abrasel
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Seccionais e Regionais
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
  • Fale Conosco
  • Revista B&R
Seccionais e Regionais

Norte

  • Seccional Acre
  • Seccional Amapá
  • Seccional Amazonas
  • Seccional Pará
  • Seccional Rondônia
  • Seccional Roraima
  • Seccional Tocantins

Nordeste

  • Regional Agreste da Paraíba
  • Seccional Alagoas
  • Seccional Bahia
  • Seccional Ceará
  • Regional Costa do Descobrimento na Bahia
  • Seccional Maranhão
  • Regional Oeste Potiguar
  • Seccional Pernambuco
  • Seccional na Paraíba
  • Seccional Piauí
  • Regional Litoral Sul Potiguar do Rio Grande do Norte (Pipa)
  • Seccional Rio Grande do Norte
  • Seccional Sergipe

Centro-Oeste

  • Regional Serra da Bodoquena/MS
  • Regional Costa Leste
  • Seccional Distrito Federal
  • Seccional Goiás
  • Seccional Mato Grosso do Sul
  • Seccional Mato Grosso

Sudeste

  • Abrasel Regional Leste Fluminense RJ
  • Regional Alta Mogiana (Ribeirão Preto SP e Região)
  • Regional Campo das Vertentes
  • Regional Jequitinhonha MG
  • Regional no Norte de Minas Gerais
  • Regional da Região Metropolitana de Campinas
  • Regional Serras de Minas
  • Regional do Sul Fluminense RJ
  • Regional Sul de Minas
  • Regional Triângulo Mineiro
  • Regional União do Oeste
  • Regional Vale do Aço
  • Vale do Rio Doce
  • Regional Zona da Mata
  • Seccional Espírito Santo
  • Seccional Minas Gerais
  • Seccional Rio de Janeiro
  • Seccional São Paulo

Sul

  • Regional Campos Gerais
  • Regional Centro Sul do Paraná
  • Regional Hortênsias
  • Regional Norte do Paraná
  • Regional Noroeste do Paraná
  • Regional Oeste do Paraná
  • Seccional Paraná
  • Seccional Rio Grande do Sul
  • Seccional Santa Catarina

Congresso Abrasel discute reforma tributária, desoneração da folha e recuperação do RS

  • PUBLICADO EM: 14/08/2024
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Em solenidade com representantes de todos os estados, evento reuniu empresários e autoridades, como o vice-presidente Geraldo Alckmin e os governadores Eduardo Leite (RS) e Ibaneis Rocha (DF), para discutir os caminhos possíveis para o setor

Solenidade de abertura aconteceu na última terça-feira, em Brasília. Foto: Rômulo Serpa

Nesta terça-feira (13), Brasília sediou a solenidade de abertura do 36º Congresso Nacional Abrasel, o maior evento de conhecimento e informação para o setor de alimentação fora do lar do país. Este ano, o evento traz como tema "Produtividade: novos horizontes, grandes resultados", com o objetivo de debater as gestões e estratégias para o setor de bares e restaurantes.

Em sua fala inicial, o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, agradeceu às competências legislativas e executivas pela reforma tributária e apontou a necessidade da desoneração da folha de pagamento. No novo modelo tributário, o setor terá uma alíquota especial, medida que já é adotada em diversos países na América e na Europa.

"Estamos felizes com a reforma, pois ela deve trazer benefícios para todo o setor. A alimentação fora do lar é essencial na economia brasileira, pois somos o setor que está presente em todos os lugares, que mais cria e gera empregos, e, também, o que mais abriga empreendedores", disse Solmucci.

"E hoje temos a oportunidade de cuidar de quem empreende e de tratar temas como a desoneração da folha. Sem ela não conseguiremos sair do Simples Nacional, que irá acabar com um conjunto enorme de pequenos negócios", completou.

Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, durante sua fala na solenidade de abertura do 36º Congresso Abrasel. Foto: Rômulo Serpa

O senador Efraim Filho, presidente da Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS), reiterou as palavras de Solmucci ao ressaltar o valor da reforma tributária.

