Ação "Jogue como uma garota", do manifesto Peita, já tem embaixadoras e bares apoiadores em 17 cidades brasileiras
Essa é a primeira vez na história do futebol feminino que os jogos da Copa do Mundo Feminina serão transmitidos ao vivo por um canal aberto de televisão no Brasil. Para fomentar a paixão nacional pelo futebol e engajar as torcedoras e torcedores a assistiram aos jogos da Seleção Brasileira Feminina, a marca-protesto PEITA, de Curitiba (PR), criou a campanha “Jogue como uma garota”, que consiste na realização de eventos com transmissão das partidas. A missão é escolher um local para ser Bar Oficial da Copa do Mundo em cada cidade que abrace a ideia de incentivar as jogadoras brasileiras rumo ao primeiro título do Brasil neste mundial.
Em todo o país são 17 cidades, dentre elas capitais como Curitiba (PR), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Belém (PA). A missão de cada cidade é abraçar a ideia de incentivar as jogadoras brasileiras rumo ao primeiro título do Brasil neste mundial.
“Acho que em qualquer esporte o torcedor faz a diferença. Sempre precisamos de apoio fora de campo. Às vezes, quando estamos perdendo e o torcedor começa a cantar e a apoiar, nossa reação muda. Parece que temos mais força pra buscar o resultado”, comenta Raquel Fernandez, meia da seleção brasileira, sobre a campanha organizada pela PEITA.
A presidente da marca-protesto PEITA, a designer Karina Gallon, diz que o lema da campanha “Jogue como uma garota” significa “ocupar o nosso espaço em uma modalidade que é completamente dominada e conduzida por homens, que por decisão própria presumem que esse não é o nosso lugar”, explica Karina.
A embaixadora da campanha em Manaus, a jornalista Kátia Brasil, afirma que a campanha provoca a reflexão sobre a invisibilidade da Copa do Mundo Feminina no país, apesar do futebol ser o primeiro esporte nacional. “O país do futebol não está mobilizado nacionalmente como aconteceu com a Copa de 2014 masculina. Até o álbum de figurinha não se encontra nas bancas. Então, convocamos todas e todos para assistirem aos jogos e torcer pelas nossas jogadoras. Chegou a hora das garotas da Seleção”, disse ela.
A organização do evento é independente e livre, a PEITA pede que o local onde serão as transmissões sejam geridos por mulheres, para fortalecer outras mulheres, mas a campanha deve ser abraçada por todos os gêneros.
Cada embaixadora receberá um kit copa contendo:
- manifesto Jogue Como Uma Garota;
- pôster da campanha Jogue Como Uma Garota;
- pôster com a chave/tabela da Copa do Mundo 2019 para ficar exposto no bar oficial;
- tabelas de bolso dos jogos;
- bolachas de copo Jogue Como Uma Garota/ Beba Como Uma Garota;
- adesivos jogue como uma garota;
- kit bolão da copa: camiseta + meião + mimos, para quem acertar o resultado da final;
- kit bolão nos jogos do brasil: pôster + adesivo + chaveiro + botton, para quem acertar o placar;
- 20 lambe-lambes com o endereço do bar oficial e horários dos jogos para intervenção urbana na cidade da embaixadora;
- receita do drink Marta criada pelo Coletivo Cássia.
Para a campanha, a marca-protesto PEITA criou uma edição especial da camiseta “Jogue Como Uma Garota” nas cores azul e amarela, uma homenagem ao primeiro time de futebol feminino do país, o Esporte Clube Radar.
O lucro desta camiseta PEITA será revertido para o financiamento das ações organizadas por mulheres de coletivos, ou que se reúnem para jogar bola regularmente. A marca é também responsável por todo o material gráfico e criação das artes digitais da campanha.
Bolão e drink da Marta
A abertura da Copa do Mundo Feminina será no dia 7 de junho. O bar que aderiu ao projeto em Manaus, Curupira Mãe do Mato, começará a receber o público a partir das 14h (horário de Manaus), cobrando uma entrada para os eventos de R$ 5. No espaço, o público terá acesso às tabelas de bolso dos jogos da campanha “Jogue Como Uma Garota”, adesivos, kit bolão da copa, kit bolão nos jogos do Brasil, venda de camisetas e o drink da Marta.
“Jogue como uma Garota, lute como uma garota e torça como uma garota! Vamos mostrar a força das garotas de Manaus nesta Copa! Vamos torcer, juntas, por nossa Seleção”, convidou Gabriela Refosco, diretora do Curupira Mãe do Mato, que convoca as torcedoras para assistirem aos jogos da Copa do Mundo Feminina.
Durante as transmissões no bar oficial Curupira, a coordenação da campanha irá convidar as jogadoras dos times de Manaus – profissionais, amadores e indígenas – para participar.
Quem tiver interesse em ser um dos bares oficiais da PEITA na Copa do Mundo, é só entrar em contato através do email: soybruxa@peita.me
Impacto nas empresas
Na imensa maioria das vezes – ao menos nas últimas sete edições até aqui -, as pessoas sequer sabiam que havia uma Copa do Mundo acontecendo. Mas este ano promete ser diferente.
Desde que a TV Globo anunciou a transmissão de todos os jogos da seleção brasileira de futebol feminino no Mundial, algumas empresas começaram a pensar sobre o que fazer a esse respeito. Afinal, se um escritório costuma parar para ver a Copa deles, por que não pararia para ver a Copa delas?
Foi essa linha de pensamento que levou o Grupo Boticário a fazer um anúncio um tanto surpreendente no dia 8 de março passado. A empresa irá parar suas atividades durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo de futebol feminino para apoiar a seleção. A ideia foi anunciada em uma campanha chamada "Com você eu jogo melhor", que convidava os funcionários a refletir sobre a equidade de gênero também no esporte durante a Copa do Mundo.
"Pra gente, 8 de março é um dia de atitude. Na nossa empresa, nas rodas de conversas, no dia a dia e também nos jogos. Entre junho e julho, vamos parar nossas atividades para assistirmos aos jogos do time feminino de futebol. Um pequeno gesto para uma grande reflexão. Convidamos você a fazer parte desse movimento. Vamos jogar juntos pela equidade de gênero?", questionou o post com mais de 28 mil curtidas no instagram da empresa.
A ação incluirá a mudança no horário de trabalho de quem atua nas fábricas do Boticário e gerará uma flexibilidade para quem trabalha nos escritórios também poder ver os jogos. "No ano passado, a gente colocou alguns telões na fábrica para o pessoal de lá conseguir ver a Copa da Rússia. Nos escritórios, a gente ajustou a hora de entrada e saída para o colaborador usar o banco de horas e poder sair para ver o jogo. Agora, a gente está fazendo do mesmo jeito. A ideia é estimular esse debate, dar a mesma oportunidade que a gente deu na Copa masculina também para a Copa feminina", explicou Mariana Scalzo, porta-voz do grupo.
A Copa do Mundo começa dia 7 de junho. A seleção brasileira estreia no domingo, 9, às 15h30 contra a Jamaica, dia 13 (quinta-feira) joga com a Austrália às 18h e fecha a primeira fase contra a Itália, dia 18 (terça-feira), às 21h.
* Com informações de Viva Manaus, Barulho Curitiba e Dibradoras