O levantamento é da Food Consulting e Abrasel e foi apresentado durante o Fórum Gestão à Mesa
Encerrando as palestras do palco 2, “Marketing & Digital”, no Fórum Gestão à Mesa, Sérgio Molinari, sócio-fundador da Food Consulting, apresentou os resultados de uma pesquisa feita recentemente, em parceria com a Abrasel, sobre o uso de tecnologias no setor de alimentação fora do lar. O levantamento contou com a contribuição de mais de mil respondentes, com mais de 16 anos, das classes A, B e C.
Para os consumidores, o principal benefício da tecnologia no processo de alimentação é a agilidade proporcionada no atendimento e na hora do pagamento. Os clientes cobram do estabelecimento principalmente a possibilidade de fazer pedidos online, wi-fi disponível nos estabelecimentos e cupons de desconto digitais.
Na hora de procurar por locais para conhecer, as principais fontes de pesquisa dos usuários são o Facebook, utilizado por 65,2% dos usuário, seguido pelo Instagram (46,9%) e Whatsapp (42,1%).
Ainda de acordo com o levantamento, 27,3% dos entrevistados utilizam o smartphone para compartilhar experiências nas redes sociais e 25,1% para fazer check-in nos estabelecimentos.
Delivery
De acordo com a pesquisa, nos últimos 30 dias, 65,5% das pessoas pediram comida via delivery e foram comer direto nos estabelecimentos, enquanto 9% dos entrevistados fizeram pedidos apenas via delivery.
Hábitos de consumo
A pesquisa ainda apontou dados dos hábitos dos consumidores na hora de comer fora de casa. A maioria das pessoas (34%) sai para comer fora de três a cinco vezes no mês. Quando analisado por classe, percebe-se que a classe A, tem o hábito de comer fora do lar mais de 11 vezes por mês. Por isso, Molinari abre uma reflexão de que o empresário não pode pensar que os concorrentes são apenas os estabelecimentos do mesmo segmento, pois as pessoas que saem para comer fora com mais frequência estão sempre à procura de experiências novas.
Sobre os tipos de estabelecimentos mais buscado pelo consumidor, a pesquisa aponta nas três primeiras posições o fast-food (47,4%), o self-service (41,5%) e as pizzarias (40,1%).
Sobre o Fórum Gestão à Mesa:
Organizado pela Abrasel em parceria com a Fispal Food Service, o Fórum Gestão à Mesa é o maior evento de conhecimento e inteligência em gestão para o setor de alimentação fora do lar no Brasil. O patrocínio é da Cielo, iFood Shop e Closeer. Em 2019, são mais de 25 nomes de peso que conduzem os temas, divididos em três palcos simultâneos: gestão e estratégia de negócio, marketing & digital e tendência e inovação. Os participantes escolhem quais paineis e palestras oferecem os conteúdos mais relevantes para o sucesso de seus negócios. Acompanhe o site e as redes sociais da Abrasel e confira a cobertura em tempo real.
Compartilhe conteúdo do Fórum usando a tag: #FGM2019