Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 67

O mercado de franquias no país continua em expansão, com destaque para o setor de restaurantes de fast food

As grandes redes oferecem assertividade na escolha do ponto, graças a uma análise de mercado rigorosa. Foto: Wikimedia Commonst

O setor de alimentação fora do lar representa 33% na lista com as 50 maiores franquias no Brasil, liderando o ranking feito pelo Associação Brasileira de Franchising (ABF) do 4° trimestre de 2023, destacando-se principalmente pelas redes de fast food.

Oinvestimento em uma franquia pode variar consideravelmente, dependendo da escolha da rede, do porte da unidade e da localização. Em termos gerais, os valores iniciais variam entre R$35 mil e mais de R$1 milhão.

As 5 Principais Franquias:

1. McDonald's

Presente no Brasil desde 1979, a empresa lidera em número de lojas de fast food em operação no país. Com um investimento inicial entre R$2.670 milhões e mais de R$4 milhões, a rede conta atualmente com 2.662 lojas, registrando um aumento de 2,5% em relação ao ano anterior.

2. Subway

Consolidada como a segunda maior rede de fast food segundo a pesquisa da ABF, a empresa está presente no Brasil desde os anos 90. O investimento inicial para abrir uma loja varia entre R$300 mil e R$500 mil, conforme o tipo de loja. A rede conta com 1.574 lojas ativas no país atualmente.

3. Burger King

Presente no Brasil desde 2004, a empresa já contava com cerca de 100 estabelecimentos em 2011. Com 1.331 lojas ativas, a empresa teve um crescimento de 5,7% em relação a 2022. O investimento inicial médio varia de R$2,5 milhões a R$5 milhões.

4. Bob's

Inaugurada em 1952, a Bob's é uma marca 100% brasileira que adotou o modelo de franquias em 1984. Com 1.002 lojas em operação, registrou um aumento de 0,5% em relação a 2022. O investimento inicial varia de R$900 mil a R$1,2 milhões, dependendo do tipo de loja.

5. Chiquinho Sorvetes

Fundada em 1980, a empresa mineira iniciou a expansão de suas franquias em 2010. Com 772 lojas, obteve um aumento de 6,1% em relação ao ano anterior. Especializada em sorvetes, a rede está presente em quiosques em shoppings e lojas únicas em diversas cidades. O investimento para abrir uma loja varia de R$35 mil a R$60 mil.

Investir em uma franquia reduz riscos, pois envolve uma marca já estabelecida e testada no mercado. As grandes redes oferecem assertividade na escolha do ponto, graças a uma análise de mercado rigorosa.

Na decisão de abrir uma franquia, é crucial estar financeiramente preparado para custos operacionais adicionais, como investimentos em marketing, além de despesas obrigatórias como royalties, que, em certas situações, podem implicar participação do franqueado em investimentos suplementares.

Curtiu este conteúdo? Avalie os conteúdos da Abrasel. É rapidinho, são apenas duas perguntas. Obrigado!

Comentários