abrasel
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Congresso Abrasel discute reforma tributária, desoneração da folha e recuperação do RS

  • PUBLICADO EM: 14/08/2024
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Em solenidade com representantes de todos os estados, evento reuniu empresários e autoridades, como o vice-presidente Geraldo Alckmin e os governadores Eduardo Leite (RS) e Ibaneis Rocha (DF), para discutir os caminhos possíveis para o setor

Solenidade de abertura aconteceu na última terça-feira, em Brasília. Foto: Rômulo Serpa

Nesta terça-feira (13), Brasília sediou a solenidade de abertura do 36º Congresso Nacional Abrasel, o maior evento de conhecimento e informação para o setor de alimentação fora do lar do país. Este ano, o evento traz como tema "Produtividade: novos horizontes, grandes resultados", com o objetivo de debater as gestões e estratégias para o setor de bares e restaurantes.

Em sua fala inicial, o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, agradeceu às competências legislativas e executivas pela reforma tributária e apontou a necessidade da desoneração da folha de pagamento. No novo modelo tributário, o setor terá uma alíquota especial, medida que já é adotada em diversos países na América e na Europa.

"Estamos felizes com a reforma, pois ela deve trazer benefícios para todo o setor. A alimentação fora do lar é essencial na economia brasileira, pois somos o setor que está presente em todos os lugares, que mais cria e gera empregos, e, também, o que mais abriga empreendedores", disse Solmucci.

"E hoje temos a oportunidade de cuidar de quem empreende e de tratar temas como a desoneração da folha. Sem ela não conseguiremos sair do Simples Nacional, que irá acabar com um conjunto enorme de pequenos negócios", completou.

Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, durante sua fala na solenidade de abertura do 36º Congresso Abrasel. Foto: Rômulo Serpa

O senador Efraim Filho, presidente da Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS), reiterou as palavras de Solmucci ao ressaltar o valor da reforma tributária.

"O atual modelo de tributação está esgotado. O Brasil vive em um dos piores ambientes para se fazer negócios do mundo. A reforma é para ajudar os empreendedores, para que eles tenham um modelo mais simples e menos burocrático. Somos um país em movimento e esses temas estão em andamento", disse.

Também presente no evento, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou a vitalidade do setor, a reforma tributária e a desoneração da folha de pagamento.

"Presente no Brasil inteiro com pequenas, médias e grandes empresas, esse é um setor vital, tanto social quanto economicamente para o país", comentou.

"Já avançamos com algumas reformas. Temos uma reforma tributária simplificada que traz eficiência econômica. Antes eram cinco, e hoje é apenas um IVA. Feita a reforma do consumo, vamos focar em ir gradualmente desonerando a folha de salários, para não punir quem emprega, mas para estimular a empregabilidade", completou o vice-presidente da República.

Recuperação do Rio Grande do Sul

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, falou sobre as ações realizadas para recuperar o estado após as enchentes. Foto: Rômulo Serpa
Durante a solenidade de abertura, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, esteve presente e comentou sobre as ações realizadas com foco na recuperação do estado.

"Eu quero agradecer o enorme esforço feito pela Abrasel em favor do Rio Grande do Sul. Todos os esforços estão sendo feitos para que se tenha mais empregabilidade, que é fundamental para a nossa população", disse.

"Em um momento duro da vida do nosso estado, o apoio que recebemos teve um benefício não apenas material, mas também moral, muito importante sobre a capacidade do estado de se refazer", completou.

A Abrasel lançou, após a tragédia, uma campanha para reestruturar o setor no estado com apoio individualizado para empresários por dois anos, além de uma ação conjunta que reuniu mais de 1500 médicos voluntários para cuidar da saúde do povo gaúcho. Para Paulo Solmucci, "Nenhum esforço é individual, e é preciso unir esforços para recuperar o setor".

Durante a solenidade de abertura, a mesa de honra contou com as seguintes autoridades: Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal; Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul; senador Efraim Filho, presidente da Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo no Senado; Celso Sabino, ministro do Turismo; Alexandre Barreto, superintendente-geral do Cade; Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel; Thiago Falcão, líder do Conselho de Administração Nacional da Abrasel; Rosane Oliveira, líder do Conselho Nacional da Abrasel.

Serviço:
36º Congresso Nacional Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília
14 e 15 de agosto
Realização: Abrasel e Mundo Mesa
Patrocínio: Alelo, Ambev, BAT, Caixa, Coca-Cola Brasil, Diageo, Friboi, Heineken, iFood, Philipe Morris Brasil, PicPay, Pluxee, Santander, Seara, Stone, Tectoy e Ticket.
Apoio: IESB, Unecs e Reutiliza-Já.
Parceria de mídia: Bares & Restaurantes e Correio Braziliense
Mais informações em: congressoabrasel.com.br/

Curtiu este conteúdo? Avalie os conteúdos da Abrasel. É rapidinho, são apenas duas perguntas. Obrigado!

Notícias Relacionadas

No acumulado de 12 meses, inflação no setor supera índice geral; repasse ainda é parcial

Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes

Novo regulamento do MTE: impactos para bares e restaurantes

Grandes empresas aderem ao Plano Nacional de Restauração da Abrasel

Comentários

Últimas Notícias

No acumulado de 12 meses, inflação no setor supera índice geral; repasse ainda é parcial

Fórum B&R traz conhecimentos estratégicos para empresários de bares e restaurantes

Novo regulamento do MTE: impactos para bares e restaurantes

Grandes empresas aderem ao Plano Nacional de Restauração da Abrasel

Fórum B&R mostra como enfrentar a escassez de mão de obra e reter funcionários

Bares e restaurantes esperam alta no faturamento no Dia das Mães de 2025

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

Endereço

Avenida Brasil 888 - Santa Efigênia
Belo Horizonte/MG
CEP: 30140-001
CNPJ: 29.363.868/0001-38


Contato

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados