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Um dos desafios mais comuns na gestão de franquias de restaurantes e grupos gastronômicos é que cada loja utiliza um sistema diferente, o que dificulta o acompanhamento e análise dos resultados

McDonalds é a maior franquia de alimentação fora do lar do mundo, com mais de 40 mil lojas em 119 países.

A gestão de franquias e grupos gastronômicos requer uma coordenação eficaz entre as múltiplas unidades que, muitas vezes, estão espalhadas por diferentes localidades. Isso torna o gerenciamento do negócio ainda mais complexo.

Além de manter um padrão de qualidade, é preciso garantir a consistência da marca e, ao mesmo tempo, agir de forma estratégica para alcançar bons resultados. Para isso, a centralização dos dados em um único sistema é fundamental.

Neste artigo, entenda a importância de unificar a gestão das suas lojas e como isso pode contribuir para impulsionar o crescimento do seu negócio. Acompanhe!

Desafios na gestão de franquias e grupos

Um dos desafios mais comuns na gestão de franquias de restaurantes e grupos gastronômicos é que cada loja utiliza um sistema diferente, o que dificulta o acompanhamento e análise dos resultados.

Com dados descentralizados e inconsistentes, os administradores acabam perdendo visibilidade e controle do negócio. Isso tem diversas consequências negativas: eleva os custos operacionais, reduz a lucratividade, aumenta os riscos de fraudes e prejudica a saúde financeira.

Em um mercado tão competitivo, sai na frente quem consegue utilizar os dados de maneira inteligente, identificando oportunidades e tomando decisões estratégicas com embasamento. Não à toa, o Business Intelligence é uma tendência no setor.

Para isso, escolher um sistema para restaurante que possibilita centralizar os dados em uma única plataforma é a melhor solução. Entenda quais as vantagens a seguir!

Por que é importante centralizar dados?

Unificar a gestão das lojas em um único sistema é vantajoso porque os dados são centralizados. Além de evitar os desafios citados anteriormente, isso também traz outros benefícios para o negócio. Saiba mais a seguir!

Maior eficiência operacional

Em vez de utilizar diversos sistemas diferentes, sua franquia ou grupo utiliza uma só plataforma, o que torna os processos e fluxos de informações mais fluidos, confiáveis e eficientes.

Dessa forma, o franqueador pode monitorar e padronizar seus processos em todas as unidades, garantindo que todas sigam as diretrizes estabelecidas e mantenham o mesmo padrão de qualidade da marca.

Facilidade na tomada de decisões

Quando cada loja da rede utiliza um sistema diferente, a tomada de decisões estratégicas para o grupo se torna mais complexa e demorada. Afinal, é preciso avaliar diferentes relatórios, cada um gerado conforme os critérios do sistema utilizado (que, geralmente, diferem entre si).

Centralizar os dados facilita a coleta, análise e interpretação de informações essenciais, como resultados de vendas, preferências dos clientes, desempenho das unidades e eficiência dos processos operacionais, como a gestão de estoque, por exemplo.

Com isso, os gestores podem identificar tendências, prever demandas e ajustar suas estratégias em tempo real, com muito mais agilidade e segurança. Esse pode ser um grande diferencial competitivo para o negócio.

Análises comparativas

Utilizando a mesma plataforma em todas as unidades do grupo, também é possível fazer análises comparativas com muito mais facilidade, aplicando Business Intelligence (BI) para potencializar os resultados.

Por exemplo, se uma determinada campanha de marketing teve sucesso em uma unidade específica, esses dados podem ser compartilhados rapidamente com as demais unidades, permitindo que a estratégia seja replicada em toda a rede.

Além disso, a centralização de dados auxilia na identificação de problemas antes que eles se tornem críticos. Se uma unidade está apresentando queda nas vendas ou aumento nos custos operacionais, o franqueador pode agir rapidamente, oferecendo suporte e implementando ações corretivas de forma ágil e eficiente.

Visibilidade e transparência dos resultados

Controlar os custos, maximizar a rentabilidade e garantir que cada unidade opere dentro dos parâmetros financeiros estabelecidos exige precisão e rigor da administração do grupo.

Com um sistema unificado, é possível ter uma visão abrangente e detalhada do desempenho da rede como um todo e de cada unidade, acessível de qualquer lugar, com informações atualizadas e confiáveis.

Dessa forma, a administração pode monitorar os indicadores-chave de desempenho (KPIs), como margem de lucro, custo de mercadoria vendida (CMV) e ticket médio, permitindo ajustes rápidos e precisos quando necessário.

Mais poder de negociação

Centralizar a gestão da rede ou grupo em um único sistema também é essencial para obter mais poder de negociação com parceiros, fornecedores e investidores. Afinal, é possível gerar relatórios completos e detalhados, entregando todas as informações necessárias para comprovar o desempenho do negócio.

Com isso, além de se tornar mais competitivo no mercado, também é possível identificar oportunidades de economia de escala, negociar melhores condições com fornecedores e implementar políticas de controle de custos de maneira uniforme em todas as unidades.

Portanto, centralizar a gestão não é apenas uma questão de conveniência, mas uma necessidade estratégica. Em um mercado onde a eficiência e a consistência são fundamentais para o sucesso, unificar os dados se torna uma ferramenta indispensável para garantir que a franquia se mantenha competitiva, lucrativa e em constante crescimento.

*Conteúdo produzido com informações do blog da EPOC.

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