abrasel

Evento realizado pelo Grupo Folha de Comunicação, em parceria com a Abrasel no Norte do Paraná, tem o café como protagornista

A quarta edição do Festival Cozinha & Sabor, tradicional evento anual gastronômico do Grupo Folha de Comunicação, entrou na segunda fase na última sexta-feira (5). Numa co-realização com a Abrasel no Norte do Paraná, a etapa “Fest Café” traz o café como protagonista. As cafeterias, portanto, utilizaram a criatividade para desenvolver pratos, drinks ou sobremesas inspiradas no grão, muitas delas inéditas.

Nesta etapa participam os estabelecimentos “Grão Espresso”, “Cafeteria - Café Mojo”; “Doce Sabor – Doceria e Cafeteria”; “Delicato Brigadeiria Gourmet”; “Banana Lake - Mr Cheney”; “Nelson Boulangerie”, “Café Du Centre”; “Brot - Panificação Alemã”; “O Armazém Café”; “Cafeteria Odebrecht Gourmet”; “Sávio Sorvetes”; “Moca Café & Arte”. A cada semana, três deles irão mostrar o que oferecem em matérias que serão veiculadas nos veículos do Grupo Folha. Neste período do concurso, os estabelecimentos oferecem suas receitas a um preço especial e combos até o dia 01 de agosto. Os cardápios já estão disponíveis no site www.folhacozinhaesabor.com.br

De acordo com a presidente da Abrasel na região, Fernanda Yumi, o Fest Café é um festival criado pela Abrasel no Norte do Paraná, para valorizar a tradição e a cultura que a café representa na região. "Nesse ano, decidimos unir forças com o Grupo Folha, que é o maior veículo de imprensa local, para abranger mais participantes. Dessa forma, fomentamos as visitações nos estabelecimentos, aproveitando que o clima está propício para um café quentinho. É o segundo Festival que estamos promovendo, dos seis que realizaremos em 2019. Esses eventos despertam a curiosidade nos consumidores, e dão a oportunidade para conheceer novos pratos e sabores por preços especiais", conta Fernanda.

Não à toa, a etapa visa enaltecer a cultura do café na região norte do Paraná, que já foi uma das principais produtoras e exportadoras mundiais. Até hoje, o café é uma das bebidas mais populares no mundo e o Brasil não fica de fora dessa disputa, sendo considerado o segundo maior consumidor, atrás apenas dos Estados Unidos. O consumo interno de café no país chegou a 21 milhões de sacas (de novembro de 2017 a outubro de 2018), representando um crescimento de 4,80%, com relação ao mesmo período do ano anterior, conforme último levantamento da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café).

Se originalmente foi descoberta e preparada dos grãos torrados com água quente, hoje, no entanto, é possível tomar diversas formas de preparo, incluindo infusão a frio e, até mesmo, como ingrediente na preparação de receitas como molhos, carnes e, principalmente, sobremesas. É nisso que os participantes devem se concentrar, apresentando novas versões de uso do café. O Festival Cozinha & Sabor ocorrerá até meados de dezembro totalizando seis etapas, cada um representando um setor da gastronomia. As próximas serão “Festival da Pizza”; “Fest Burger”; “O Quilo é Nosso” e “Festival Bar em Bar”.

Fonte: Folha de Londrina

Comentários