Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 67

Desde de aplicativos de entrega até a adoção crescente do PIX como método de pagamento preferencial, confira algumas tendências para o mercado de bares e restaurantes para o ano

Os negócios que se adaptarem a essas tendências estarão mais bem preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do mercado. Foto: Freepik

O setor de bares e restaurantes está em constante transformação,e as tendências para 2024 apontam para uma maior ênfase em conveniência, inovação e sustentabilidade.
Segundo a empresa de consultoria Food-se, que publicou em uma série de posts via Instagram, essas são algumas das tendências que devem ter maior destaque no ano e é importante para você empreendedor se manter atualizado para se manter na concorrência.

A comodidade digital é o futuro
O investimento em presença online é considerado a base para o sucesso no mercado. Plataformas como sites, aplicativos e redes sociais desempenham um papel crucial na interação com os clientes. Além disso, ferramentas que integram plataformas de entrega e compras são essenciais para proporcionar uma experiência fluida e conveniente aos consumidores.

Gestão integrada
Sistemas integrados para facilitar as operações valem o investimento, já que irão otimizar os processos como pedidos, controle de estoque e folha de pagamento. A precisão e agilidade proporcionadas por essas soluções são cruciais para fidelizar clientes e garantir a satisfação em todas as etapas da jornada do consumidor.

Para Vanessa Huguinin, fundadora e estrategista de marcas da Food-se, “os sistemas em geral, que facilitem operações são um ótimo custo benefício”. E ainda completa, “os negócios que se adaptarem a essas tendências estarão mais bem preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do mercado.”

Para Vanessa Huguinin, fundadora e estrategista de marcas da Food-se é importante que os bares e restaurantes se tornem mais ágeis e dinâmicos com as novas tendências e ofertas do mercado

Experiência do cliente
A tecnologia desempenha um papel central na criação de uma experiência do cliente memorável. Cardápios digitais, pedidos por aplicativos e mesas interativas são inovações que não apenas modernizam o serviço, mas também contribuem para pedidos precisos e entregas rápidas. A satisfação do cliente é impulsionada pela integração de tecnologia em todos os pontos de contato

Alimentação saudável
A alimentação saudável é uma tendência que vem crescendo nos últimos anos, e deve se consolidar ainda mais em 2024. Restaurantes que oferecem alternativas mais nutritivas estão se destacando e conquistando uma base de clientes preocupada com seus hábitos alimentares.

Restaurantes sustentáveis
A preocupação ambiental tornou-se uma prioridade para os consumidores, e restaurantes que adotam práticas sustentáveis estão ganhando destaque. Incentivar a redução de lixo, desperdício de alimentos e água não apenas atrai clientes conscientes, mas também alinha os negócios com valores ambientais essenciais.

Refeições ao ar livre
Com a pandemia transformando as preferências dos consumidores, ambientes ao ar livre tornaram-se uma tendência em ascensão. Restaurantes que oferecem espaços abertos e agradáveis são valorizados pelos clientes que buscam experiências gastronômicas seguras, agradáveis e descontraídas.

Delivery e Pix
O delivery e o take away devem se consolidar como nunca em 2024. Além das opções, a quantidade de usuários desses aplicativos aumentou consideravelmente após a pandemia e se mantém em crescimento, e portanto, a concorrência também.

O Pix, o modo de pagamento que revolucionou o mercado e conquistou os consumidores, virá com tudo esse ano. Quem não se adaptar, perderá chances de conquistar possíveis clientes.

Vanessa ainda acrescenta que com a crescente concorrência, é importante que os bares e restaurantes se tornem mais ágeis e dinâmicos com as novas tendências e ofertas do mercado. “Como costumo dizer, é essencial evitar que o café esfrie, ou seja, manter-se ativo e inovador para atrair e reter clientes.”

Comentários