A 19ª turma do projeto, apoiado pela Diageo, foi formada em Belo Horizonte; mais de 400 pessoas já foram contempladas com a ação, em seis cidades brasileiras
Na última quinta-feira (30), foi realizada a formatura da 19ª turma do curso de bartender do Projeto "Learning for life". Na ocasião, oito dos 29 formandos também participaram de um concurso de "melhor drink" . O Projeto é organizado pelo Instituto Ramacrisna, em parceria com a Diageo Brasil.
Destinado a jovens adultos de 18 a 29 anos, enquadrados em grupos de baixa renda, o programa Learning for Life, vem desde 2010, capacitando profissionais para atuarem em bares, restaurantes, hotéis, casas noturnas e varejo em geral. Lançado pela Diageo, que detém as marcas como Johnnie Walker, Smirnoff e Ypioca, o programa conta com uma rede de parceiros para a implementação de cursos práticos e teóricos em diversas disciplinas. Em Belo Horizonte, o parceiro responsável pela organização dos cursos é o Instituto Ramacrisna, sediado na cidade de Betim.
A formatura dos mais novos bartenders, formados no projeto, reuniu também familiares, parceiros e imprensa no bar Meat Please, na região da Savassi. Além da entrega dos certificados, foi realizado um concurso de "melhor drink", nas categorias "com" e "sem alcool". Cada prova, contou com a participação de quatro formandos pré-selecionados pelo Projeto. A proposta era que os participantes preparassem em cinco minutos um drink à base de vodka Ciroc ou cachaça Ypioca, de própria autoria, que representasse a história de uma cidade mineira.
Xarope de rapadura, pequi, xarope de milho, ora-pro-nobis foram um dos ingredientes pouco convencionais utilizados nas receitas. Além de incentivar a criatividade dos bartenders, a atividade também visou estimular o desenvolvimento das habilidades de comunicação dos formandos, qualidade essencial para quem quer seguir a profissião, trabalhando em contato constante com o público.
Os participantes foram avaliados em quatro critérios: apresentação pessoal, aroma, sabor e apresentação visual do drink.
Geraldo Magela, um dos alunos da turma recém-formada e vencedor do concurso de melhor drink na categoria alcoólica, se mostra animado com a formatura e ambicioso em relação à sua bebida. "Estou muito feliz com o resultado do curso e ainda mais por ter ganhado o concurso com o meu drink inspirado na história de Congonhas. Espero poder levar a bebida para a cidade e quem sabe, tornar conhecida no mundo inteiro", comemora, contando que espera com o certificado abrir novas oportunidades no mercado de trabalho.
De acordo com a Diageo, o time de venda do grupo está sempre atendo ao projeto para indicar os recém formados para os clientes da marca que estejam em busca de novas contratações. Além disso, a coordenadora de Projetos da Ramacrisna, Berenice Gomes, explica que os bartenders recebem uma mentoria três e seis meses após a conclusão do curso para acompanhar se estão trabalhando e continuam no mercado. "É uma oporunidade de eles terem uma profissão. O objetivo do Instituto é atender essa demanda de pessoas que estão fora do mercado de trabalho ou que estão no mercado mas sem uma educação profissional. Um curso de bartender pago é muito caro e muitos não teriam essa condição", fala Berenice. A coordenadora também explica que durante o curso os alunos passam por uma vivência profissional em estabelecimentos parceiros. A última turma, pôde testar os conhecimentos no hotel Ouro Minas e no restaurante Topo do Mundo. "São restaurantes de referência que cobram qualidade desses futuros profissionais e podem inclusive contratá-los futuramente", explica.
O projeto "Learning for life" é uma iniciativa internacional. E desde que veio para o Brasil já foi realizado em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Fortaleza e Belo Horizonte, contemplando mais de 400 jovens e adultos. O curso acontece uma vez por ano e para participar, os alunos participam de uma seleção, composta por análise de documentos, entrevista e prova de redação.
Mais informações no site: www.ramacrisna.org.br