Como o mercado de meios de pagamento vem investindo pesado em inovação para aumentar a eficiência das pequenas empresas brasileiras
O mercado de meio de pagamentos passou por uma enorme disrupção recentemente e as inovações estão acontecendo com uma velocidade exponencial. Se até pouco tempo, quase ninguém tinha ouvido falar sobre transações sem contato ou sobre os gadgets de pagamento (como as pulseirinhas), hoje, tem cada vez mais gente usando esses recursos. “Os pagamentos não presenciais (online) e por aproximação registraram forte crescimento no último semestre, de +18,4% e +330%, respectivamente”, conta o presidente da Getnet, Pedro Coutinho. E justamente para falar sobre as diversas transformações nesse mercado e como elas impactam os pequenos negócios, especialmente no setor de bares e restaurantes, ele se reuniu com o presidente dos Supermercados Pinheiro, Honório Pinheiro, e com o presidente da Abrasel em Alagoas, Thiago Falcão, no 32º Congresso Nacional Abrasel.
“Quem acelerou a transformação digital nas companhias foi a Covid-19”. Foi com esse diagnóstico enfático que Coutinho começou a falar das consequências da pandemia na economia brasileira e como as empresas intensificaram o processo de digitalização, muito impulsionado pela mudança de hábito dos consumidores. O presidente da Getnet apresentou dados que mostraram o crescimento das compras online, do uso de cartão de crédito e dos pagamentos sem contato. E fez a provocação: “A sua empresa está preparada para esse novo momento?”. Para ele, há cinco tendências que vão impactar bastante o mercado de pagamentos pós-pandemia:
1) Digitalização dos pagamentos: QR Code, wallets, e-commerce, pagamento recorrente.
2) On e off mais conectados: as lojas físicas e o mundo do e-commerce têm de andar juntos.
3) Pagamentos ‘sem contato’: via QR Code ou NFC, com mais segurança sanitária.
4) Compra de produtos locais: as pessoas estão buscando fortalecer os comércios de bairro e pequenos empreendedores nesse momento.
5) Atenção à segurança: pagamentos online seguros e evolução com a aprovação da lei nacional de proteção de dados.
Dentre esses pontos, Coutinho trouxe algumas soluções para apoiar os pequenos empresários: o GetPay – um link de pagamento onde quem não tem uma loja montada, pode efetuar as vendas por meio deste link – a estruturação de lojas digitais, e a “taxa única”, onde qualquer cliente recebe em 2 dias com 2% de juros. Mas o ponto alto foi o lançamento, durante a palestra, do Split Getnet. “É um produto inovador. A partir de hoje, quando o cliente for pagar a conta num restaurante, por exemplo, ele coloca o cartão no POS digital, que permite dividir a comissão automaticamente entre os funcionários, sem passar pela conta da empresa. Todos os funcionários são cadastrados (com cartão pré-pago ou conta bancária) dentro da maquininha e, com isso, recebem a gorjeta separada da conta. É um projeto muito complexo, muito custoso, no qual investimos pesado para atender a um pedido da Abrasel”, anunciou o presidente da companhia.
A novidade causou alvoroço em quem acompanha a palestra e teve gente querendo saber se valia somente para os garçons ou se só poderia ser utilizado pelo setor de alimentação fora do lar. Coutinho explicou que qualquer funcionário pode ser cadastrado no sistema e que outros setores também podem usar.
“A nossa cabeça na companhia sempre foi: como a gente ajuda nossos clientes a venderem mais e a serem mais eficientes? Ajudar vocês a reduzirem os custos, a venderem mais, com inovação e com serviço. Todos os nossos esforços estão em inovação, eficiência e qualidade”, finalizou o presidente da Getnet.
Congresso Abrasel
Acesse o site da Abrasel e confira a cobertura completa do 32ª Congresso Abrasel. Você também pode fazer parte da comunidade exclusiva para participantes do evento, basta utilizar a chave de acesso "congressoabrasel2020".
O 32º Congresso Nacional Abrasel é uma realização da Abrasel e Mundo Mesa, tem apoio da Abipesca e Fispal Food Service, parceria da Unecs e conta com o patrocínio bronze da Cahaça 51, Grupo Petrópolis e Totvs. O patrocínio ouro conta com Alelo, Ambev, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Coca-Cola Brasil, Ecolab, Sebrae, Sodexo, Stone, Souza Cruz e Ticket. A parceria de mídia conta com a revista Bares & Restaurantes, Prazeres da Mesa e o jornal Correio Braziliense.