Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 67

Pesquisa realizada pela Kantar destaca alta no consumo de bebidas está atrelada às altas temperaturas da estação

Jovens adultos impulsionam as compras de bebidas, chegando a 41%. Foto: Pexels

A Kantar projeta um crescimento de 5% na categoria de bebidas para a temporada de 2024, atingindo um faturamento de R$ 1 bilhão, impulsionado pelas altas temperaturas do verão e por um estado econômico favorável da população brasileira.

Após a pandemia, houve uma recuperação gradual no consumo de bebidas fora de casa, com um aumento de 26% no gasto médio entre o verão de 2021-2022 e a estação de 2022-2023, alcançando R$ 113. Destaques de aumento de consumo em unidades incluem energéticos (+64%) e água mineral (+37%), com os principais motivos sendo sabor (47%) e saciar a sede (17%).

Jovens adultos (18-29 anos) impulsionaram as compras (+41%), e as classes A, B e C, assim como os residentes do Nordeste, registraram aumentos de 15% e 20%, respectivamente. Hiper e supermercados foram os principais locais de compra (+34%), seguidos por ambulantes (+24%) e bares (+21%).

No consumo dentro do lar, houve um crescimento de 19% no gasto médio, chegando a R$ 218, destacando-se energéticos (+41%) e chás prontos (+27%).

O e-commerce também influenciou, com cerca de 2 milhões de lares comprando bebidas online no último verão, representando um aumento de 4% em comparação com a temporada anterior.

Confira algumas tendências do mercado de bebidas:

1. Bebidas sem álcool: Sem álcool ou com um baixo teor alcoólico estão conquistando cada vez mais os consumidores. Motivados pela preocupação com a saúde ou um consumo saudável, o aumento de drinks sem álcool tem crescido no mercado. A ideia consiste em substituir os ingredientes alcoólicos por água gaseificada, refrigerantes ou sucos concentrados, mas as possibilidades são infinitas.

2. Diversidade de opções: Vem crescendo o uso de ingredientes não convencionais nos bares de todo o mundo, como o óleo de coco pela utilização de técnicas com o fat-washing. Ou também drinks utilizando ingredientes umami, o quinto sabor, que resultam em sabores mais complexos trazendo novas experiências para os consumidores, como tahine, missô, cogumelos, entre outros.

3. Invista na criatividade: Explore os ingredientes que você já possui em sua cozinha combinados as pesquisas mais recentes do mercado e se mantenha sempre atualizado. Por exemplo, se uma das principais bebidas consumidas pela pesquisa realizada pela Kantar foi o energético, explore esse ingrediente em drinks ou ofereça opções mais diversas dessa bebida.

*Conteúdo criado usando informações do Mercado e Consumo

Comentários