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O especialista em desenvolvimento de negócios discute as estratégias que facilitam a ação do empreendedor e o ajudam a desenvolver seu negócio por meio do e-commerce

Marcelo Fischer discute estratégias de e-commerce no 34º Congresso Abrasel. Foto: Divulgação

O modelo de negócio em que as transações comerciais são realizadas inteiramente de maneira virtual é denominado e-commerce. É sobre este comércio eletrônico que o líder da operação de negócios da Shopify no Brasil, Marcelo Fischer, discute em sua palestra no 34º Congresso Abrasel.

O ponto de partida para compreender o alcance do e-commerce é observar o ambiente virtual que as empresas oferecem ao seu consumidor. Há diversos pontos de contato atualmente, o que torna a jornada do cliente cada vez mais complexa.

“O futuro do e-commerce é descentralizado. Não está necessariamente na página de uma loja online ou no canal de whatsapp onde posso fazer vendas. Está nos diversos pontos de contato que o consumidor navega para conhecer, ter recomendações, e comprar”, explica Marcelo.

Ele chama a atenção para a importância de se ter uma estrutura de página bem definida: “o canal onde o catálogo está inserido deve redirecionar o cliente até a página onde ele poderá efetuar a compra”, afirma.

O e-commerce dá à marca a oportunidade de contar sua história e criar uma comunidade própria, ampliando seus resultados. É um hub que propicia um começo simples e de baixo custo ao empreendedor.

Segundo Marcelo, cometer enganos atualmente é mais barato, mas o método da tentativa e erro já está ultrapassado e não deve ser priorizado. A seleção do melhor canal para a empresa se estabelecer e se posicionar, por exemplo, é identificada através da voz do próprio cliente.

Também é interessante fazer uso de ferramentas online para traçar o tráfego sócio demográfico e localizar o perfil do público.

Iniciar um relacionamento com o cliente e captar dados relativos aos produtos que ele consome e suas formas de pagamento preferidas são ações importantes para que a empresa possa oferecer produtos que estejam alinhados com o interesse desse cliente, gerando anúncios personalizados.

O cliente de alta recorrência tem valor significativo e, para identificá-lo, é preciso ter esses dados.

Marcelo também aborda as DNVBs, sigla em inglês para digitally native vertical brands (marcas verticais digitalmente nativas, em tradução livre). Essas empresas apresentam particularidades desde sua fundação até a forma como operam.

Elas surgem diretamente no ambiente online e têm controle do produto ou serviço oferecido desde a origem até a experiência final do consumidor, e seu modus operandi é totalmente baseado no e-commerce.

Esse e outros conteúdos você encontra no site da revista Bares & Restaurantes, com uma cobertura completa do Congresso Abrasel!

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