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Para os coachs picaretas em suas fórmulas mágicas de lucro não existe espaço para trabalho honesto, visão de negócios, bagagem de anos com erros e acertos, entendimentos do comportamento dos consumidores

"Você NÃO vai dobrar seu faturamento em um mês". A orientação é buscar conhecimento, evolução contínua, conversar com seus pares, buscar indicações. Foto: Freepik

“Como faturei 500 mil reais em três dias com o iFood”, “Cinco segredos de vendas para o seu restaurante que aprendi com a série Wandinha”, “O que o Saci Pererê pode te ensinar sobre a resiliência do seu negócio”.

Você que é empresário de bar e restaurante provavelmente já viu algumas dessas frases de gurus do marketing digital prometendo ganhos estratosféricos para o seu negócio em troco de quase nada.

São os empreendedores de palco com seus Powerpoints bonitos que não entregam nada relevante. São vazios. “Jornada Milionária, Semana do Lucro, do zero ao um milhão” são alguns dos nomes vendáveis que prometem fórmulas mágicas de lucro. Atenção, meu amigo. No final essa conta pode sair salgada, com seu dinheiro jogado no ralo. Posso te dar uma notícia?

Você NÃO vai dobrar seu faturamento em um mês. Por isso o alerta: cuidado com os charlatões que se vendem como gurus da verdade universal.

Vejam este caso como exemplo de um show de horror. Outro dia vi um post de um desses “coachs do delivery” compartilhando as riquíssimas experiências com suas mais de 100 lojas no iFood.

O comentário de um chef no post o desmontou completamente e me fez ganhar o dia por ver que ainda tem gente que sabe reconhecer picaretas. Ele disse:

“Prazer em te conhecer, dono do Burger King. A pergunta de milhões: O que faz uma pessoa com 110 lojas perder seu tempo vendendo coach? Porque 110 lojas vamos dizer que todas já efetuaram breakeven já tem lucro de 10k média... isso seriam 1.1M em lucro mensal, me conte como você consegue fazer tudo isso e ainda sobrar tempo para vender cursos? Kkkk e não venha dizer que é pra ajudar, porque você não me parece ser um ONG, afinal deve cobrar pelo serviço”.

Não tem outra palavra, é charlatanismo! Como alguém que te liga da penitenciária dizendo que sequestrou seu filho exigindo um pix em troca da libertação. Golpe puro e simples.

Conteúdo de verdade

Existe sim muita gente boa no mercado. Pessoas honestas com experiência e bagagem e visão em mercado, tendências, gestão do setor, legislação e tributos. O problema é que a democratização da informação abriu portas também para o charlatanismo. Fazer um vídeo no Instagram, vender um ebook ou um curso na Hotmart. Tudo isso virou commodity, algo até mesmo trivial, e essa bolha está se saturando.

Mas como separar o joio do trigo, os homens dos meninos? Acredito que a resposta está na entrega de valor. Se lembram daquela frase: “quando a esmola é demais, o santo desconfia?” Cabe perfeitamente aqui. Para os coachs picaretas em suas fórmulas mágicas de lucro não existe espaço para trabalho honesto, visão de negócios, bagagem de anos com erros e acertos, entendimentos do comportamento dos consumidores.

Por fim, minha orientação é continuar buscando conhecimento, evolução contínua, converse com seus pares, busque indicações. Excelência e honestidade não se compra com seguidores do Instagram. Viva a autenticidade!

*Pedro Henrique Oliveira é professor, gestor executivo e colunista da revista Bares & Restaurantes

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