Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 67

A relação de bem estar e trabalho estão diretamente conectados e garantir uma boa satisfação de seus funcionários gera maior produtividade

"As organizações que investem na qualidade de vida tendem a ter uma melhor produtividade por parte de seus funcionários", diz Paulo Jelihovschi, líder de gente e experiência do usuário da Abrasel. Foto: Freepik

Chamada de QVT, a Qualidade de Vida no Trabalho é um indicador que une a produtividade do trabalhador aos bons resultados da empresa, por meio da promoção da satisfação pessoal e profissional do funcionário no ambiente de trabalho.

A retenção de talentos e a promoção de um ambiente organizacional saudável são apenas algumas das consequências benéficas. A aplicação de técnicas voltadas para a satisfação e crescimento profissional dos colaboradores, que visam atender às suas necessidades individuais, resulta em uma melhoria na qualidade de vida pessoal e profissional.

Benefícios para o empreendimento:

1. Maior engajamento das equipes: equipes mais satisfeitas se sentem valorizadas, resultando em maior engajamento e também na melhora no desempenho, relacionamento com clientes e resultados da empresa.

2. Redução da rotatividade de funcionários: proporcionar um ambiente saudável contribui para melhorar a taxa de rotatividade. Investimento em treinamento e valorização das competências reduzem custos e retêm talentos, uma vez que o funcionários é valorizado e tem oportunidades de crescimento profissional.

3. Melhora na saúde do trabalhador: um ambiente desagradável impacta na saúde e produtividade. Proporcionar condições saudáveis, reduzir o absenteísmo e doenças laborais e resulta em profissionais mais felizes, motivados e produtivos gerando um impacto positivo nos lucros e na rentabilidade da empresa.

Como Implementar:

1. Abrir espaço para o Diálogo: o diálogo aberto e horizontal entre colaboradores é fundamental. Um meio é feito através da coleta de feedbacks para implementar melhorias e fazer os profissionais se sentirem valorizados.

2. Incentivar as pausas: pausas são essenciais para repor energias, podem ser feitas pequenas pausas durante o horário de trabalho para manter foco e concentração e diminuir o estresse que pode ser causado pelo cansaço.

3. Incentivar a motivação e o desempenho profissional: a implementação de dinâmicas, orientações profissionais e estabelecimento de metas personalizadas, através de investimentos no treinamento e desenvolvimento da equipe são estratégias importantes para que o funcionário se sinta valorizado na equipe.

"As organizações que investem na qualidade de vida tendem a ter uma melhor produtividade por parte de seus funcionários. Equilibrar saúde e produtividade nas organizações é uma arte, e cada organização deve encontrar o seu caminho nesse sentido", diz Paulo Jelihovschi, líder de gente e experiência do usuário da Abrasel.

"As melhores iniciativas para se investir na qualidade de vida são de graça. Promover boas conversas, criar ambientes seguros, em que há o crescimento e aprendizado contínuo não requerem investimento financeiro, e trazem resultados excepcionais. Vale a pena iniciar essa jornada, com um pequeno passo que seja, e a evolução virá dia após dia", completa.

Pequenas investimentos e iniciativas são essenciais para melhorar a qualidade de trabalho do trabalhador e assim resultar em melhores atendimentos e até retenção de clientes, já que um atendimento de qualidade é sempre valorizado pelo consumidor.

*Conteúdo feito com informações do Blog Alelo

Comentários