Pesquisa mostra aumento de 60% dos negócios em comparação com as organizações que não utilizam soluções tecnológicas
Empresas que investem em tecnologia crescem, aproximadamente, 60% a mais em comparação àquelas que descartam esse tipo de investimento, segundo levantamento conduzido pela TNS Research.
O uso de Inteligência Artificial (IA) e Big Data, assim como a implementação de HubSpot e outras ferramentas de CRM, nos processos organizacionais contribui para esse resultado.
Entretanto, o aumento da receita não é a única vantagem. Ainda de acordo com a pesquisa da TNS Research, as organizações que investem nas inovações tecnológicas também otimizam processos, reduzem custos e ganham maior agilidade nas tarefas.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que ao usar as tecnologias, as empresas conseguem ter uma operação mais eficiente. Outro benefício destacado pela entidade é a maior disponibilidade de sistemas e informações.
Ao ganhar processos otimizados pelo uso dessas inovações, as empresas conseguem ter uma comunicação mais abrangente e um acesso mais prático a todas as informações, tanto para lidar com questões internas, quanto externas.
Segundo informações da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o aumento da produtividade é outro aspecto positivo. A automatização e otimização de etapas pode substituir controles manuais, minimizar erros e reduzir o retrabalho, o que torna os processos mais ágeis.
O setor industrial tem dado o exemplo prático dos benefícios de alinhar os processos à tecnologia. O Ranking Nacional da Indústria 4.0 do Instituto Atlas Intel destaca que o uso de inovações aumenta a produtividade em até 38%.
O Sebrae destaca, também, que com a ajuda da tecnologia, as organizações conseguem organizar o banco de dados e oferecer um atendimento personalizado aos clientes, estabelecendo um relacionamento mais duradouro.
Uso de tecnologia requer profissionais qualificados
Para desfrutar dos benefícios das tecnologias, as empresas precisam contar com profissionais qualificados. O especialista em CRM, por exemplo, pode gerenciar e otimizar o uso de sistemas de Customer Relationship Management, indicados para construir um relacionamento sólido com os clientes.
O analista de IA é responsável pela produção, o desenvolvimento e a implantação dessa tecnologia nas empresas. Entre as suas atribuições estão: coleta de dados, desenvolvimento de algoritmos, treinamento de modelos, integração e aplicação de sistemas.
Já o cientista de dados analisa as informações coletadas e têm habilidades para a resolução de problemas mais complexos e a identificação de tendências. Para isso, no dia a dia, usa IA, Big Data e outras soluções.
A busca por mão de obra qualificada tem sido um desafio. Relatório da Google for Startups, publicado no ano passado, estima um déficit de 530 mil profissionais da área de tecnologia até 2025 no país. A estimativa é justificada pelo desequilíbrio entre a demanda do mercado e o número de egressos dos cursos da área.
Adesão à tecnologia no dia a dia
Na rotina de uma empresa, independente do setor de atuação, é comum lidar com uma grande quantidade de dados por dia. As tecnologias podem ajudar a aproveitar as informações de forma estratégica e segura, evitando falhas e descumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Pesquisas apontam que a má gestão de dados pode acarretar perda financeira. De acordo com levantamento da Microsoft 365 Team, 90% dos representantes de vendas associam oportunidades perdidas à incapacidade de aproveitar todas as informações disponíveis.
O Sebrae afirma que as tecnologias são ferramentas que podem ajudar a visualizar os dados de forma clara e objetiva, auxiliando as empresas a traçar estratégias.
A entidade cita como exemplo o uso de softwares no setor de Recursos Humanos, que ajudam a organizar informações dos colaboradores, mapear currículos e agendar entrevistas para contratações. Outro exemplo dado pelo Sebrae é o uso da IA para potencializar processos e facilitar a realização de tarefas em diferentes setores.
Além da busca por mão de obra qualificada, outro desafio para as empresas é a adesão à tecnologia de maneira ética e correta a fim de aproveitar as oportunidades e garantir a segurança das informações, evitando a perda financeira decorrente de multas e sanções pelo descumprimento da legislação ou do mau aproveitamento de dados.