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O autoatendimento está se consolidando como uma ferramenta essencial para a eficiência e o crescimento de bares e restaurantes

O autoatendimento possibilita uma alocação mais estratégica do pessoal, tornando o atendimento mais ágil e eficiente. Foto: Midjourney

O autoatendimento é uma tendência crescente em restaurantes. Cardápio digital QR Code, aplicativos, comanda eletrônica, totens de autosserviço e meios de pagamento inovadores são algumas das tecnologias que passaram a fazer parte da rotina dos estabelecimentos, proporcionando mais autonomia e comodidade aos clientes.

Se você está pensando em modernizar o seu negócio, conheça as possibilidades e entenda todas as vantagens do autoatendimento para restaurantes neste artigo!

A tendência do autoatendimento em restaurantes

Como o nome sugere, o autoatendimento nos restaurantes é quando os próprios clientes estão no controle do serviço, ou seja: não precisam aguardar o garçom trazer o cardápio, nem para fazer o pedido e até mesmo para pagar.

Para isso, são utilizadas soluções como cardápios digitais QR Code, tablets ou totens de autoatendimento, por exemplo. Desta forma, os clientes têm mais autonomia e flexibilidade durante a experiência gastronômica.

Em um primeiro momento, havia muito receio e resistência em relação ao uso dessas tecnologias, mas hoje elas já são bem aceitas e foram incorporadas à rotina de diversos estabelecimentos do varejo, inclusive bares e restaurantes.

Essa popularização foi impulsionada principalmente pelas restrições impostas pela pandemia de COVID-19, que forçou muitos negócios a digitalizar processos. Agora, os clientes já estão habituados com as tecnologias e muitos preferem o autoatendimento porque é mais rápido e conveniente.

Principais tecnologias de autoatendimento para restaurantes

Há diversas formas de adotar autoatendimento em restaurantes. Enquanto alguns estabelecimentos oferecem uma experiência de autosserviço completa, outros utilizam soluções pontuais que contribuem para uma melhor eficiência operacional.

Conheça a seguir as principais formas de incluir autoatendimento em restaurantes!

Totem de autoatendimento

Os totens de autoatendimento são uma solução de autosserviço completo. Esses equipamentos ficam disponíveis para que os clientes acessem o menu, façam o pedido e pagamento, tudo sem precisar da ajuda de um atendente.

É mais utilizado por restaurantes fast food, mas também pode ser uma boa opção para estabelecimentos que entregam o pedido pronto no balcão ou bares para servir chopes, por exemplo.

Tablets na mesa

Os tablets funcionam de forma semelhante ao totem de autoatendimento. Como são dispositivos menores, podem ser utilizados direto na mesa ou balcão, por exemplo, o que dá maior comodidade aos clientes.

Eles podem navegar pelo cardápio e fazer o pedido, que é enviado diretamente para a impressora de pedidos ou sistema KDS na cozinha.

Cardápio digital QR Code

Esse é um dos tipos mais populares de autoatendimento. Os restaurantes têm um código QR Code na mesa para que o cliente possa acessar o cardápio digital sem precisar aguardar pelo garçom.

Para isso, basta utilizar a câmera de um smartphone para fazer a leitura do código e obter o link de visualização do menu. Em poucos segundos, o cliente pode navegar pelo cardápio e encontrar os itens que deseja.

Aplicativos

Os aplicativos são outra forma de viabilizar o autoatendimento para restaurantes. Os clientes podem instalar no próprio smartphone para realizar o autoatendimento ou acessar pela web por meio de um QR Code.

Cada aplicativo tem as suas funcionalidades: cardápio, pedido, comanda, pagamento, programa de fidelidade, entre outros.

Self check-out e pagamento

Outra solução muito utilizada em bares e casas noturnas são os totens de autoatendimento para self check-out.

Os clientes utilizam comandas eletrônicas cashless, com tecnologia NFC, para consumir durante a noite. Ao final, eles mesmos podem encerrar a comanda e pagar utilizando o totem e a maquininha de cartão integrada.

5 vantagens de adotar o autoatendimento em restaurantes

Além de reduzir os custos operacionais, as soluções de autoatendimento trazem mais eficiência para os restaurantes em diversos aspectos. Entenda a seguir as principais vantagens!

1 - Redução de filas e espera

Com os totens e outras soluções de autoatendimento, os clientes conseguem fazer seus pedidos de forma independente, o que ajuda a diminuir as filas e reduzir o tempo de espera, melhorando a experiência geral.

2 - Menos erros nos pedidos

Os pedidos feitos diretamente pelos clientes tendem a ter menos erros de comunicação, já que o próprio consumidor escolhe e personaliza seu pedido, sem intermediários. Isso reduz os estornos e desperdícios de alimentos.

3 - Maior produtividade da equipe

O autoatendimento libera a equipe para focar em outras tarefas, como o preparo dos pratos e a interação com os clientes de forma mais personalizada. Isso ajuda a manter um serviço mais ágil, mesmo em horários de pico.

4 - Aumento da receita

As tecnologias de autoatendimento muitas vezes incluem sugestões de upselling e cross-selling, incentivando os clientes a adicionar itens extras ao pedido. Essa prática pode aumentar o ticket médio de forma significativa.

5 - Flexibilidade e atualização fácil

Com cardápios digitais e sistemas integrados, é possível atualizar o menu de forma ágil, ajustando preços e disponibilizando novos pratos com rapidez. Essa flexibilidade é importante para se adaptar a mudanças de mercado e preferências dos clientes.

Com tantas vantagens, o autoatendimento está se consolidando como uma ferramenta essencial para a eficiência e o crescimento de bares e restaurantes.

A adoção dessas tecnologias não só atende às expectativas dos clientes por praticidade, agilidade e autonomia, como também ajuda os estabelecimentos a reduzir os custos operacionais e otimizar processos.

Portanto, para se manter competitivo no mercado, é importante que os gestores avaliem as soluções de autoatendimento mais adequadas para o modelo de negócio e as implementem de forma estratégica.

*Conteúdo produzido pela EPOC.

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