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Se você tem acompanhado as tendências em hospitalidade nos últimos anos, talvez já tenha considerado ou mesmo incluído opções veganas em seu cardápio com o objetivo de aumentar sua base de clientes antes não atendida.

A existência de opções veganas no cardápio amplia a base de clientes e atende a todos os públicos. Imagem: Inteligência Artificial gerada pelo site Dall E

Confira os 3 principais motivos do porquê você deveria oferecer opções veganas hoje:

1. Mercado aquecido

Atualmente, o mercado vegano já não é mais um nicho. Ao contrário, é um negócio promissor, em plena expansão global, graças a mudanças significativas do perfil do consumidor.

Este aumento visto entre adeptos da alimentação vegana não é pequeno. Segundo dados da Ibope Inteligência de 2018, 14% da população brasileira se declara vegetariana (veganos incluídos), quase o dobro em comparação a 2012. Outros dados desta mesma pesquisa e outro levantamento da GFI Brasil de 2020, mostram que 50% dos brasileiros estão reduzindo o consumo de carne e 55% consumiriam mais produtos veganos.

2. Custo

O item custo é de grande importância para todo estabelecimento de alimentação fora do lar. De acordo com recente levantamento divulgado pela Abrasel RS, um terço dos estabelecimentos gaúchos tiveram prejuízo desde o início do ano. Segundo João Melo, Presidente da Abrasel RS, "o grande desafio de 2023 é cuidar do endividamento do setor e os custos inflacionários, que tendem a aumentar”.

Dentro deste cenário e contexto, os insumos de origem animal (carnes e queijos) são os de custo mais elevado, e em contrapartida os de origem vegetal têm menor impacto. As opções veganas permitem um maior controle sobre custos por terem menor variação de preço e ao mesmo tempo permitem ao estabelecimento driblar variações com a utilização de itens sazonais e manter a margem de lucro da oferta.

3. O direito ao veto

Quando há um grupo de pessoas que querem sair para comer juntas, muitas vezes descobrimos que há pelo menos um vegano entre elas. Por exemplo, facilmente encontramos veganos, senão em sua própria família, em seu grupo de trabalho ou entre amigos. Quando isso ocorre, temos o fenômeno chamado de “direito ao veto”, onde quem é vegano define a escolha do local onde todos vão comer.

Garantir que seu estabelecimento tenha opções veganas é a única maneira de superar o veto. Importante salientar que ter opção vegana no menu atende também grupos como o vegetariano e o de restrição a lactose, enquanto o inverso não é necessariamente verdadeiro pois pode conter ingredientes de origem animal.

Como se comprova, oferecer opções veganas tem enormes benefícios, que vão desde o aumento da base de clientes, controle de custo com aumento de rentabilidade e contribuição para um sistema alimentar inclusivo e sustentável.

Vamos incluir opções veganas no seu cardápio hoje?

*Christian Marranghello é Consultor Internacional de Hospitalidade Vegana e Especialista de Certificação Vegana da The Vegan Society da Inglaterra.

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