Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 67

Além da cozinha, essencial para seu estabelecimento prosperar, é necessário dar a devida atenção para a função de estoquista e comprador

Ter o estoque atualizado, contado, e organizado fará com que itens não sejam desperdiçados, ou mesmo perdidos por falta de validade ou comprados em excesso. Foto: Freepik

Muitos donos e donas de restaurantes, ao formar suas equipes, focam muito em seu time de atendimento e cozinha. Claro, não é para deixar de se atentar para este pedaço - bem importante - do time do seu restaurante.

Mas, tão importante quanto, é a equipe que está por trás deste time de atendentes e cozinheiros. É isto mesmo, para que este time possa produzir e vender, é necessário que outros profissionais, estejam em seus postos fazendo seu trabalho.

• Você já parou para pensar, que se seu estoque não estiver organizado, contado e em dia, você não consegue produzir?

• Você já parou para pensar, que se os insumos não forem comprados seu time de venda, não terá o que vender?

Você pode até saber que isto é fundamental, mas muitos donos de restaurantes acabam negligenciando estas posições - ou até mesmo "assumindo" estas tarefas do dia-a-dia, para em muitas vezes, economizarem nas suas folhas de pagamento. Bom, não é a melhor opção. Para todo boa máquina, suas engrenagens devem estar "azeitadas" e encaixadas.

Por isto, queria chamar sua atenção a duas posições no time de seu restaurante, o/a estoquista e o/a comprador/a. São tarefas pesadas, mas de MUITA IMPORTÂNCIA no sucesso da sua jornada. Ter o estoque atualizado, contado, e organizado fará com que itens não sejam desperdiçados, ou mesmo perdidos por falta de validade ou comprados em excesso.

Quanto ao comprador, venho dizendo, que "o lucro não está nas vendas, e sim nas compras". É na economia de R$1 ou R$2 a cada 1000kg de farinha, que você economiza em seu CMV.

Comprar bem, pra vender bem, está sempre foi a máxima do varejo, e segue sendo a melhor equação de sucesso!

*Marcio Blak é especialista no mercado de tecnologia com forte viés na Transformação Digital do Food Service, Varejo & Franquias

Comentários