Rachel Carvalhaes, consultora do setor gastronômico, dá algumas dicas
O Dia das Mães está chegando, e muitas pessoas aproveitam a data para comemorar com a família em restaurantes, cafés ou mesmo rotisseries. Por isso, melhorar a gestão e organização do seu estabelecimento é de suma importância para aumentar o faturamento nessa data.
Este ano, de acordo com levantamento feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o faturamento com a data deve atingir R$ 56,5 bilhões no comércio, número que tende a animar não só os varejistas, mas também os empresários da área gastronômica.
A consultora do setor gastronômico Rachel Carvalhaes, diretora da C´est Prêt Consultoria, explica que os donos de restaurantes e demais segmento da área, devem ter muita atenção aos negócios nessa época do ano.
“O Dia das Mães é uma data em que geralmente os estabelecimentos faturam bem, então é preciso cuidados para que, de fato, haja retorno financeiro e o empresário não fique desprevenido, pois há um grande volume de pessoas a serem atendidas, e todas devem sair satisfeitas”.
Tendo já atuado na melhoria da gestão e expansão de mais de 50 empresas de food service, Rachel listou algumas dicas para ajudar os empresários no que fazer e no que deve ser evitado nessa data comemorativa. Veja abaixo.
Dicas do que fazer:
1 – Divulgue o seu restaurante, e nos lugares certos. Uma boa divulgação é de suma importância para que seu estabelecimento seja reconhecido. Até indico fazer um cronograma anual de ações, incluindo, claro, o Dia das Mães, para fomentar as vendas seja em datas comemorativas, ou mesmo no dia a dia.
2 – Faça parcerias: Hoje sabemos que o marketing de influência tem peso muito forte na decisão de escolha das pessoas, então para melhorar suas vendas, faça parcerias com blogs, sites e influenciadores digitais, já que eles conseguem atingir o público que você está buscando.
3 – Prepare sua equipe: É de sua importância ter uma equipe bem treinada para atuar em dias de maior movimentação, como o Dia das Mães.
Além das reservas, que têm que ser muito cuidadosas, e nesse caso indico disponibilizar menos de 70% da sua área para reserva, você tem que se preparar para atender um fluxo muito grande de pessoas, que geralmente vão em grupos e com crianças, em questões de poucas horas.
Então é preciso ter uma equipe muito bem alinhada para atuar nesse dia. Avalie a contratação de freelancers para que tudo flua bem e o seu cliente tenha uma boa experiência.
4 – Aposte na decoração: É muito importante ter uma boa decoração, algo diferenciado no seu espaço, já que além da comida, os clientes querem ser bem recebidos e estão em busca de uma experiência, com lugares aconchegantes.
O que deve ser evitado:
1 – Trocar o cardápio e aumentar o preço: Alguns estabelecimentos trocam repentinamente o cardápio e aumentam o preço antes de datas comemorativas, como o Dia das Mães, achando que vão ter melhor retorno. Não faça isso. Se você já tem clientes que frequentam o seu estabelecimento, isso será notado e será muito desagradável para eles.
2 – Não subestime a data: O Dia das Mães é uma data muito importante e o fluxo de clientes que devem passar pelo seu estabelecimento será muito grande. Por isso, atente-se para sua equipe, para ver se é preciso aumentar colaboradores para a data, já que haverá maior fluxo no preparo, atendimento e organização.
Tudo tem que ser bem calculado para que a experiência do cliente seja realmente prazerosa e ele volte. Vejo muitos estabelecimentos que realmente pecam nesse quesito e acabam não dando conta.
Oferecimento: