O produto é estrela, mudam os tempos, mudam as pessoas, mas o que todos querem sempre é o mesmo: um produto de qualidade
A combinação de três aspectos básicos: produto, processo e pessoas colabora e define a gestão dos serviços de alimentação e orienta se o resultado será o sucesso do negócio ou não e, portanto, conhecer cada um desses aspectos é fundamental.
E você conhece bem os processos desenvolvidos no seu negócio? O produto que você entrega para o cliente tem a qualidade que ele quer encontrar? E as pessoas da equipe são engajadas e possuem capacitação para desenvolver os processos e entregar um produto de qualidade para o cliente?
Perguntas simples mas que requerem uma análise ponto a ponto do negócio e também uma auto avaliação detalhada.
Mapear todos os processos do negócio identificando cada uma das etapas requer cuidado, disposição e tempo, se não dispuser de tempo para observar os detalhes desse aspecto pode começar aí a identificação de um problema.
Pode-se inicialmente fazer observações, conhecer os processos, acompanhar o que é feito no dia a dia e definir o que deve permanecer porque é feito com qualidade ou chegar à conclusão que deve-se descartar aquilo que não é eficiente, ou simplesmente, mudar. Buscar a padronização dos processos, organizar em fluxos e certificar que todos saibam o que fazer facilita tudo.
O desconhecimento dos processos, principalmente da manipulação dos alimentos, pode colocar em risco a saúde das pessoas e também a credibilidade do estabelecimento.
A definição do produto de entrega a partir da expectativa do cliente, do que é possível fazer, observando custo, máquinas, tempo e qualidade diminui o retrabalho, evita desperdícios e ainda mantém a fidelidade do cliente. Lembre-se, o cliente tem razão mas o produto é estrela, mudam os tempos, mudam as pessoas, mas o que todos querem sempre é o mesmo: um produto de qualidade!
E as pessoas? São o centro de tudo! Podemos ter tecnologia, processos muito bem definidos, produtos de qualidade mas se não tivermos pessoas capacitadas para executar as atividades, para atender com cuidado, para olhar o negócio como atenção perde-se o foco e somente as pessoas podem perceber e entender as necessidades do cliente e buscar as soluções.
Para começar a organizar os processos, padronizar os produtos e fazer a gestão das pessoas, o Manual de Boas Práticas é uma ferramenta muito útil, além de ser obrigatório pela fiscalização, ele pode conter e descrever detalhadamente todos esses aspectos da gestão do negócio e certamente vai facilitar para todos ter um padrão definido.
Portanto, investir tempo na organização do negócio estabelecendo e definindo os fluxos dos processos propicia um ganho de eficiência e produtividade, desenvolver as pessoas através de programas de capacitação personalizados de acordo com a necessidade da equipe e estabelecer a padronização dos produtos para buscar a melhoria contínua sempre.
Então, qual será o segredo do sucesso?
*Adriana Lara é especialista em segurança dos alimentos e gerente de conteúdo da Abrasel