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Levantamento realizado pela Abrasel aponta que consumidores priorizam opções como pagamento via Pix em detrimento até mesmo dos preços praticados

Por Guilherme Paixão

Pix tem crescido em popularidade por ser uma forma de pagamento prática, vantagem preferida pelos clientes. Foto: Canva

As formas de pagamento em bares e restaurantes (e nos comércios em geral) têm se alterado no Brasil. Com a criação do Pix em 2020, a popularização dos QR Codes e pagamentos por aproximação durante a pandemia de Covid-19, o uso de cédulas parece algo ultrapassado.

Hoje, o cliente do setor de alimentação busca maior praticidade na execução das operações, tanto para efetuar pagamentos no estabelecimento quanto na entrega de comida em casa. Uma pesquisa da Abrasel, realizada em outubro de 2023, trouxe alguns dados sobre essas mudanças no comportamento do consumidor.

Segundo os dados, cerca de 15% dos estabelecimentos disseram que o método preferencial de pagamentos pelos clientes já é o Pix, enquanto o uso do cartão de débito apresenta um índice de 12%. Mesmo com essa alteração significativa, o cartão de crédito ainda é a opção para a maior parte dos clientes, com 73% de preferência.

Em relação aos pagamentos no balcão, os números são um pouco diferentes. Cerca de 6% dos clientes optam por pagamento pelo Pix como meio preferencial – em pesquisa feita em março de 2023, eram 3%.

Diferente do delivery, nos balcões o cartão de débito ganha do Pix, chegando a 24%, enquanto os cartões de crédito têm a preferência de 66%. Essa mudança de realidade, quando comparada com anos atrás, fica ainda mais evidente quando o uso do dinheiro em espécie é observado. Nos pagamentos em balcão, apenas 1% dos clientes utilizaram esta modalidade como preferencial, enquanto no delivery a opção não chegou a 1%.

Para José Eduardo Camargo, líder de Conteúdo e Inteligência da Abrasel, a adesão às novas tecnologias de pagamento não é apenas uma opção, mas uma necessidade:

"A implementação destes métodos não apenas oferece conveniência aos clientes, mas também proporciona uma gestão financeira mais eficiente para os empreendedores. Diminuindo a dependência de cédulas e facilitando o rastreamento de transações, essas tecnologias não apenas modernizam os negócios, mas também os tornam mais seguros e ágeis", diz.

Fica evidente que o caminho para os empreendedores é facilitar pagamentos virtuais e pelo cartão. A adaptação também traz uma série de vantagens:

• Redução no uso de dinheiro vivo: Com a diminuição do uso de dinheiro em espécie, as chances de perdas por furtos, roubos ou fraudes se reduzem drasticamente. A diminuição da necessidade de lidar com grandes quantias em espécie significa menos exposição a situações de risco para funcionários e proprietários.
• Transações rastreadas e protegidas: Cada pagamento digital ou por cartão deixa um rastro, o que facilita a investigação de qualquer irregularidade e garante maior segurança tanto para o empreendedor quanto para o cliente.
• Agilidade no atendimento: Pagamentos rápidos e sem complicação diminuem as filas e otimizam o tempo tanto dos clientes quanto dos colaboradores, proporcionando um atendimento mais ágil e eficiente.
• Praticidade para o cliente: A variedade de opções de pagamento, como Pix, QR Codes, cartões de débito e crédito, permite que os clientes escolham o método que melhor se adequa à sua necessidade naquele momento, sem precisar se preocupar em carregar quantias em espécie.
• Experiência positiva do cliente: A praticidade e a segurança destes métodos de pagamento favorecem com que o consumidor tenha uma experiência geral positiva, o que facilita que ele retorne ao bar ou restaurante.
• Maior controle financeiro: Com as transações digitais, é possível ter um acompanhamento mais preciso das vendas e do fluxo de caixa, facilitando a gestão financeira do negócio.

Para José Eduardo Camargo, rastrear as transações é uma grande vantagem para os empresários. "É importante mapear os pagamentos para entender as preferências do cliente e estar preparado para oferecer a melhor experiência para o consumidor", diz.

Em outro levantamento realizado pela Abrasel em junho de 2023, a associação tentou entender melhor o comportamento do consumidor em bares e restaurantes. Foram analisadas questões como a frequência de consumo em estabelecimentos, os pontos que fazem diferença na hora de escolher onde comer, entre outros.

Um dos pontos analisados foi justamente o comportamento e as preferências do consumidor em relação aos pagamentos. De acordo com o levantamento, para pagamento, o ponto principal é a aceitação de cartões tanto no modelo crédito quanto débito, com 88,4% dos entrevistados dizendo ser muito importante.

O Pix vem como a segunda prioridade para os clientes, com 86,5% das pessoas ressaltando como muito importante essa opção de pagamento instantâneo. E o que surpreende é que esses dois modelos de pagamento estão à frente de situações como "ter a descrição clara das despesas na conta" e "preços praticados adequados à oferta".

No entanto, existe um detalhe: enquanto numa escala de 0 a 10 a importância do Pix para jovens é de 9,7, para o público sênior a média cai para 9,0 e fica atrás de pontos como a descrição das despesas e os preços.

Benefícios utilizados por muitas empresas para efetuar o pagamento dos salários dos funcionários, a aceitação de vouchers e cartões refeição/alimentação fica para trás na prioridade dos consumidores de bares e restaurantes. "Apenas" 73,8% dos entrevistados relataram ser um fator importante na hora da escolha de um estabelecimento.

"Esta pesquisa mostra o impacto dos mais jovens na adesão das novas formas de pagamentos. Se comprova que existe um pequeno atraso na adesão destas novas tecnologias por parte do público mais velho. Por isso, é importante que os empreendedores tenham o máximo de possibilidades para receber o pagamento", analisa José Eduardo Camargo.

Alerta: golpe do pix agendado

Nada é perfeito, e por isso, é importante destacar um risco crescente no uso do Pix: o golpe do Pix agendado. Tendo como principal alvo comerciantes e lojistas, essa fraude acontece quando um golpista faz um agendamento do Pix, recebe o produto ou serviço e cancela a transação em seguida. Assim, a empresa afetada fica sem receber o pagamento devido.

Para que as vítimas não identifiquem que estão caindo em um golpe, os criminosos desenvolveram algumas técnicas que ajudam a mascará-lo. Portanto, para evitar ser vítima deste tipo de golpe, é crucial estar atento a algumas estratégias comuns utilizadas pelos golpistas:

• Envio do comprovante de transferência sem as informações de data: Golpistas cortam a imagem do comprovante para ocultar a data da transação.
• Edição da imagem: Alteração dos escritos do comprovante, como a data e o status da operação.
• Enganação em vendas presenciais: O golpista faz um agendamento do Pix e apenas mostra a tela do celular para o vendedor, que não consegue conferir os dados, e em seguida cancela o pagamento.
• Afirmação de que o sistema está lento: Golpistas tentam enganar os vendedores alegando que o dinheiro ainda não caiu na conta por uma instabilidade do Pix.

Portanto, é essencial adotar medidas preventivas para evitar cair no golpe do Pix agendado. Acompanhe de perto todas as transações, verifique imediatamente se o dinheiro realmente foi depositado, confirme todas as informações do comprovante e redobre a atenção em épocas com alto volume de compras. Além disso, para transações futuras, agendadas ou parceladas, é recomendável preferir o cartão de crédito, que oferece mais garantias contra fraudes.

*Adaptado da publicação original na edição 157 da Bares&Restaurantes

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