abrasel
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Volume dos serviços do setor aumentou em dezembro, aponta pesquisa do IBGE

  • PUBLICADO EM: 13/02/2025
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Pelo segundo mês consecutivo, o segmento apresentou crescimento frente ao recuo do índice geral

No acumulado de 2024, o serviço de alimentação apresentou crescimento bem acima do índice geral. Foto: Pixabay

Segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), de dezembro de 2024, o setor de alimentação e alojamento, do qual a alimentação fora do lar representa 85%, apresentou aumento de 1,1%, frente ao recuo de -0,5% no índice geral de serviços. A comparação é em relação ao mês anterior.

Os dados apontam que, no setor de serviços de alimentação, houve um crescimento de 3,2%, em comparação a novembro, sem ajustes sazonais. Foi o segundo mês seguido em que os serviços de alimentação e alojamento se descolaram da queda no índice geral, apresentando crescimento.

No acumulado de 2024, o serviço de alimentação apresentou crescimento de 5,5%, bem acima do índice geral, que registrou alta de 3,1%.

Para Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, "o aumento ao longo do ano demonstra a força desse setor que se mostra essencial no cotidiano. Em dezembro, época de décimo terceiro e festas de fim de ano, o segmento de alimentação fora do lar teve bom desempenho em relação ao faturamento. O problema é que continua pressionado por outros fatores, como a inflação”, aponta.

Alimentos e bebidas, principais insumos do setor, aumentaram 1,07%, enquanto a alimentação fora do lar apresentou variação de 0,67% em janeiro. Essa diferença demonstra a dificuldade dos estabelecimentos em repassar os aumentos para os clientes, o que reduz as margens daqueles que conseguem operar com lucro.

“Os estabelecimentos optam, muitas vezes, por não repassar a inflação com medo de perder clientes, mas existe um limite. Operar nesse equilíbrio entre o reajuste e a retenção do cliente está cada vez mais difícil”, completa Paulo Solmucci.

Curtiu este conteúdo? Avalie os conteúdos da Abrasel. É rapidinho, são apenas duas perguntas. Obrigado!

Notícias Relacionadas

Trabalho intermitente avança e reforça modernização no setor de alimentação fora do lar

Inscrições abertas para o concurso que elege o melhor restaurante a quilo do Brasil

Confiança empresarial recua em junho, mas setor de alimentação fora do lar segue resiliente

Número de empresas em prejuízo é o menor desde dezembro de 2024

Comentários

Últimas Notícias

Trabalho intermitente avança e reforça modernização no setor de alimentação fora do lar

Inscrições abertas para o concurso que elege o melhor restaurante a quilo do Brasil

Confiança empresarial recua em junho, mas setor de alimentação fora do lar segue resiliente

Número de empresas em prejuízo é o menor desde dezembro de 2024

Férias de julho devem aquecer movimento nos restaurantes em destinos turísticos

Setor se destaca como porta de entrada para trabalhadores imigrantes no Brasil

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

Endereço

Avenida Brasil 888 - Santa Efigênia
Belo Horizonte/MG
CEP: 30140-001
CNPJ: 29.363.868/0001-38


Contato

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados