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HFN E Super Mix realizam paineis de empreendedorismo no setor de bares e restaurantes

A Feira aconteceu entre os dias 8 e 10 de outubro e movimentou R$520 milhões em negócios.

Nem mesmo o forte calor de Recife afastou o público para a maior feira de hotéis e gastronomia do nordeste, a HFN e Super Mix. Entre 8 e 10 de outubro, mais de 26 mil pessoas passaram pelo Pernambuco Centro de Convenções para conferir os lançamentos de mais de 1.500 marcas e movimentaram R$ 520 milhões em negócios.

Os eventos foram realizados em parceria pela ABIH, Abrasel, Aspa e Apes, aliadas à Insight Feiras e Eventos.

Entre novidades tecnológicas e lançamento de produtos, a Abrasel em Pernambuco teve um nobre espaço reservado aos desafios da gestão em bares e restaurantes, o Gourmet Experience. Foram 12 temas retratando gestão de pessoas, redução de custos, lucratividade de cardápio, delivery, mídias sociais, sustentabilidade e reforma tributária, entre outros aspectos.

Entre os palestrantes, nomes como João Barcelos, embaixador do iFood, pioneiro na criação de conteúdos inovadores para impulsionar vendas na plataforma e mentor de grandes redes de alimentação em todo o país do próprio presidente da Abrasel em Pernambuco, Tony Sousa, que moderou palestrou sobre a importância da transformação digital, por meio da plataforma Olho do Dono.

“As palestras reúnem consultores, restaurateurs e chefs para avaliar e debater os principais assuntos, que desafiam as operações de bares e restaurantes nos dias atuais”, afirma.

Uma das palestrantes foi a empresária, confeiteira e mentora de negócios, Paula Ardanza, que falou sobre os pilares para redução de custos e aumento da lucratividade.

“A maioria das pessoas, além de não saber o que é um CMV, apura de forma equivocada: pega todas as notas de compra, soma tudo e divide pelo seu faturamento, chegando assim a um CMV mágico”, disse.

“Não é que está errado, mas você pode estar desconsiderando o primeiro fator, que é não levar em conta o seu inventário. O seu CMV é a mercadoria que efetivamente foi utilizada”, completou em sua palestra.

Também em sua palestra, Marcio Blak, colunista da Bares & Restaurantes, esmiuçou o passo a passo para o sucesso com o painel Potencializando a lucratividade olhando para compras.

“Dirigir um restaurante é um desafio emocionante, mas também pode ser extremamente difícil. Às vezes, mesmo os restaurantes mais talentosos e promissores podem cair em dificuldades financeiras”, disse.

“No entanto, com a estratégia certa e a dedicação adequada, é possível reverter essa situação e transformar um restaurante em fracasso financeiro em um sucesso retumbante. Neste artigo, vamos explorar os passos que um bom gestor pode seguir para tirar um restaurante do prejuízo”, completou.

Os participantes do Gourmet Experience compreenderam a importância da busca pela excelência em cada detalhe e souberam o quanto o mercado de food service tem se mostrado dinâmico e em expansão na Região.

O Nordeste é conhecido pelas tradições gastronômicas, mas também pelo crescimento das tendências globais, que passam a exigir a incorporação de novas técnicas internacionais na culinária bem como de novos insumos, equipamentos e conhecimentos para a gestão do negócio. A demanda por escolhas mais saudáveis e sustentáveis também figura entre os assuntos de interesse dos empreendedores.

Deste modo, o Gourmet Experience foi um evento enriquecedor e inspirador para os profissionais do setor de bares e restaurantes do Nordeste. As palestras e painéis abordaram temas relevantes e atuais, que são essenciais para o sucesso dos negócios.

Os participantes puderam aprender sobre como reduzir custos, aumentar a lucratividade, melhorar a experiência do cliente e se adaptar às tendências globais. O evento também foi uma oportunidade para networking e troca de experiências.

O Gourmet Experience é uma mostra de que o mercado de food service no Nordeste está em constante crescimento e evolução. Com o apoio de eventos como este, os profissionais do setor estão cada vez mais preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do mercado.

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