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Cardápios digitais podem trazer diversos benefícios a um bar ou restaurante, mas é importante evitar erros como fotos de baixa qualidade e descrições confusas

Evitando esses erros comuns, os empreendedores podem maximizar os benefícios dessa ferramenta inovadora e melhorar significativamente o desempenho de seus negócios. Foto: Canva

Um cardápio digital, geralmente acessado por meio de um QR Code, é uma estratégia eficiente para aumentar as vendas de bares e restaurantes.

A transição do papel para o digital é um movimento consolidado em várias áreas. Com a pandemia de COVID-19 acelerando essa mudança, muitos empreendedores e clientes notaram os benefícios dos cardápios digitais, incluindo menores custos financeiros e ambientais, facilidade de atualização de produtos e preços, e maior agilidade no atendimento.

Assim, ao permitir que os clientes leiam o cardápio em seus próprios celulares, por exemplo, a agilidade é amplificada, eliminando a necessidade de espera por cardápios impressos.

Entretanto, para que essa inovação resulte em benefícios concretos, é importante evitar erros comuns na execução.

Benefícios práticos do cardápio digital

Os cardápios digitais trazem vantagens práticas. Em horários de alto movimento, evitam a escassez de cardápios físicos e facilitam o atendimento a grandes grupos, eliminando a necessidade de compartilhar cardápios. Esses benefícios, porém, só são alcançados se o cardápio digital for bem executado.

Erros mais comuns e como evitar

1. Imagens de baixa qualidade: boas fotos de comida são essenciais para qualquer cardápio, especialmente os digitais, onde a qualidade das telas destaca qualquer defeito. Imagens de alta qualidade atraem os clientes e tornam a experiência mais interativa.

2. Descrições incompletas ou confusas: assim como boas imagens, descrições detalhadas e atrativas dos pratos também são importantes para convencer o cliente. Descrições bem feitas influenciam a percepção do publico sobre o empreedimento e podem melhorar o posicionamento de marca.

3. Falta de informações para decisão: descrições detalhadas ajudam a evitar problemas com preferências pessoais e alergias e também são essenciais para clientes PCDs que utilizam leitores de texto.

4. Erros ortográficos e gramaticais: erros de gramática ou ortografia podem prejudicar a imagem do bar ou restaurante. Utilize corretores automáticos e revise cuidadosamente para evitar esses erros.

5. Dificuldades de acesso ou leitura: o QR Code deve estar em locais de fácil acesso e o arquivo digital deve ser legível em qualquer tela de celular. Teste o cardápio digital antes de disponibilizá-lo aos clientes para garantir uma experiência agradável.

6. Deixar seu cardápio desatualizado: uma das maiores vantagens do cardápio digital é a facilidade de atualização. Aproveite essa característica para criar promoções e incluir novos itens regularmente, mantendo os clientes interessados e incentivando visitas frequentes.

Dessa forma, a implementação de um cardápio digital é uma solução simples e eficiente para aumentar as vendas de bares e restaurantes. No entanto, a atenção aos detalhes mencionados é fundamental para garantir que a experiência do cliente seja positiva.

Evitando esses erros comuns, os empreendedores podem maximizar os benefícios dessa ferramenta inovadora e melhorar significativamente o desempenho de seus negócios.

*Conteúdo feito com informações do blog Connect Plug

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