abrasel

Em outubro, evento reunirá nomes nacionais e internacionais da gastronomia para discutir os novos significados para um planeta em mutação

Alana Rox participará do Mesa Tendências no primeiro dia/Foto: divulgação

Falta menos de um mês para o maior evento de gastronomia da América Latina. O Mesa SP ocorrerá de 24 a 27 de outubro no Memorial da América Latina e reunirá chefs, especialistas e produtores para discutir o futuro da alimentação.

Uma das atrações mais aguardadas é o Mesa Tendências, congresso internacional que tem como tema nesse ano Cozinha de Transição: novos significados para um planeta em mutação. Mais de 40 nomes subirão ao palco entre 24 e 26 de outubro para discutir os novos significados para um planeta em mutação.

Esse ano, as palestras foram divididas em sete temas: afeto, alta gastronomia, causas sociais, futuro, inovação, preservação e veganismo e vegetarianismo.

Afeto

Relembrando o tema do Mesa Tendências de 2018, cozinha que emociona, o chef italiano Dario Cecchini (Antica Macellaria Cecchini, Itália) e o chef Sergio Roncaratti (II Vescovino, Itália) mostrarão como a comida é essencial para fortalecer os lanços de amizade. A palestra ocorrerá no dia 25 de outubro.

Alta gastronomia

Encerrando a programação do primeiro dia, Andoni Aduriz (Mugaritz, Espanha) apresentará a insustentável leveza de comer. Já no dia 25, o colombiano Álvaro Clavijo (El Chato, Colômbia) mostrará um pouco de sua cozinha.

Causas sociais

Não podemos falar da cozinha em transição sem mencionar as causas sociais que lutam por um futuro mais consciente e sem desigualdades. No dia 24, Jaime Rodríguez (Celele, Colômbia) apresentará o projeto Caribe Lab, em que valoriza a cozinha caribenha além do arroz com coco e patacones.

No dia 25, Arami O’Hara Cabrera (Grupo O’Hara, Paraguai) abre a programação falando sobre o movimento de inovação social contra o desperdício realizado nas ruas de Assunção. Na sequência, Claudia Mattos (Espaço ZYM, SP), Giselle Paulino (Sarvodaya, SP) e Maria Zulmira Souza (Planetária Comunicação Sustentável, SP) mostrarão a cozinha revolucionária das quebradas.

Já no dia 26, será a vez de Alex Duarte (Padoca do Alex, RJ) mostrar o projeto social de panificação que muda vidas na África; Edson Leitte e Adélia Rodrigues (Gastronomia Periférica, SP) apresentam a Gastronomia Periférica; e Saulo Jennings (Casa do Saulo, PA) ensina como a valorização sustentável é essencial para a cozinha tapajós.

Futuro

O que comeremos no futuro? É isso que grandes chefs e especialistas vão discutir no palco do Mesa Tendências. A discussão já começará afiada com a participação de Ale Luglio (Associação Vegetariana Brasileira, SP), que analisará os desafios e oportunidades de comer no século XXI.

Ainda no dia 24, Bruce Friederich e Gustavo Guadagnini (The Good Food Institute, EUA) falará sobre a carne do futuro. Ivan Achcar (EGG, SP) mostrará as tendências de consumo. Já André Saburó (Quina do Futuro, Sumô Sushi Bar, Tokyo’s Café e Sushi Yoshi, PE) mostrará o movimento de posicionamento para o futuro dos pescados. E Jefferson (A Casa do Porco, SP) e Janaina Rueda (O Bar da Dona Onça, SP) apresentarão o movimento #cozinhalivre.

No segundo dia, Charles Michel (Patreon, EUA) abordará os novos significados da alimentação. Já, Erick Jacquin (Masterchef, Band) dialogará sobre o futuro da gastronomia.

Inovação

Pensar fora da caixa. Essa é a proposta de muitos chefs e pesquisadores para o futuro da alimentação. Por isso, no dia 25, Geraldo Maia (Pink Farm, SP) apresentará as fazendas verticais urbanas; Amanda Pinto (Grupo Mantiqueira, MG) e Natalia Luglio (Yassai Natural Sushi, RJ) mostrarão o case da N.OVO, uma alternativa para o consumo de ovos; e Cesar Costa (Corrutela, SP) apresentará o projeto Corruptela!

No dia 26, a programação será intensa para quem quer saber sobre inovações. A começar por André Castro (Authoral, DF) que analisará o papel da tecnologia nos restaurantes.

Após o almoço, subirão ao palco Andreia Pimentel (Cardápio Surpresa, SBT) e Sandra Elisabeth (Sÿndreams, SP) para apresentar a entomofagia como alternativa para o futuro. Na sequência, Marcelo Sulzbacher (Terroir Sul, RS), Paulo Machado (Instituto Paulo Machado, MS); e Carla Keiko (Etec, SP) falarão sobre o nascimento das trufas brasileiras.

Ainda no sábado, haverá uma aula sobre a importância da erva-mate para os fermentados. A palestra será ministrada por Carla Saueressig (Inovamate, SP), Fred Caffarena (Firin Salonu, SP), Fernando Goldenstein e Leonardo Andrade (Companhia dos Fermentados, SP). E, para encerrar, Marcelo Vosnika (Moageira Irati, PR), Divanildo Carvalho Junior (Trilhas do Trigo, PR) e Eduardo Freire (Lucca Cafés Especiais, PR) mostrarão o papel do trigo do Paraná no futuro da panificação artesanal.

Preservação

A primeira aula desta edição do Mesa Tendências será dedicada à preservação. Carlo Petrini (Slow Food, Itália) abordará as boas práticas de uma agricultura que defende o meio ambiente e a biodiversidade.

Ainda no dia 25, Manu Buffara (Manu, PR, e Ella, EUA) falará sobre a importância de se orgulhar de sua terra. Guga Rocha (Tapioteca, RJ e SP) apresentará os caminhos da banana orgânica do Ribeira. E Duaine Clements (Quinta dos Manacás, ES) dialogará sobre os valores que não podem morrer.

Na sexta-feira, será a vez de Vidhi Jain (Movimento Shikshantar, Índia) mostrar a importância de cozinhar junto. As alternativas sustentáveis da Baía de Todos dos Santos serão o tema da palestra de Caco Marinho (DOQ American BBQ, BA) e Fabricio Lemos (Origem e Ori, BA). Já o dr. Silvio Tavares (Apta Regional, SP) mostrará a integração lavoura-pecuária-floresta.

No último dia, Alex Atala (D.O.M., Dalva e Dito e Bio, SP) falará sobre preservação. Como em todos os anos, o tema central da aula é surpresa. Já Rodolfo Vilar (Projeto A.Mar Ilhabela, SP) regatará as técnicas ancestrais para a conservação do pescado.

Alex Atala/Foto: arquivo Prazeres da Mesa

Veganismo e vegetarianismo

Parar ou diminuir o consumo de carne é tendência ou já se tornou realidade? É isso que será discutido por Alana Rox, Matthew Kenney e Bela Gil.

Alana (Purana.Co e Diário de uma Vegana, SP), participará do Mesa Tendências no primeiro dia. Ela falará sobre a gastronomia que cura. Também no dia 25, Matthew Kenney (Matthew Kenney Cusine e PlantMade, EUA) apresentará PlantMinded. O projeto tem como objetivo mudar a maneira de como pensamos em comida.

Bela Gil (Bela Cozinha e A Vida Mais Bela, GNT) ficará com a missão de encerrar o congresso desse ano. O tema de sua palestra ainda é segredo.

Fonte: Prazeres da Mesa

Comentários