O empreendedorismo tem um forte papel no fortalecimento das vocações econômicas de cada localidade. Entendendo esse contexto, o Food Experience, projeto do Sebrae/SC que busca aumentar a competitividade do setor gastronômico catarinense, atua em diferentes cidades do Estado por meio de consultorias e treinamentos que preparam os estabelecimentos para atenderem novos perfis de consumidores.
Em diferentes regiões, diversos restaurantes, hotéis, pousadas, bistrôs já receberam especialistas do Sebrae, mas alguns empreendimentos se destacam por terem conseguido colocar em prática ações que mudaram a realidade do negócio. Na Grande Florianópolis, no Norte e no Vale Europeu, três restaurantes incorporaram formas de se comunicar com seu público, adaptaram seus cardápios e fortalecerem sua identidade com ações direcionadas e planejadas.
Alimentação saudável, natural e segura
O Mãejerona foi convidado a participar do Food Experience pelo Sebrae-SC e pela ACIJS - Associação Empresarial de Jaraguá do Sul. As instituições apresentaram o projeto do Food Experience ressaltando o propósito de fomentar o turismo local ao restaurante, que já era conhecido em Jaraguá do Sul pela sua proposta focada em alimentação saudável, comida de verdade, natural e inclusiva.
– Quando iniciaram o projeto, o Sebrae levantou várias necessidades dos empreendedores. Participamos de várias capacitações para os gestores, para os funcionários e conseguimos uma coisa muito importante que é a participação no Programa Alimento Seguro (PAS) – explica Elisiane de Souza Chiodini, dona do estabelecimento.
A partir do início de 2017, o apoio se deu especialmente em relação à melhora da gestão da empresa e de situações operacionais. Em cursos, workshops, palestras, boas práticas de administração, análises de resultados e finanças foram reforçadas a fim de promover a melhora do dia a dia administrativo da organização. Os consultores também abriram os números do restaurante para avaliar o desempenho e indicar melhorias.
Além disso, entre os destaques, segundo a empresária, estão as capacitações de marketing e mídias sociais, que por meio de atividades práticas mostraram de que forma é possível promover o alcance da página do negócio nas redes. Presencialmente, consultores do Sebrae fizeram análises e leituras do estabelecimento enquanto funcionava durante o projeto para apontar deficiências e potenciais.
Também fez parte do programa local a realização e participação no evento Degusta Jaraguá, um festival gastronômico idealizado pelo Sebrae que reuniu 16 estabelecimentos locais em 20 dias de muita culinária diversificada. Com o tema “Sabores das Etnias”, os cardápios do evento foram todos pensados com base nos elementos de diferentes culturas a fim de, ao mesmo tempo, introduzir novos sabores e resgatar experiências de antepassados na região.
– No Degusta Jaraguá o que procurei fazer foi uma culinária diferente do habitual. Desenvolvi um prato inspirado no Omolocum, iguaria da cultura africana que tem como base o feijão fradinho, coco e azeite de dendê. No fim, os clientes gostaram e solicitaram que ele estivesse também no buffet.
Além da participação no desenvolvimento do projeto, houve um envolvimento dos consultores para ajudar na apresentação do prato elaborado, na divulgação. Outro ponto forte foi a capacitação em storytelling, que ajudou a construir a narrativa tanto do restaurante quanto do prato criado para o evento e, assim, comunicar melhor a essência do estabelecimento ao público. Hoje, o Mãejerona segue participando de treinamentos e workshops e mantém a rede de contato construída ao longo de mais de um ano e meio de atividades.
Turismo ecogastronômico
A Guarda do Embaú, uma das praias com a maior diversidade de natureza na Grande Florianópolis, foi o local que o advogado e empresário Artur Fernando Prass escolheu para investir em uma casa de veraneio e ter uma vida mais sossegada e sustentável. No verão de 2002, a casa de praia passou a ser uma lanchonete que servia sanduíches naturais e produtos orgânicos. A partir de 2007, o estabelecimento se transformou no restaurante Big Bamboo, que atualmente é uma das principais experiências gastronômicas da região, com foco em alimentação saudável e valorização da produção local.
Há dois anos, o Big Bamboo foi convidado para participar do Food Experience do Sebrae/SC e ganhou a chance de se aproximar mais de empresários, produtores locais e se apoiar em movimentos gastronômicos ligados à experiência de consumo. O buscando agregar valor para os empreendimentos gastronômicos e fortalecer a economia do Estado.
O proprietário Artur Prass explica que a proposta do Food Experience já estava enraizada na essência do seu restaurante, mas com a consultoria do Sebrae/SC ele conseguiu pensar em um projeto mais elaborado e assertivo. Assim nasceu o projeto “da mesa à origem”, um roteiro turístico completo onde o visitante poderá conhecer e experimentar todas as etapas que dão origem a um prato de restaurante, visitando propriedade de frutas orgânicas, cachaçaria, processo de cultivo de frutos do mar, engenho de farinha, entre outros.
– A sustentabilidade faz parte da minha filosofia pessoal. O Sebrae/SC expandiu meus horizontes e me deu ainda mais entusiasmo em apostar no conceito de gastronomia, sustentabilidade e turismo. Através do projeto da mesa à origem, vamos reativar a economia da região na baixa temporada e valorizar os produtos locais que o Estado oferece – explica Prass, sobre o Big Bamboo.
Fonte: G1