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Com a nova ferramenta, batizada como Compr.A.Í., o aplicativo passa a interpretar comandos mais complexos para oferecer melhores alternativas ao consumidor

Por Flávia Madureira

A solução inovadora incorporada pelo iFood, batizada como Compr.A.Í., personaliza ainda mais o atendimento ao cliente. A partir dela, o aplicativo passa a interpretar comandos mais complexos para oferecer as melhores alternativas ao consumidor. Foto: Shutterstock

A recente revolução da inteligência artificial (IA, ou AI, na sigla em inglês) já alcançou o mercado de alimentação fora do lar e agora tem se vinculado a aplicativos de pedidos para tornar o processo mais eficiente para os clientes, restaurantes e entregadores.

O iFood anunciou um novo recurso em sua plataforma de pedidos que opera por meio de inteligência artificial generativa fornecida pela OpenAI, empresa dos Estados Unidos de pesquisa relacionada a esta área da tecnologia.

O que é a inteligência artificial generativa?

Trata-se de modelos de IA capazes de gerar textos e imagens e de construir conteúdos e dados. Dois exemplos em alta no momento, ambos produtos da OpenAI, podem ilustrar melhor o conceito:

• O ChatGPT é uma ferramenta capaz de produzir textos complexos a partir da combinação de informações de forma rápida
• Já o DALL-E 2 gera imagens em uma variedade de estilos conforme a solicitação do usuário, podendo criar imagens realistas com eficiência

A solução incorporada pelo iFood, batizada como Compr.A.Í., personaliza o atendimento ao cliente. A partir dela, o aplicativo passa a interpretar comandos mais complexos para oferecer as melhores alternativas ao consumidor. Além de transformar listas de compras em textos no WhatsApp, a tecnologia reconhece mensagens de texto e áudio pelas quais os clientes podem dar instruções.

“Preciso de ingredientes para preparar uma receita de pão de queijo com rendimento para cinco pessoas, com o menor frete e que sejam entregues em até trinta minutos.” “Quero um café da manhã vegano”. “Preciso preparar um jantar com poucas calorias para duas pessoas que tenha como ingrediente principal...”

Ao fazer uma combinação de dados, o iFood seleciona as melhores possibilidades para que o cliente faça sua escolha. A novidade, que em julho se aplica apenas às compras em supermercados parceiros, deve chegar aos restaurantes no mês seguinte.

A empresa, que faz pesquisa em inteligência artificial desde 2018, além de empregar a tecnologia em seu aplicativo próprio, irá disponibilizá-la para que seus 330 mil parceiros apliquem em seus respectivos canais de atendimento.

A ferramenta aperfeiçoa as habilidades de recomendação ao cliente, operações de marketing, cálculo de rotas para entrega e otimização do tempo necessário para realizá-la. Outros benefícios incluem aprimoramento do cardápio com apoio para tornar a descrição dos produtos mais atrativa e uma melhor distribuição do processo de entrega, já que passam a ser acionados os entregadores na melhor distância para pegar a encomenda.

Dessa forma, toda a cadeia do delivery passa a se beneficiar do novo recurso de IA. Testes conduzidos pelo iFood indicaram um aumento significativo no volume de entregas realizadas com o apoio da tecnologia.

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