abrasel
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Por demanda, bares devem ampliar transformação digital

  • PUBLICADO EM: 23/02/2023
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

“É fundamental aprendermos a lidar com o cliente tanto pessoalmente quanto no digital, especialmente, explorando o mercado dentro de casa, que ganhou força com os serviços de entregas por meio de aplicativos”, destaca Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel

“Toda e qualquer ferramenta que traz insights estatísticos sobre seu público, seus produtos, tendências do mercado, sazonalidade do negócio, entre outras informações relevantes, é muito valioso”, diz Mateus Bodanese, CEO da myTapp. Foto: Freepik

A pandemia do coronavírus forçou a adaptação de bares e restaurantes, que precisaram atualizar seus processos, adotar novas funcionalidades e reforçar as soluções tecnológicas. E essa transformação digital vai se consolidar ao longo dos próximos meses, sendo imperativa a integração entre os diferentes modelos de atuação adotados pelos bares por causa das demandas do consumidor.

Para representantes de associações, esses estabelecimentos devem reforçar o uso da tecnologia em suas atividades, mesmo em um cenário de funcionamento sem qualquer tipo de restrição, pois elas também permitiram a otimização de processos.

“Podemos prever um aprofundamento desses novos modelos, sobretudo de dark kitchens e modelos digitais, o uso acelerado de ferramentas de transformação digital, como totens de autoatendimento e cardápios eletrônicos, de maneira que o digital e o presencial estejam cada vez mais integrados”, afirma Fernando Blower, diretor-executivo da Associação Nacional de Restaurantes.

Essa ampliação do uso dos recursos eletrônicos por bares e restaurantes permite a ampliação da gama de serviços oferecidos, que não se resumem mais ao atendimento in loco, passando também pela criação e continuidade do sistema de delivery e mesmo por diferentes vertentes e horários de atendimento.

Isso é importante, pois a relação com o cliente para bares e restaurantes não se dá mais apenas presencialmente, o que reforça a necessidade de transformação digital desses estabelecimentos.

“É fundamental aprendermos a lidar com o cliente tanto pessoalmente quanto no digital, especialmente, explorando o mercado dentro de casa, que ganhou força com os serviços de entregas por meio de aplicativos”, destaca Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

Além disso, o uso de ferramentas digitais pode auxiliar bares a compreenderem, através de dados estatísticos, o perfil do consumidor, suas características e preferências. “Toda e qualquer ferramenta que traz insights estatísticos sobre seu público, seus produtos, tendências do mercado, sazonalidade do negócio, entre outras informações relevantes, é muito valioso”, diz Mateus Bodanese, CEO da myTapp.

Esse maior entendimento das demandas do consumidor também passa pela apresentação de novidades. Com isso, ao mesmo tempo em que bares precisam consolidar tendências advindas da pandemia, podem aproveitar a retomada da normalidade para surpreender o consumidor com ofertas de serviços e produtos que ele ainda não conhecia.

“A força da inovação está em marcar positivamente o consumidor e atrelar a marca a uma experiência, isso é muito significativo. Mas inovar dá trabalho, por isso, para não perder nenhuma oportunidade em 2023, meu conselho é fazer testes, apostar em estratégias consolidadas e tentar inovar em tudo que estiver ao seu alcance”, acrescenta Bodanese.

Assim, com a ampliação da atuação e um trabalho de aproximação do consumidor, os bares deverão conhecer os desejos do seu público-alvo, aproveitando a expectativa de alta do consumo ao longo de 2023. “O importante é aprender a lidar com o consumidor, que está cada vez mais exigente, conhecendo mais os produtos no que diz respeito a cerveja”, conclui Solmucci.

Fonte: Guia da Cerveja BR

Notícias Relacionadas

Pluxee e Abrasel identificam mudanças no consumo causadas pelo trabalho híbrido

Pagamento do 13º promete aquecer bares e restaurantes no fim de ano

A favela mostra como gerar valor de dentro para fora

Bares e restaurantes aumentam contratações e contribuem para queda do desemprego no país

Comentários

Últimas Notícias

Pluxee e Abrasel identificam mudanças no consumo causadas pelo trabalho híbrido

Pagamento do 13º promete aquecer bares e restaurantes no fim de ano

A favela mostra como gerar valor de dentro para fora

Bares e restaurantes aumentam contratações e contribuem para queda do desemprego no país

Festival Bar em Bar 2025 movimenta centenas de bares em 15 estados brasileiros

Mister Cook, de Vitória (ES), é eleito o melhor restaurante a quilo do Brasil

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
  • Política de Privacidade

Endereço

Avenida Brasil 888 - Santa Efigênia
Belo Horizonte/MG
CEP: 30140-001
CNPJ: 29.363.868/0001-38


Contato

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados