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"Quem quer crescer e construir um negócio competitivo deve ter foco na gestão", diz Gustavo Cardamoni, presidente da Apubra

“Muitas pizzarias começam pequena, onde o empresário tem uma atuação muito operacional, mas quem quer crescer e construir um negócio competitivo deve ter foco na gestão e esse é o primeiro desafio a ser vencido”, diz Gustavo Cardamoni, presidente da Apubra – Associação Pizzarias Unidas do Brasil. Foto: Freepik

O mercado brasileiro de pizzarias cresceu quase 500% nos últimos 10 anos, segundo estudo realizado pela Apubra. Estima-se que atualmente tenha mais de 100 mil estabelecimentos em operação no país, sendo que destes 28% se concentram no estado de São Paulo.

Com tantos concorrentes atuando, os desafios para se manter competitivo também aumentaram, no entanto os empresários que seguem buscando atualização e inovações, seja em produto ou serviços, estão conseguindo encontrar caminhos para se diferenciar, conquistar e fidelizar clientes, além de estruturar um negócio saudável e duradouro.

Gestão: o maior desafio

A forma de atuar dentro do negócio é o primeiro passo para o empresário de sucesso. “Muitas pizzarias começam pequena, onde o empresário tem uma atuação muito operacional, mas quem quer crescer e construir um negócio competitivo deve ter foco na gestão e esse é o primeiro desafio a ser vencido”, diz Gustavo Cardamoni, presidente da Apubra – Associação Pizzarias Unidas do Brasil.

O sucesso de um empresário no ramo de pizzarias depende da transição de uma atuação operacional para uma gestão eficiente. É necessário focar no planejamento, criação de processos e padrões, estruturação da equipe, treinamentos, comunicação e controles.

Além disso, é importante buscar constantemente atualização de conhecimentos devido às mudanças do mercado, como novos conceitos de massa e ingredientes de maior qualidade.

Investir em cursos, capacitação dos pizzaiolos, visitas técnicas, pesquisa de novos conceitos, participação em eventos do setor, melhoria da qualidade dos insumos e parcerias com produtores locais são algumas estratégias para se manter atualizado, aprimorar a qualidade dos produtos e promover a inovação. O gestor deve estar aberto a conceitos inovadores e não temer acompanhar as mudanças para se destacar no mercado altamente competitivo das pizzarias.

Ouça o cliente: O melhor caminho para encontrar oportunidades

Outro desafio importante é saber ouvir o cliente e atender as expectativas. Afinal, com mais acesso a informação, eles se tornaram mais conscientes e exigentes.

“As redes sociais mudaram a forma de se relacionar com o cliente, hoje ele tem muito mais acesso a informação e consegue rapidamente fazer comparativos. É importante criar meios de ouvir esse cliente. Entender com anda a sua satisfação com os produtos e serviços, buscando assim as melhorias pertinentes para o público. É importante perceber que o comportamento do consumidor também mudou”, ressalta Cardamoni.

O comportamento do consumidor muda constantemente, entender e saber acompanhar esse movimento é uma excelente forma de aproveitar as oportunidades. Os veganos são uma grande referência nesse sentido.

Apesar do Brasil não ter dados oficiais sobre o tamanho deste mercado, uma pesquisa recente da Euromonitor destacou que o consumo de produtos veganos é cerca de 42% por flexitarianos, 6% por vegetarianos e apenas 4% por veganos. Isso significa que outros consumidores estão aderindo a esse conceito.

Vale destacar que os flexitarianos são pessoas que seguem uma dieta semivegetariana, na qual não comem carne uma ou mais dias por semana. Dado confirmado em pesquisa de 2021 realizada pelo Ipec, que apontou que 46% dos brasileiros já deixavam de comer carne, por vontade própria, pelo menos uma vez na semana.

Ações como “a segunda-feira sem carne” já foram adotadas por diversas pizzarias, que aproveitam a ocasião para neste dia ofertar pizzas sem proteínas de origem animal. No entanto, o consumidor não busca apenas novos produtos, mas também a criação de serviços que proporcionem satisfação, comodidade e experiências diferenciadas.

Visão ampla do mercado

Buscar oportunidades além do próprio negócio é essencial para o sucesso no mercado das pizzarias. Um estudo da Apubra revelou que, apesar de São Paulo ter o maior número de pizzarias no Brasil, os estados do Norte e Nordeste apresentaram o maior crescimento acumulado nos últimos 10 anos.

Isso indica um potencial promissor nesses estados em desenvolvimento, especialmente para empresários que já possuem pizzarias consolidadas em grandes regiões, como São Paulo, e desejam expandir suas marcas nacionalmente. Apesar do aumento da concorrência no setor, existem diversas formas de se manter competitivo e crescer, sendo a profissionalização constante e a inovação contínua fundamentais para o sucesso.

*Com informações de FoodConnection.

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