Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 67

Mais do que organizar as prateleiras e contar os produtos, um gerenciamento eficaz do estoque impacta diretamente na lucratividade do estabelecimento

A organização do estoque é um processo contínuo que deve ser feito e aprimorado constantemente. Foto: Canva

Uma boa gestão de estoque é a chave para o sucesso do seu negócio, afinal, manter a despensa abastecida com os produtos certos, no momento certo, é essencial para a eficiência operacional, evitando tanto a falta quanto o excesso de estoque.

Mais do que apenas organizar prateleiras e contar produtos, um gerenciamento eficaz do estoque impacta diretamente na lucratividade, na qualidade dos serviços prestados e na satisfação dos clientes

Dicas de como ter um bom controle de estoque:

1. Fichas técnicas: é fundamental saber como se montam os pratos que você vende, com as quantidades estimadas de cada ingrediente, como alimentos, bebidas, entre outros. As fichas podem ser feitas para facilitar a identificação, quantidades e controle dos produtos. Esse processo pode ser feito com o uso de softwares automatizados para maior agilidade.

2. Controle na entrada e saída de insumos: verifique sempre a entrada dos produtos, conferindo notas e pesando os itens. Na saída, controle o que está saindo e para quem, para evitar perdas e fraudes. Além disso, defina as quantidades mínimas e máximas para cada item em estoque para evitar excesso e escassez.

3. Organização: manter o estoque e a cozinha bem organizada é essencial para facilitar o controle e evitar erros. Existem métodos e tecnologias que ajudam nesse processo, como por exemplo, o Método FIFO (First In, First Out), que assegura que os produtos mais antigos sejam utilizados primeiro, evitando desperdício.

4. Sistema de gestão de compras: invista em um sistema de informáticaque possa controlar os insumos e as transações do seu negócio, mas não se esqueça de treinar bem a equipe que vai lidar com ele.

5. Invista em tecnologias: o uso de programas permite integrar as operações, simplificando o gerenciamento, e proporcionando informações em tempo real. Investir em um software de gestão de estoque para simplificar o controle e a organização, fornecendo todas as informações em um único lugar. Sistemas de ERP, por exemplo, oferecem uma solução abrangente para a gestão de estoque.

Manter o estoque sob controle vai além de evitar perdas e aumentar a lucratividade. Um bom gerenciamento garante a qualidade dos produtos utilizados na produção dos pratos e drinks, o que contribui para a fidelização dos clientes. Além disso, permite identificar oportunidades de otimização de custos, como a negociação de preços com fornecedores e a redução de perdas por vencimento.

Comentários