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O controle de estoque é um processo indispensável, principalmente para gestores do food service interessados em economizar dinheiro e buscar reduzir o desperdício de alimentos

Lembre-se que o sucesso do seu empreendimento depende de várias variáveis, mas um bom controle de compras e estoque é um dos pilares mais importantes.

Ei, você que está me lendo! Você já se pegou perdido em meio a um estoque caótico? Certeza, e sabe o quanto é desesperador tentar controlar todas aquelas mercadorias e não saber nem por onde começar. Mas não se preocupe, estamos aqui para te ajudar a transformar esse pesadelo em um sonho de empreendedorismo bem-sucedido!

Antes de tudo, vamos esclarecer uma coisa: estoque pode até parecer chato, mas é essencial para o sucesso de um negócio de food service. E se você ainda tem dúvidas, pergunte para o último empreendedor que ignorou essa parte crucial do seu empreendimento - ah, espera, ele não está mais no ramo!

Imagine deixar uma mala cheia de dinheiro aberta em cima de uma mesa. Seria uma situação muito arriscada, não é mesmo? Pois bem, o estoque é tão importante quanto aquele dinheiro. Por isso, é fundamental manter um controle rigoroso para garantir que seu restaurante ou bar tenha lucro e não acabe falindo. Mas calma, não precisa se assustar! Com algumas boas práticas, você pode controlar seu estoque de forma eficiente e tranquila.

Uma delas é a apuração do CMV, que é um dos indicadores mais importantes para medir o sucesso do seu empreendimento. Para chegar a um cálculo real do CMV, é preciso:

• Apurar o estoque inicial do mês (EI)
• As compras realizadas ao longo do mês
• O estoque final (EF).
• Faturamento do período

CMV = (EI + Compras - EF) / Faturamento do período

Com essas informações em mãos, fica fácil calcular o CMV do período e avaliar se as coisas estão caminhando bem ou se é preciso tomar medidas para melhorar. E quanto MENOR o CMV, melhor!

E para te ajudar ainda mais, trouxemos aqui algumas regrinhas de ouro para você aplicar no seu negócio e garantir um bom controle de estoque.

• Fichas técnicas: é fundamental saber exatamente como se montam os pratos que você vende, com as quantidades de cada ingrediente. Assim, você pode comprar apenas o que precisa e, através do seu sistema de gestão, controlar o estoque automaticamente.
• Alguns fornecedores: não dependa de um único fornecedor. Ao ter mais de um, você pode aproveitar a competição do mercado e focar nos produtos que cada um oferece de forma mais vantajosa.
• Lei de Pareto ou também conhecida como Curva ABC: descubra quais são os 20% dos insumos que representam 80% da sua lucratividade e foque neles.
• Alto rigor na entrada e saída de insumos: verifique sempre a entrada dos produtos, conferindo notas e pesando os itens. Na saída, controle o que está saindo e para quem, para evitar perdas e fraudes.
• Organização: manter o estoque trancado e a cozinha bem organizados é essencial para facilitar o controle e evitar erros.
• Sistema de gestão de compras: invista em um sistema de informática que possa controlar os insumos e as transações do seu negócio, mas não se esqueça de treinar bem a equipe que vai lidar com ele.

Lembre-se que o sucesso do seu empreendimento depende de várias variáveis, mas um bom controle de compras e estoque é um dos pilares mais importantes. Afinal nem sempre dá pra aumentar o preço, pensando em melhorar as margens!

Seu lucro, não está nas vendas! Está nas compras, anote esta dica valiosa. Com essas dicas, você pode retomar o controle do seu negócio e ter mais segurança para crescer e prosperar!

Boa sorte e ótimas vendas!

*Marcio Blak é especialista no mercado de Tecnologia com forte viés na Transformação Digital do Food Service, Varejo & Franquias

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