Franscisco Simon, da Uber Eats, falou sobre tendências e tecnologia para o setor de alimentação fora do Lar no Congresso Abrasel. Foto: Felipe Alves, aluno de Publicidade e Propaganda do IESB
O segundo dia do 31º Congresso Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília teve início na tarde desta quinta-feira (15) com a palestra de Francisco Simon, head of restaurants da Uber Eats Brasil. Para um público composto por empresários e gestores de bares e restaurantes, o executivo explicou como a tecnologia está mudando os negócios de alimentação fora do lar. Confira abaixo alguns pontos abordados na apresentação:
Números que impressionam
Com apenas três anos de existência, a Uber Eats está presente em mais de 500 cidades de 35 diferentes países e conta com mais de 300 mil restaurantes parceiros. “A velocidade de inovação é muito acelerada e impacta diretamente na maneira como fazemos negócios e vivemos”, afirmou.
No Brasil, a empresa possui serviços em todos os estados e conta com até cinco expansões semanais em diversas cidades. Hoje existem mais de 22 milhões de usuários ativos por mês na Uber. A empresa conta também com mais de 600 mil motoristas parceiros. “Parte de nosso trabalho para empresários de bares e restaurantes é ajuda-los a vender mais para essas 22 milhões de pessoas”, diz Simon.
Mercado crescente
A empresa, que hoje é a maior plataforma de delivery do mundo (com exceção do mercado chinês) tem como missão fazer com que comer seja simples e fácil em qualquer momento e em qualquer lugar. Segundo dados da norte-americana NDP Group, o delivery continuará crescendo exponencialmente. Até 2022, a expectativa é que o segmento fature mais de US$ 75 bilhões. A tendência é que cresça o número de pedidos por aplicativos e diminua os pedidos por telefone. Segundo Simon, “o consumidor dita o ritmo do mercado”.
Velocidade de entrega
A Uber Eats tem hoje uma média de 30 minutos de tempo entre o pedido até a entrega da refeição. Dados da empresa mostram que 60% dos consumidores citam a velocidade como o fator mais importante na satisfação da experiência de compra. A cada dia, novas opções de entrega surgem no mercado. O empresário pode usar sua própria equipe para entrega ou também terceirizar o serviço para entregadores parceiros da Uber. “Entendemos que essa flexibilidade é extremamente importante”. Francisco Simon também citou tendências globais e mudança de hábitos de consumidores. Você pode conferir mais sobre o tema em uma reportagem com o executivo da Uber Eats na próxima edição da revista Bares & Restaurantes.
Congresso Abrasel
O 31º Congresso Abrasel é a uma realização da Abrasel em parceria com a revista Prazeres da Mesa e o Centro Universitário IESB. Os patrocinadores são: Alelo, Ambev, Banco do Brasil, Coca-Cola Brasil, Ecolab, Philip Morris Brasil, Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Sodexo, Souza Cruz, Stone e Ticket. A parceria é com a Unecs. Os parceiros de mídia são o jornal Correio Braziliense e as revistas Prazeres da Mesa e Bares e Restaurantes. Os apoiadores são Camanor, CNC Sesc e Senac, Fispal Food Service, Secretaria de Turismo do Distrito Federal e Tres. O apoio institucional é do Sebrae.