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Luis Felipe Avelar e Débora Mattos

O 33º Congresso Abrasel começou na manhã desta quarta-feira (11) com uma super palestra. O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, recebeu importantes convidados para debater o mercado pós-pandemia. Participaram do painel: Luis Felipe Avelar, presidente de Operações Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Uruguai, Paraguai), Débora Mattos, chefe do Gabinete da Presidência da Coca-Cola América Latina e Cristiano Melles, presidente da ANR (Associação Nacional de Restaurantes).

A economia está sendo fortemente impactada pelas restrições feitas por poderes públicos municipais e governamentais, que possibilitaram o aumento da desigualdade social e do digital na influência na tomada de decisões. Mas quais são as perspectivas para o futuro e como devemos nos preparar?

Segundo Luis Avelar, a resposta passa por propósito. “A pandemia acelerou mudanças nos hábitos do consumidor, que ganhou ainda mais poder em termos de escolhas, expectativas e exigências”, diz.

Neste sentido de transformações, segundo Avelar houve também uma valorização do comércio de proximidade. “As pessoas querem fortalecer essa rede de apoio em suas vizinhanças, principalmente com os pequenos negócios. Quando falamos no setor de alimentação fora do lar, o cliente foi fortemente impactado pela digitalização, que veio pra ficar. Queremos a experiência do bar dentro de casa”, afirma.

Uma pesquisa feita pela Coca-Cola afirma que as vendas online cresceram cerca de 70% no ano passado. Para se ter uma ideia, 83% dos consumidores afirmaram que voltariam a fazer alguma compra online, dado que reforça a exigência das pessoas e sua relação cada vez mais estreita com o digital.

A luta pela equidade social

Outro tema de extrema relevância debatido no painel de inauguração do Congresso Abrasel foi a luta contra o racismo. Mas o que uma companhia como a Coca-Cola tem a ver com isso? A equidade social implica principalmente na busca por igualdade culturais, econômicas, políticas e espirituais de vários grupos sociais. “Essas questões estão ligadas ao desenvolvimento do País”, diz Débora Mattos.

Por isso nasceu o Movimento Mover, formado por 45 grandes empresas do país. O objetivo é atuar de forma conjunta como ferramenta de contribuição e ação no combate ao racismo, por meio de ações para a promoção da diversidade e inclusão que reduzam o cenário da desigualdade racial no Brasil.

“É um plano de ação que ambiciona gerar 10 mil novas posições de liderança para pessoas negras e gerar oportunidades para 3 milhões de pessoas nos próximos anos por meio de ações práticas”, diz Débora, ao mostrar também o impacto da diversidade em organizações. “Empresas mais diversas e inclusivas possuem 30% mais lucratividade”, diz.

É como disse Luis Avelar: para melhorar o Brasil precisamos jogar com o time completo.


O 33º Congresso Nacional Abrasel é uma realização da Abrasel e Prazeres da Mesa, com parceria do Instituto IDHEIAS e apoio da ESBRE, Escolha Veg, Secretária de Turismo do Distrito Federal (SETUR-DF), Galpão Cucina, Rational e Totvs e Três Corações. Patrocínio ouro da Alelo, Ambev, Banco do Brasil,BAT (Souza Cruz), Coca-Cola, Diageo,Ecolab, Grupo Petrópolis, Heineken, iFood, Sebrae, Sodexo, Stone, Ticket, patrocínio de prata PMI e patrocínio bronze do Banco do Nordeste, JBS, Mondelez, Reserva 51, Seara e Teknisa. Parceria de Mídia: Bares & Restaurantes, Correio Braziliense e Prazeres da Mesa.

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