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A forma como se monta o cardápio é essencial, afinal é por meio dele que o cliente vai ter a primeira impressão do que o seu restaurante é capaz de oferecer

A disposição das informações no cardápio é fundamental para que o cliente não fique confuso e encontre facilmente o que deseja. Foto: Freepik

Você já parou para pensar que um dos motivos para o seu restaurante não estar lucrando como esperado pode ser pela falta de um cardápio estratégico?

Ainda não? Então chegou a hora de reavaliar a forma que o seu cardápio foi idealizado, pensando em como torná-lo atrativo para que ele possa não só impactar positivamente o seu negócio, mas também se tornar uma parte da experiência do cliente ao visitar o seu restaurante.

Por que montar um cardápio estratégico?

Um cardápio pode até parecer, mas não deve ser entendido como apenas uma lista de pratos. É por meio dele que o cliente vai ter a primeira impressão do que o seu restaurante é capaz de oferecer. O ambiente pode estar impecável e o atendimento exemplar, no entanto, sem uma estratégia assertiva em seu cardápio, seu cliente pode acabar com todas as expectativas e ir embora até mesmo sem pedir.

Por isso, montar um cardápio estratégico é fundamental para estimular a criatividade do cliente, instigá-lo a fazer seu pedido e, claro, continuar pedindo até a sobremesa — e quem sabe o cafézinho.

Quer saber como fazer tudo isso? Continue lendo para aprender como fazer um cardápio passo a passo.

Como fazer um cardápio estratégico?

Agora que você entende a importância de um cardápio estratégico, nada mais justo que aprender como fazê-lo. Confira as principais dicas que o Grandchef separou para você.

Passo 1: Entenda sua linguagem e aplique seu estilo

Se o seu restaurante fosse uma pessoa, como ele falaria? Esta pergunta pode parecer engraçada em um primeiro momento, mas é um excelente ponto de partida para entender a sua linguagem e conseguir aplicar um estilo para a sua comunicação.

Ainda na dúvida? Dê uma olhada na concorrência. Quais negócios você admira? O que você curte ver por aí? Tudo isso pode te auxiliar a entender como você quer se comunicar com os clientes pelo cardápio e, até mesmo, pelas redes sociais.

Passo 2: Precifique seus itens e organize-os em categorias

A disposição das informações no cardápio é fundamental para que o cliente não fique confuso e encontre facilmente o que deseja. O preço deve estar em destaque, próximo ao nome do prato e atualizado. Se possível, é preferível ainda colocar a variação para pratos individuais, em combo ou tamanho.

Já para a organização dos pratos, o ideal é que eles sejam divididos por categorias de consumo, como:

• Entradas;
• Saladas;
• Pratos principais;
• Acompanhamentos;
• Sobremesas;
• Bebidas.

Para bebidas, é importante também separá-las entre "alcoólicas e não alcoólicas" e, quando necessário, distinguir as opções quentes das que são servidas geladas ou em temperatura ambiente.

E caso seu restaurante sirva mais de estilo gastronômico, você também pode dividi-lo dessa forma. Em uma padaria, por exemplo, ao invés de optar por classificar os pratos como principais, você pode separá-los em “lanches” e “pizzas”.

Passo 3: Faça descrições que chamem atenção

Ao pensar em descrições, é comum que venha à cabeça o nome do prato e os ingredientes, não é mesmo? Isso não está errado, mas não precisa ser tão simples assim. Você pode elaborar nomes criativos e que estejam relacionados ao consumo do produto, a ambientação do seu estabelecimento ou até mesmo criando histórias com eles.

Por exemplo, ao invés de colocar um hambúrguer como “X-alcatra” você pode pensar em um trocadilho. Se o seu restaurante for temático de música você pode chamá-lo de Paul McCarne, fazendo uma referência ao cantor-compositor. Ou quem sabe chamar um hot dog de Dog Marley. Deixe a criatividade solta!

Já nas descrições, detalhe todos os ingredientes utilizados no preparo. Além de deixar claro o que será consumido, isso auxilia clientes que possuem alguma restrição alimentar ou preferência de consumo, portanto, sinalize quando houver glúten, lactose e se for uma opção vegetariana ou vegana.

E para dar aquele toque final, destaque os diferenciais ou modos de preparo capazes de dar água na boca. Use palavras como “salpicado” e “caseiro” para tornar os pratos ainda mais atraentes. Só não se esqueça: a criatividade é importante, mas os títulos, subtítulos e descrições dos produtos devem ser de fácil leitura e compreensão.

Passo 4: Pense no design e seja criativo

O design também pode ser criativo e incorporar a ambientação do seu restaurante, pensando na identidade visual como um todo, e não como algo à parte.

Por isso, antes de botar a mão na massa, pesquise pelas preferências do público-alvo, referências de mercado e pense e elenque elementos que são fundamentais para representar o seu negócio, levando em consideração o estilo do seu restaurante e a gastronomia.

Ao reunir todas as informações, você provavelmente já terá visualizado em sua cabeça um design diferenciado e criativo com a cara do seu estabelecimento.

Passo 5: Integre com um sistema de restaurante

A última etapa — mas não menos importante — é integrar o seu cardápio com um sistema para restaurantes, como o grandchef. Ao integrá-lo, você consegue fazer alterações no cardápio sempre que precisar e quantas vezes quiser, sem gastar com impressões nem envolver terceiros durante o processo. É o jeito mais simples e econômico de manter seu cardápio em dia.

Você também consegue encaminhar os pedidos feitos pelo cardápio digital diretamente para a cozinha, evitando o deslocamento constante do garçom para que ele possa oferecer um atendimento de excelência.

Para quem também trabalha com delivery, é possível encaminhar o cardápio digital ao cliente pelas redes sociais para que ele faça o pedido e você tenha o controle de forma prática e eficiente.

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