Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 67

Na decisão dos consumidores sobre onde comer, é crucial entender como as redes sociais e ferramentas como Whatsapp Business podem ser utilizadas estrategicamente

Por Carolina Cerqueira

Fotos apetitosas, vídeos atraentes e avaliações positivas dos clientes se tornam elementos decisivos para atrair novos fregueses. Foto: Midjourney

Novos hábitos de consumo e avanços tecnológicos exigem que bares e restaurantes se adaptem às ferramentas digitais, como WhatsApp Business, Página da Empresa no Google(antigo Google Meu Negócio) e redes sociais, como Instagram.

Essas ferramentas tornam-se aliadas indispensáveis na jornada dos estabelecimentos, oferecendo aos empreendedores a oportunidade de expandir seus empreendimentos, fidelizar clientes e construir uma marca forte.

Novos hábitos dos consumidores

Estudos recentes indicam que os clientes estão cada vez mais recorrendo às redes sociais para decidir onde vão comer. Pesquisa do Sebrae revela que 72% dos consumidores brasileiros buscam restaurantes online antes de visitá-los.

Dessa forma, as redes sociais assumem um papel crucial nesse processo, servindo como vitrine virtual para os estabelecimentos. Fotos apetitosas, vídeos atraentes e avaliações positivas dos clientes se tornam elementos decisivos para atrair novos fregueses. Para Lucio Fermoselli, CEO da agência Dale! de marketing digital, a presença digital pode ser o diferencial para o setor de bares e restaurantes, já que o número de usuários conectados cresce diariamente.

“É fundamental, principalmente no contexto atual, estar presente nas redes de forma consistente e persuasiva, com boas imagens, um site que carrega rapidamente e informações fáceis de serem obtidas; esses pequenos detalhes podem fazer toda a diferença para ser a escolha do seu público, que hoje é impactado por muito conteúdo”, reforça Lucio.

Comunicação direta com seus clientes

O WhatsApp Business se destaca como uma ferramenta em ascensão para a comunicação direta com o público. De acordo com dados do próprio WhatsApp, mais de 90% das pequenas empresas brasileiras que usam a plataforma afirmam que ela facilita a comunicação com os clientes e melhora as vendas.

Em recente atualização, os usuários agora podem encontrar estabelecimentos diretamente no aplicativo por meio de uma ferramenta de busca aprimorada. Esta funcionalidade permite que os consumidores pesquisem por negócios locais, visualizem suas informações de contato e até mesmo naveguem por diferentes categorias de produtos e serviços.

A primeira impressão conta

A Página da Empresa no Google é outra ferramenta essencial para qualquer empreendimento que busca aumentar sua visibilidade online e atrair mais clientes. Ao criar e otimizar um perfil na plataforma, os empreendedores garantem que seu estabelecimento apareça nos resultados de busca do Google e no Google Maps.

Lucio reforça a importância de os empreendedores dominarem essas ferramentas, já que fornecem dados relevantes para compreender melhor o público de um negócio.

“É uma ferramenta gratuita e valiosa, pois é o primeiro contato do seu estabelecimento para muitas pessoas e pode influenciar na experiência e decisão. Nela encontramos diversas informações como a quantidade de visitas que os perfis recebem, solicitações de rotas, avaliações, ligações, acessos ao site e imagens publicadas.”

Originalidade nas redes sociais

Instagram se destaca como uma vitrine visual poderosa para bares e restaurantes. Com mais de um bilhão de usuários ativos, a plataforma permite que os estabelecimentos mostrem seu menu e ambiente de forma atraente através de fotos e vídeos de alta qualidade.

Para o empreendedor Joarês Júnior, dono do Maloca Food Cake, a presença no Instagram foi essencial para o crescimento de seu negócio.

“Percebi que as pessoas gostavam de acompanhar como fazíamos nossas coxinhas, por exemplo. Além dos clientes locais, pessoas de cidades próximas, como Mossoró, também seguiam nossa loja. Isso despertou nelas o interesse em conhecer nossos produtos. Através de vídeos e fotos de alta qualidade, e da constância nas postagens, percebi um aumento no interesse do público o que ajudou no crescimento do meu negócio.” relata o empreendedor.

Estratégias de marketing eficientes

Para o CEO da Dale!, os empreendedores podem aplicar algumas estratégias simples para que seus negócios gerem um retorno positivo, usando o modelo AIDA:

Atenção
Sua mensagem vai atrair a atenção, seja com imagens ou vídeos curtos? Se não chamar atenção, a pessoa sairá da publicação antes mesmo de ler sua mensagem;

Interesse
Se conseguir prender a atenção, a pessoa vai ler sua mensagem. Publique conteúdos relevantes e informativos;

Desejo
Com a pessoa lendo sua publicação, esta é a oportunidade de levá-lo para uma ação. Seja seguir você, comentar, acessar o site, fazer uma reserva, compartilhar com um amigo ou querer entrar em contato para mais informações;

Ação
Inclua chamadas para ação claras, como “faça sua reserva agora” ou “peça online”. Assegure que links para reservas e pedidos estejam acessíveis nas postagens.

*Texto adaptado da edição 158 da revista Bares&Restaurantes

Comentários