Investir em opções veganas no cardápio é uma estratégia que atende à demanda crescente, amplia o público e agrega valor a bares e restaurantes
Em 1º de novembro, o Dia Mundial do Veganismo chama atenção para um estilo de vida que vem ganhando cada vez mais adeptos. No setor de bares e restaurantes, essa é uma oportunidade para empreendedores explorarem o potencial do mercado vegano, que cresce impulsionado por consumidores interessados em alternativas éticas e sustentáveis.
O aumento dessa demanda tem sido registrado a nível global. No Brasil, um terço da população busca opções veganas nos cardápios, dados de uma pesquisa encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira ao Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), realizada em 2021.
Christian Marranghello, consultor internacional de hospitalidade vegana, chama a atenção para a importância da adaptação para que bares e restaurantes possam aproveitar essa demanda.
Incluir opções veganas no cardápio não só permite que o estabelecimento acompanhe as tendências alimentares, mas também pode resultar em aumento nas vendas e em um fortalecimento da marca frente à competitividade do setor.
“O segredo para o sucesso é tratar o cliente vegano com a mesma atenção que qualquer outro, criando um vínculo duradouro”, explica.
Por que ter opções veganas no cardápio?
Pratos à base de ingredientes vegetais são alternativas muito inclusivas, pois opções saborosas com ingredientes de qualidade podem conquistar o público de uma forma geral.
Além de atrair e fidelizar consumidores, alternativas plant-based no cardápio são importantes quando se trata de grupos clientes. Basta uma pessoa ser vegana para que o grupo opte por um estabelecimento que possa atendê-la, fenômeno chamado direito de veto.
Clientes que têm restrições alimentares, como intolerância à lactose, por exemplo, também se beneficiam com cardápios inclusivos, assim como quem “come de tudo” e quer experimentar algo novo.
Lucas Brandão, empresário do setor em Belo Horizonte, acredita que esse é um caminho que reúne empatia e oportunidade de mercado. Proprietário de negócios como a pizzaria Panorama e o Agosto Butiquim, ele conta que as saídas das opções veganas são expressivas.
“Com bons ingredientes, você faz pratos que conquistam os clientes, até mesmo os que também comem carne. Isso cria um vínculo que aumenta até a divulgação no ‘boca a boca’”.
O empresário completa: “é muito importante atender a uma demanda eclética. Esse mercado é cada vez maior, e acredito que oferecer opções veganas seja determinante para a sobrevivência do negócio a longo prazo”.
Além disso, o apelo ético e sustentável das alternativas veganas também fortalece a reputação do negócio, considerando o interesse do público em consumir de marcas alinhadas a práticas de ASG - o que gera um diferencial competitivo.
Como adaptar o cardápio e oferecer pratos veganos de qualidade?
Para adotar um cardápio que contemple o público vegano, é importante considerar alguns passos práticos:
Explore ingredientes locais e sazonais:
Apostar em vegetais frescos e ingredientes típicos da estação não só reduz custos, como agrega um toque de autenticidade ao prato, valorizando a culinária regional.
Há uma ampla variedade de opções de insumos e de preços, que vão desde ingredientes que já fazem parte da cozinha de bares e restaurantes “convencionais” a produtos mais elaborados, como queijos e proteínas.
Repagine pratos tradicionais:
Reformular receitas populares para versões veganas pode ser uma estratégia eficaz. Por exemplo, transformar uma moqueca ou estrogonofe tradicionais em pratos 100% vegetais permite oferecer uma experiência gastronômica diferenciada.
Capacite a equipe para o atendimento e preparo:
Investir no treinamento dos funcionários é essencial. Da cozinha ao salão, a equipe deve estar familiarizada com o conceito do veganismo e os processos adequados de produção dos alimentos.
Dessa forma, eles também estarão preparados para esclarecer dúvidas, o que traz ao cliente mais segurança e transparência nas opções oferecidas.
Vantagens para o negócio
A inclusão de pratos veganos gera benefícios que vão além da expansão do público. Essas alternativas despertam a curiosidade e aumentam o interesse do cliente por novas experiências gastronômicas, o que favorece o fluxo de clientes no estabelecimento.
O Dia do Veganismo, portanto, pode ser um ponto de partida para repensar o cardápio, incorporando pratos inclusivos e que dialoguem com o perfil de público que vem sendo construído.
Adaptar-se a esse movimento é uma forma inteligente de atrair consumidores e, ao mesmo tempo, agregar valor ao negócio, tornando o bar ou restaurante uma referência em sustentabilidade, inovação e respeito às diversas preferências alimentares.