Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 67

Pretagonismo na gastronomia é o foco do Festival, que contará com premiação e ampla programação gratuita, com música, palestras e boa comida


A ideia do Festival surgiu após a realização da primeira edição do Prêmio Gastronomia Preta, em 2022, quando foi muito bem recebido pelo público e pela mídia especializada.

O Festival Gastronomia Preta, que acontecerá no CCBB RJ e na Praça da Pira, nos dias 25 e 26 de novembro de 2023, é um evento pensado para que as pessoas pretas assumam seus papéis de destaque por meio da culinária.

O evento gratuito possui diversas atividades:

• Dentro do CCBB, será montada a Cozinha Show Benê Ricardo, espaço que receberá chefs como Katia Barbosa, Aline Guedes e Paulo Rocha, que vão preparar pratos ao vivo para o público, convidado a saborear as iguarias ao final;

• O Ciclo de Debates Mussum, com mesas redondas em que profissionais pretos de diversas áreas debatem sobre raça, diversidade e gastronomia, com nomes como Rochelly Rangel, Edson Leite e Lucas Corazza;

• O Espaço Omô, conduzido pelo movimento Mães Negras do Brasil, que contará com jogos de tabuleiro africanos e uma roda de conversa sobre “Alimentação do Futuro”, envolvendo as mães na abordagem sobre o ODS 2 e a realidade da insegurança alimentar no país.

Na Praça da Pira, será montada uma Praça de Alimentação para receber expositores de alimentos e bebidas que evidenciam a pluralidade da gastronomia preta brasileira; e um palco, com shows e a cerimônia de entrega do Prêmio Gastronomia Preta, que colocarão o público para sambar e se emocionar.

“Em um ambiente que ainda é marcado pelas disfunções de uma sociedade que é estruturalmente racista, evidenciar pessoas pretas em seus diferentes postos de trabalho é preciso – e por isso em tão pouco tempo o movimento Gastronomia Preta tem gerado reflexões na mídia e nos profissionais antirracistas", diz o responsável e criador do Festival, o pesquisador e professor Breno Cruz, conhecido nas redes sociais como Preto Gourmet.

"Possibilitar que profissionais pretos e pardos tenham destaque ainda é algo que temos que lutar em função de uma área fortemente marcada pelo eurocentrismo e pelo apagamento das pessoas pretas. É importante falar de sucesso”, completa Breno.

A ideia do Festival surgiu após a realização da primeira edição do Prêmio Gastronomia Preta, em 2022, quando foi muito bem recebido pelo público e pela mídia especializada.

O retorno trouxe a percepção de que um evento com essas características preenchia uma lacuna, mas que a premiação não era suficiente para dar conta da gastronomia como artefato cultural, que era necessário se expandir para outras expressões da cultura preta, como a música, as conversas, os encontros, e refletir sobre a diversidade também dentro desse ramo profissional.

Também por esses motivos, parte importante do Festival é a formação profissional. O curso ‘’Pretonomia - formação profissional em Alimentos, Bebidas e Hospitalidade’’, realizado em parceria com a UFRJ, MPT-RJ e Hilton Copacabana trouxe impacto social e pretagonismo aos trabalhadores do ramo gastronômico, contemplando 21 pessoas da região metropolitana do Rio de Janeiro (RJ).

O Prêmio Gastronomia Preta vai celebrar os melhores profissionais da Gastronomia em todo o Brasil, com a revelação dos ganhadores em 26 categorias e três homenagens.

Prêmio Gastronomia Preta 2023

O Prêmio Gastronomia Preta 2023 tem como tema “Mulheres Pretas” em 2023. Em sua segunda edição, seu objetivo é evidenciar a presença feminina na Gastronomia e suas potências como pessoas e como profissionais. São 26 categorias e a categoria “Chef” esse ano classificou apenas mulheres como finalistas.

“O conceito de equidade de gênero tem que sair do papel e por isso essa categoria em 2023 considerou apenas mulheres” – afirma seu criador, Preto Gourmet. As categorias do prêmio consideram não somente profissionais de cozinha, mas todos e todas as profissionais que fazem uma experiência gastronômica acontecer.

O prêmio se torna plural também por apresentar categorias singulares como:

• Merendeira

• Pesquisadora

• Fotógrafo

• Com Dendê (que valoriza a influência de África por meio da Bahia)

• À Mineira (que concederá bolsas de estudo em um curso técnico em Gastronomia em Belo Horizonte para os finalistas que são de Minas Gerais);

• Coletivo Pretagonista (que reforça a importância dos coletivos com recorte racial);

• Futuro(a) Chef – que busca reconhecer a importância da formação profissional em cursos profissionalizantes ou do ensino superior.

A cerimônia de entrega aos vencedores acontece no dia 26 de novembro, a partir das 17h30, no palco do Festival Gastronomia Preta, conduzida pelos chefs Paulo Rocha e Aline Guedes. Após a premiação, o evento será finalizado com a apresentação da bateria da GRES Beija-Flor – Escola de Samba Oficial do Festival Gastronomia Preta.

A realização do Festival Gastronomia Preta é da ONG SAV Social, do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro e da FGP Eventos Gastronômicos. Como parceiros, o Festival conta com o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ) e a Secretaria do Meio Ambiente e do Clima da Cidade do Rio de Janeiro. O patrocínio master é da Cacildis e Nestlè.

Serviço:

Festival Gastronomia Preta
25 e 26 de novembro de 2023
Das 12h às 20h
Entrada Gratuita
Sujeito a lotação
Ingressos: acompanhe a divulgação em bb.com.br/cultura.
Site: gastronomiapreta.com.br
@festivalgastronomiapreta

gif_o_cafe_e_a_conta.gif

Comentários