Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 67

A taxa tem como objetivo complementar o salário dos profissionais do estabelecimento, como garçons, cozinheiros e baristas

A legislação, conhecida como Lei da Gorjeta, estabelece que todo o valor arrecadado com a taxa deve ser destinado aos empregados, sendo a forma de distribuição definida em convenção coletiva com a participação dos trabalhadores. Foto: Freepik

A taxa de serviço em restaurantes é uma porcentagem adicional acrescentada à conta do cliente como gratificação pelos serviços prestados, sendo comummente conhecida como os "10%". Essa taxa tem como objetivo complementar o salário dos profissionais do estabelecimento, como garçons, cozinheiros e baristas. No entanto, é importante destacar que a taxa de serviço não é obrigatória, e o cliente tem a liberdade de decidir se deseja pagá-la ou não.

A legislação, conhecida como Lei da Gorjeta, estabelece que todo o valor arrecadado com a taxa deve ser destinado aos empregados, sendo a forma de distribuição definida em convenção coletiva com a participação dos trabalhadores.

Calcular a taxa de serviço é simples, pois ela é aplicada como uma porcentagem fixa sobre o valor total do consumo do cliente. Após o pagamento, o valor arrecadado deve ser repassado integralmente aos funcionários, porém, é necessário descontar os encargos trabalhistas e previdenciários. A divisão desse montante entre os colaboradores deve seguir as regras estabelecidas pelo sindicato da categoria.

Lidar com a taxa de serviço de maneira eficiente e justa requer algumas boas práticas por parte dos estabelecimentos. A transparência é fundamental, informando claramente aos clientes sobre a taxa e deixando claro que é opcional.

Além disso, garantir um serviço excepcional é uma forma de assegurar que os clientes estejam dispostos a pagar a taxa. A justiça também é importante, e o método de divisão entre os funcionários pode ser acordado igualmente ou considerando critérios como envolvimento no serviço ao cliente.

Escutar o feedback dos clientes é relevante, pois algumas pessoas preferem a taxa de serviço como uma forma mais fácil de gratificar o serviço, enquanto outras preferem ter a liberdade de decidir quanto deixar de gorjeta. Adaptar as políticas conforme necessário é uma forma de melhor atender às expectativas dos clientes e funcionários.

*Com informações de Blog Alelo.

Oferecimento:

Comentários