página com informações para empresas:
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/coronavirus

Você também pode perguntar à Ava, nossa assistente virtual especializada no setor.

Ela já está preparada para esclarecer dúvidas sobre os temas mais importantes em torno do assunto. Acesse o site http://ava.abrasel.com.br/ ou clique sobre a imagem da Ava que aparece aqui, no canto direito inferior do nosso site.

Higienização – aspecto primordial

Bares e restaurantes já têm protocolos bem estabelecidos de limpeza e sabem como lidar com a prevenção de doenças transmitidas por microrganismos. Afinal, segurança alimentar é um elemento básico de confiança, vital para todo estabelecimento. No entanto, vale redobrar a atenção e reforçar a frequência dos procedimentos de higienização. A Abrasel tem uma cartilha sobre os pontos mais importantes:

Clique no cartilha para fazer o download.

Também elaboramos um material específico sobre cuidados de higiene no delivery:



Para quem quer se aprofundar no assunto, a Abrasel tem cursos grátis online sobre o tema, além de vários documentos. Você encontra tudo isso no portal Conexão Abrasel:
https://abrasel.com.br/conexao/

As empresas que trabalham com segurança alimentar também têm bons manuais e guias de higienização. Confira este material produzido pela Ecolab: https://pt-br.ecolab.com/pages/coronavirus

Ações de distanciamento social

O setor de bares e restaurantes está se preparando para o combate à pandemia, e isso significa que cada estabelecimento precisa fazer sua parte. A recomendação da Abrasel neste momento é que os estabelecimentos se antecipem e diminuam em 30% a capacidade de atendimento no salão e coloquem uma distância de 1 metro entre cadeiras de mesas diferentes, ou 2 metros entre as mesas. A Abrasel também conversa com o setor público e privado para que seja implantada a ideia de escalonar o horário de almoço nas empresas de todos os portes, de modo que os restaurantes possam atender a todos mesmo com a redução de 30% na capacidade de atendimento.


Saiba tudo sobre o coronavírus