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Observar o comportamento do público e inovar nas estratégias permite transformar dias de baixo movimento em oportunidades de fidelização e engajamento

Por Duda Gomes

Com atenção ao comportamento do público e disposição para inovar, é possível transformar dias de baixo movimento em oportunidades de engajamento e fidelização. (Foto: Divulgação/Cana Cachaçaria)

O setor de bares e restaurantes é um dos mais sensíveis à dinâmica da rotina dos consumidores. Se os finais de semana são marcados por restaurantes e bares lotados e movimentação intensa, os dias úteis costumam ser um verdadeiro desafio para muitos estabelecimentos. A queda no movimento pode impactar o faturamento no setor.

Para reverter o cenário, empreendedores estão encontrando maneiras inovadoras de trazer os clientes para o salão. O proprietário do restaurante do Ver-O-Açai, em Belém (PA), Mauricio Façanha é um exemplo evidente desse movimento.

O empreendedor apostou em uma estratégia competitiva: pagar parte da corrida de aplicativo dos seus clientes. A estratégia rapidamente mostrou resultados positivos no restaurante.

A queda de movimento durante a semana

De acordo com a Pesquisa de Usuários de On Premise (Opus) da NielsenIQ, empresa dedicada a pesquisas de hábitos e tendências dos consumidores, entre os brasileiros que frequentaram bares, restaurantes, cafés e estabelecimentos similares, 48% deles afirmaram ter ido a um desses locais pelo menos uma vez por semana.

Apesar da movimentação assídua do público, empreendedores do setor afirmam que o movimento durante os dias de semana apresenta variações bruscas.

É o que conta Mauricio Façanha; o empreendedor afirma que a queda é sentida no bolso.

A situação piorou quando obras começaram a acontecer próximo ao seu restaurante, impedindo o estacionamento dos clientes. A queda de faturamento durante os dias úteis chegou a 50%.

Solução competitiva

Diante da dificuldade em levar os clientes ao salão durante a semana, Mauricio optou por uma estratégia única: oferecer o pagamento parcial das corridas por aplicativo para quem viesse ao restaurante durante os dias úteis.

“Fizemos uma chamada assim: 'Estamos sem estacionamento no momento, mas se você quer aproveitar durante a semana, venha por corrida de aplicativo que a gente paga até R$10 da corrida.'”, conta o Mauricio.

Essa estratégia, combinando uma ação de marketing, começou a gerar resultados positivos para o empreendedor.

“Algo interessante aconteceu: os clientes começaram a vir por aplicativos, e quando chegavam no restaurante para receber o desconto, muitos diziam que não queriam o valor de volta. Eles vinham apenas pela sinceridade da oferta", afirma Mauricio.

"Hoje, por exemplo, temos 198 lugares e lotamos o restaurante em plena terça-feira”, conclui o empreendedor.

Fidelização e promoções inteligentes

Quem também encontrou estratégias para driblar a dificuldade de levar o público ao estabelecimento nos dias de semana foi o sócio proprietário da Cana Cachaçaria, em São Paulo (SP), Murilo Rocha.

O empreendedor possuí oito meses de casa aberta e viu nas promoções o caminho para levar o público ao seu bar.

“A primeira coisa que fiz para atrair o público foi criar algo além do happy hour tradicional. Lancei o 'Hora da Cana', uma referência ao nome do meu bar", conta Murilo.

"Durante as duas primeiras horas de cada dia, oferecemos drinks em dose dupla, o que tem ajudado a movimentar a casa”, completa.

Em busca de atrair mais clientes durante os dias de baixo movimento, Murilo Rocha, sócio da Cana Cachaçaria, lançou promoções criativas, como a 'Hora da Cana'. (Foto: Divulgação/Cana Cachaçaria)

Além da promoção de dose dupla, o empreendedor também lançou um evento para as quintas-feiras, um dia que ele identificou como tendo baixo movimento.

“Lancei um evento chamado Match Cana para as quintas-feiras, voltado para encontros. A ideia é atrair um público que busca uma atmosfera mais romântica e envolvente e tem funcionado muito bem”, afirma o empreendedor.

A criatividade como solução

As iniciativas criativas de Mauricio e Murilo mostram que a inovação é fundamental para enfrentar os desafios de movimento em dias úteis.

Estratégias que vão além das promoções convencionais e que colocam o cliente no centro da experiência têm se mostrado eficazes para movimentar o negócio em dias de baixo fluxo.

Com um olhar atento ao comportamento do público e uma disposição para experimentar novas abordagens, é possível transformar dias de baixo movimento em oportunidades de engajamento e fidelização.

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