"O atual modelo de tributação está esgotado. O Brasil vive em um dos piores ambientes para se fazer negócios do mundo. A reforma é para ajudar os empreendedores, para que eles tenham um modelo mais simples e menos burocrático. Somos um país em movimento e esses temas estão em andamento", disse.

Também presente no evento, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou a vitalidade do setor, a reforma tributária e a desoneração da folha de pagamento.

"Presente no Brasil inteiro com pequenas, médias e grandes empresas, esse é um setor vital, tanto social quanto economicamente para o país", comentou.

"Já avançamos com algumas reformas. Temos uma reforma tributária simplificada que traz eficiência econômica. Antes eram cinco, e hoje é apenas um IVA. Feita a reforma do consumo, vamos focar em ir gradualmente desonerando a folha de salários, para não punir quem emprega, mas para estimular a empregabilidade", completou o vice-presidente da República.

Recuperação do Rio Grande do Sul

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, falou sobre as ações realizadas para recuperar o estado após as enchentes. Foto: Rômulo Serpa
Durante a solenidade de abertura, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, esteve presente e comentou sobre as ações realizadas com foco na recuperação do estado.

"Eu quero agradecer o enorme esforço feito pela Abrasel em favor do Rio Grande do Sul. Todos os esforços estão sendo feitos para que se tenha mais empregabilidade, que é fundamental para a nossa população", disse.

"Em um momento duro da vida do nosso estado, o apoio que recebemos teve um benefício não apenas material, mas também moral, muito importante sobre a capacidade do estado de se refazer", completou.

A Abrasel lançou, após a tragédia, uma campanha para reestruturar o setor no estado com apoio individualizado para empresários por dois anos, além de uma ação conjunta que reuniu mais de 1500 médicos voluntários para cuidar da saúde do povo gaúcho. Para Paulo Solmucci, "Nenhum esforço é individual, e é preciso unir esforços para recuperar o setor".

Durante a solenidade de abertura, a mesa de honra contou com as seguintes autoridades: Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal; Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul; senador Efraim Filho, presidente da Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo no Senado; Celso Sabino, ministro do Turismo; Alexandre Barreto, superintendente-geral do Cade; Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel; Thiago Falcão, líder do Conselho de Administração Nacional da Abrasel; Rosane Oliveira, líder do Conselho Nacional da Abrasel.

Serviço:
36º Congresso Nacional Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília
14 e 15 de agosto
Realização: Abrasel e Mundo Mesa
Patrocínio: Alelo, Ambev, BAT, Caixa, Coca-Cola Brasil, Diageo, Friboi, Heineken, iFood, Philipe Morris Brasil, PicPay, Pluxee, Santander, Seara, Stone, Tectoy e Ticket.
Apoio: IESB, Unecs e Reutiliza-Já.
Parceria de mídia: Bares & Restaurantes e Correio Braziliense
Mais informações em: congressoabrasel.com.br/

Curtiu este conteúdo? Avalie os conteúdos da Abrasel. É rapidinho, são apenas duas perguntas. Obrigado!

Notícias Relacionadas

Abrasel disponibiliza guia de inclusão para crianças com autismo em restaurantes

Mesmo com o maior aumento do salário médio em dois anos, contratações perdem ritmo

Sancionada lei que muda regras da licença-paternidade no Brasil

Abrasel avalia como acertada a abertura de inquérito do Cade sobre 99Food

Comentários

Últimas Notícias

Abrasel disponibiliza guia de inclusão para crianças com autismo em restaurantes

Mesmo com o maior aumento do salário médio em dois anos, contratações perdem ritmo

Sancionada lei que muda regras da licença-paternidade no Brasil

Abrasel avalia como acertada a abertura de inquérito do Cade sobre 99Food

Brasil Sabor chega à 20ª edição com temática inspirada no futebol

Tecnologia e reforma tributária moldam o futuro do varejo e dos serviços

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação do fora do lar, construindo um Brasil mais simples e seguro de se empreender e melhor para se viver.

MENU

  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
  • Política de Privacidade

Endereço

Avenida Brasil 888 - Santa Efigênia
Belo Horizonte/MG
CEP: 30140-001
CNPJ: 29.363.868/0001-38


Contato

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados