abrasel
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Cade acolhe ação com participação da Abrasel e impede iFood de fazer novos contratos de exclusividade

  • PUBLICADO EM: 10/03/2021
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) determinou, nesta quarta-feira (10), que o iFood fique impedido de celebrar novos acordos de exclusividade com estabelecimentos de alimentação fora do lar. O aplicativo também não poderá alterar contratos já estabelecidos para inserir previsão restritiva.
A decisão parte de uma denúncia apresentada pela Rappi, alegando que o aplicativo aproveita sua posição de dominância para impor aos restaurantes uma prática (a exclusividade) que restringe a concorrência. Abrasel e Uber Eats também participam do processo como terceiros. A medida restritiva vale até que o caso tenha uma decisão final.
"A Abrasel comemora a decisão do Cade, pois ela vai na linha de coibir ações que acabam limitando a livre concorrência. No caso do iFood, havia uma prática muito ruim, que era escolher uma ou duas empresas locais com alta visibilidade e estabelecer o contrato de exclusividade. Isso acaba influenciando a concorrência sob dois aspectos: impedir a entrada dos concorrentes do próprio iFood e tornar injusta a competição entre os restaurantes, já que os que assinavam esses contratos tinham privilégio na divulgação. Essa decisão é uma conquista importante para os bares e restaurantes e a Abrasel segue na luta para um mercado com menos amarras e mais liberdade para empreender", afirma o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.

Notícias Relacionadas

Confiança empresarial volta a subir em maio, refletindo otimismo do setor

Bares e restaurantes apostam em ambientes pet friendly para atrair clientes

Setor cresce em ocupação, mas sofre com falta de mão de obra qualificada

Convênio entre Abrasel e Sebrae beneficia mais de 10 mil empresas do setor

Comentários

Últimas Notícias

Confiança empresarial volta a subir em maio, refletindo otimismo do setor

Bares e restaurantes apostam em ambientes pet friendly para atrair clientes

Setor cresce em ocupação, mas sofre com falta de mão de obra qualificada

Convênio entre Abrasel e Sebrae beneficia mais de 10 mil empresas do setor

Semana de Alimentação Fora do Lar é encerrada com sucesso

Restaurantes registram queda de 1,6% nas vendas em abril, segundo Índice Abrasel-Stone

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

Endereço

Avenida Brasil 888 - Santa Efigênia
Belo Horizonte/MG
CEP: 30140-001
CNPJ: 29.363.868/0001-38


Contato

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados