abrasel

Evento acontece de 26 a 28 de março. Conheça a programação.


Turismo e Gastronomia andam lado a lado no fomento da economia do País. E esse é o fio condutor do tema do 33º Encontro Nacional Abrasel, que acontece nos dias 26, 27 e 28 de março, em Natal, no Rio Grande do Norte. O local escolhido para receber os participantes e realizar a programação de atividades, que contempla cursos, workshops, cozinhas-show e feira de negócios, é o Wish Natal Resort. O encontro também é uma ótima oportunidade para que empresários de todo o Brasil conheçam estabelecimentos de referência da cidade-sede, em uma visita técnica programada pela Abrasel.

O presidente da Abrasel no Rio Grande do Norte, Artur Fontes, diz que o momento é importante para mostrar como a entidade está forte no estado. "Crescemos muitos nos últimos anos. Temos grandes parcerias ligadas ao trade turístico, como a Abih e a Fecomercio. É um momento de consolidação da força do nosso trabalho local, assim como viemos mostrando nos eventos do setor AFL". Segundo o presidente, a escolha do tema é um paralelo com a campanha que a Abrasel no estado realiza para lançar Natal como a "capital da gastronomia do Nordeste". Artur acredita que o assunto é importante para deixar em evidência a gastronomia potiguar a nível nacional, já que a programação técnica conta com chefes locais de diferentes segmentos.

Artur conta que o evento foi dividido entre três setores-chave: gastronomia, gestão e tecnologia. "São assuntos que consideramos essenciais nos dias de hoje, e que podem se relacionar de muitas formas. Pensamos nas demandas nacionais e regionais. Estamos com uma adesão muito grande. No nordeste, de forma geral e de estados mais distantes. Vai vir gente do páis inteiro", conta. Para ele o evento traz enriquecimento profissional para todos os agentes do setor. "Tanto para o empresário, que vai estar lá na ponta enxergando oportunidades para a empresa dele, como o próprio colaborador que vai se capacitar de alguma forma", explica.

Além do já confirmado Alberto Weisser, vice-presidente de marketing e vendas da companhia aérea Avianca e ex-vice-presidente da Sodexo, outros nomes que estarao a frente das palestras é o do fundador da Food Consulting, Sérgio Molinari, um dos mais importantes consultores especializados no mercado de Foodservice no país e a organizadora do EnCãotro, Lourdinha Alencar, que falará em sua palestra sobre “Conceito Pet Friendly: Como adaptar seu negócio para essa tendência mundial do mercado". Ela integra um grupo de profissionais da área pet que estão à frente de projetos de inclusão social e bem-estar dos animais de estimação.

O 33º Encontro Nacional Abrasel também vai contar com a participação dos palestrantes Paulo Barroso, potiguar, administrador da rede de pizzarias Famiglia Reis Magos; da chef e empresária Carol Melo, proprietária da doceria Caroli Douces; Kize Santos, sócia do restaurante Meu Barraco Boteco Bistrô; Maria Fernanda Tartoni, fundadora do Tartoni Ristorante (RS), entre outros que terão seus nomes divulgados mais adiante.

Cozinha Show

Entre as atrações da Cozinha Show, uma palestra que vem despertando a curiosidade é a sobre peixes amazônicos, apresentada pelos chefs Milton e Robenita Caldas, ambos bastante atuantes e conhecidos na cidade de Manaus (AM). .

O chef Milton Rola é proprietário do tradicional restaurante Estórias de Pescador, na capital amazonense e considerado o queridinho dos chefs com mais de 70 anos de idade, isso porque é especialista em resgatar receitas que andavam até pouco esquecidas, mas que fizeram parte da vida de muita gente de sua geração – diga-se, bastante respeitada pelos jovens chefs. Além de preparar o que via a avó cozinhando, é um pesquisador da cozinha nativa amazônica. Entre as receitas tradicionais – que talvez ele seja o único a executar nos dias de hoje – estão a Ventrecha (peito do pirarucu marinado no sal por um dia) ou a Paxicá (caldo das vísceras do tambaqui).

Já Robenita Caldas é professora de língua espanhola, empresária, chef de cozinha e proprietária do restaurante Mira Flores, especializado em culinária peruana, com 17 anos de experiência nesse tipo de gastronomia, que é considerada uma das cinco melhores do mundo. Robenita está há sete anos à frente do Mira Flores, trazendo para Manaus pratos exclusivos, adaptados ao paladar amazonense. Ano passado, ela foi uma das vencedoras do Festival Bar em Bar, promovido pela Abrasel no Amazonas.

Programação turística

Para os visitantes que queiram conhecer melhor a região, os anfitriões do Encontro também preparam uma programação social que conta com passeio à Pipa, distrito de Tibau do Sul, localizada a 85 Km da capital e o passeio de buggy nas famosas dunas de Natal. Os interessados em participar podem entrar em contato com empresa de viagens Michelle Tour, pelo telefone (84) 996 144 818.

Confira os nomes que irão participar do 33o Encontro Abrasel no site: www.encontroabrasel.com.br. As inscrições para as atividades técnicas são gratuitas mas devem ser feitas com antecedência.

Serviço
O que: 33º Encontro Nacional Abrasel
Quando: De 26 a 28 de março de 2019
Onde: Hotel Wish (Via Costeira)
Informações: 84-99169 8800 / Instagram: abraselnorn

Comentários