Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 67

A demanda por produtos veganos e vegetarianos, juntamente com a aplicação da inteligência artificial para otimizar operações são alguns fatores para o contínuo desenvolvimento do setor

A combinação de inovações tecnológicas, mudanças nas preferências dos consumidores e a resiliência dos empresários promete manter o setor dinâmico e vital para a economia. Foto: Midjourney

O mercado de foodservice, abrangendo toda a cadeia de alimentação preparada fora do lar, é vital para a economia brasileira. De pequenos empreendimentos familiares a grandes redes, o setor mostra crescimento contínuo e diversas transformações.

Estudos organizados pela Gouvê apresentam dados relevantes sobre o número de estabelecimentos, impacto da inflação, tendências de consumo e expectativas de crescimento para 2024, destacando otimismo e desafios enfrentados pelos empresários do setor.

Panorama Atual

O Instituto Foodservice Brasil (IFB) e a Driva, empresa de inteligência de mercado que ajudam empresas dos mais diversos segmentos a crescer revelam que, entre julho e outubro de 2023, o Brasil contava com 1,6 milhão de estabelecimentos. Lanchonetes lideravam com 227 mil pontos, seguidas por bares com 144,36 mil unidades.

Além disso, a pesquisa Crest, da Mosaiclab e IFB, indica uma queda de 5% nas refeições fora de casa no segundo trimestre de 2023, totalizando 3,1 bilhões de visitas e um gasto de R$ 59,9 bilhões. Apesar da pandemia ter reduzido o faturamento em 2020, o setor recuperou-se em 2021 e 2022, estabilizando-se em 2023 com um crescimento modesto de 1%.

Tendências de Consumo

O segmento de produtos veganos e vegetarianos, que cresceu significativamente entre 2018 e 2019, experimentou uma desaceleração durante a pandemia. Mesmo assim, a demanda por opções plant-based continua, impulsionada por consumidores flexitarianos.

Outra tendência é a alta gastronomia que visa trazer mais sofisticação e variedade aos cardápios.

Impacto da Inteligência Artificial

A inteligência artificial (IA) está revolucionando o setor, melhorando desde a gestão de produção até a relação com consumidores. A IA permite prever comportamentos, otimizar processos e personalizar a experiência do cliente, embora enfrente desafios éticos e preocupações sobre a desumanização do atendimento.

O setor no Brasil mostra um cenário de recuperação e crescimento, apesar dos desafios econômicos e operacionais. A combinação de inovações tecnológicas, mudanças nas preferências dos consumidores promete manter o setor dinâmico e vital para a economia.

Assim, bares e restaurantes, em particular, podem aproveitar essas tendências e estratégias para se destacar e prosperar no competitivo mercado de alimentação fora do lar.

*Conteúdo feito com informações do blog Gouvêa

gif_o_cafe_e_a_conta.gif

Comentários