Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 68

Manter o estoque sem movimentação gera custos altos para as empresas; saiba como gerenciar esse processo de forma eficiente e reduzir gastos

Uma gestão eficiente de estoque otimiza a produção e minimiza prejuízos causados pela perda de alimentos parados. Foto: Midjourney

Estoque parado significa capital imobilizado e prejuízos acumulados para negócios de todos os setores. Estabelecimentos que não administram bem seus estoques enfrentam desafios que afetam diretamente suas finanças, com custos de armazenagem, depreciação de produtos e até perda de oportunidade de lucro.

Um estudo da H2R Pesquisas Avançadas de 2023 revelou que 92% dos varejistas brasileiros têm áreas dedicadas à gestão de armazenagem, devido à sua relevância estratégica. No entanto, menos de 40% investem em sistemas de gestão.

Considerar o uso dessas ferramentas pode simplificar a operação de controle de estoque, pois são alternativas que dão suporte de forma eficiente.

Para evitar prejuízos, é fundamental equilibrar o abastecimento e evitar que o estoque fique parado por longos períodos.

Como reduzir o custo do estoque parado?

Em bares e restaurantes, alimentos perecíveis podem ser desperdiçados se não forem consumidos rapidamente, resultando em prejuízos. Além disso, há despesas com eletricidade, uma vez que muitos alimentos precisam ser armazenados em freezers ligados 24 horas por dia.

Uma gestão eficiente do estoque é essencial para evitar prejuízos. Confira algumas estratégias que podem ajudar:

Planejamento: analisar a demanda e identificar os produtos mais importantes para evitar compras excessivas e reduzir as despesas de armazenagem.

Estabelecimento de níveis de estoque: definir níveis mínimo e de segurança para cobrir demandas extras, especialmente em períodos de alta sazonalidade.

Just-in-Time (JIT): o método JIT permite que as empresas comprem e recebam mercadorias somente quando necessário, reduzindo os custos de manter grandes estoques.

Organização: otimizar o uso do espaço de estoque e manter o inventário sempre atualizado ajuda a evitar desperdícios e facilita o controle da entrada e saída de produtos.

Com essas práticas, seu estabelecimento pode manter um estoque mais enxuto e eficiente, evitando custos desnecessários e maximizando o retorno financeiro.

*Conteúdo feito com informações do Blog Alelo

Curtiu este conteúdo? Avalie os conteúdos do nosso site. É rapidinho, são apenas duas perguntas. Obrigado!

Comentários