Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 67

Durante palestra no 35º Congresso Nacional Abrasel, Edson Leite e Ademario Santos, empreendedores das periferias brasileiras, discutiram o contexto de criar um negócio na favela

Edson Leite, criador do projeto Gastronomia Periférica, durante sua palestra no 35º Congresso Nacional Abrasel.

Ademário Santos, fundador da franquia Ex Burguer, e Edson Leite, criador do projeto Gastronomia Periférica, conhecem a fundo a realidade das periferias brasileiras. Hoje, como empreendedores no setor de alimentação fora do lar, ambos têm a capacidade de fazer uma análise das oportunidades e dificuldades de serem empresários nas favelas.

“As primeiras empreendedoras do Brasil foram as baianas do acarajé. Hoje, o que percebo é que as discussões sobre empreendedorismo são feitas por homens brancos. Precisamos de pessoas pretas e periféricas nessa conversa”, afirma Edson Leite.

Em dado momento da conversa, o mediador José Eduardo Camargo, líder de Conteúdo e Inteligência na Abrasel, ressaltou que a natureza do setor são pessoas que começam como funcionários e depois passam a empreender. “Eu trabalhei durante seis anos no Bob’s, aprendi muito e decidi aplicar meu negócio. Hoje, meus combos são baseados no que vi na grande franquia e adaptei para o lugar de onde vim”, ressalta Ademário.

Outro ponto de destaque foi a questão dos custos para se empreender em pequenos negócios no Brasil. “Os pequenos empreendedores são estrangulados por impostos. Não se pode tratar um pequeno negócio igual uma empresa gigante. As pessoas nas periferias buscam equidade e não igualdade, tem que se entender as dificuldades de cada um”, diz Edson.

Por fim, ambos destacaram a necessidade de se investir na formação e na educação das pessoas, pois somente assim o setor terá pessoas mais qualificadas. “As pessoas não são números, é vital um olhar mais humano”, finaliza Edson.

Serviço:
35º Congresso Nacional Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília
16 a 17 de agosto
Realização: Abrasel e Mundo Mesa
Parceria de mídia: Bares & Restaurantes, Correio Braziliense, Prazeres da Mesa
Patrocínio: Ambev, Alelo, Banco do Nordeste, BAT, Caixa, Coca-Cola Brasil, Diageo, Get Net/Santander, Governo Federal, Grupo Petrópolis, Heineken, JBS, PMI, Rappi, Safrapay, Sodexo, Stone, Ticket.
Apoio: IESB, Fispal, Unecs, Reutiliza-Já, META
Mais informações em: congressoabrasel.com.br/

Oferecimento:

Comentários