Por enquanto, nem mesmo o recente anúncio de testes para ocultar as curtidas do Instagram desacelerou a tendência
O que uma piscina de bolinhas, uma frase irreverente em néon e drinque com algodão-doce têm em comum? Uma aparência que permite fotos irreverentes. Essa característica também é conhecida por outro nome: “instagramável”. O conceito é presença cada vez mais frequente na decoração e nos produtos oferecidos em espaços de São Paulo – e de outras tantas cidades. Por enquanto, nem mesmo o recente anúncio de testes para ocultar as curtidas do Instagram desacelerou a tendência.
Consumo
“Comer com os olhos” é uma expressão que ganhou outro sentido com o “instagramável”. Além do aspecto apetitoso, restaurantes, cafeterias e bares têm apostado em cardápios de aparência inusitada. Um dos casos é o Caulí Bar, em Pinheiros, na zona oeste, cuja carta de drinques é elaborada em conjunto por um bartender e um “criativo”, responsáveis por aliar sabor e aparência. Eles sentam juntos, tentam associar um pouco as coisas, da experiência da pessoa com o sabor”, diz Carolina Warzee, uma das sócias. Uma das opções autorais é o Dark Clouds Over the Sea, em que um pedaço de algodão-doce parece quase levitar como uma nuvem sobre a taça.
O local foi criado em 2018 por parte dos sócios do Olívio Bar, também conhecido pelos drinques de apresentação irreverente. “No Caulí, a gente já resolver trazer um pouco disso para o ambiente criou frases, pensou até nos porta-guardanapos. Foi todo pensado, cada quadrinho.”
Segundo Carolina, frequentadores resolvem visitar o espaço após verem fotos em redes sociais. “Hoje, a maior parte das reservas já entra pelo Instagram”, conta. O público tem majoritariamente entre 25 e 35 anos. De acordo com ela, quando pedem o drinque, tiram a foto primeiro e, depois, experimentam.
Fonte: Exame