Organização é a palavra-chave para você cativar os clientes, ganhar eficiência e aumentar o lucro do seu estabelecimento

Você, como cliente, já foi a algum bar e percebeu nos primeiros minutos a desorganização da empresa? Basta uma corrida de olhos no cardápio e, ao escolher um prato ou um drinque, você recebe a resposta do garçom: “não tem”, ou “tem, mas acabou”. Que experiência frustrante!
O óbvio precisa ser dito: a organização é o mais importante fator para ter lucro. O controle de estoque, visto por muitos como um bicho de sete cabeças, parte essencial na história. Ele deve ser feito em anotações em caderno, em planilhas de Excel ou programas já integrados com as vendas.
Dica um: crie um espaço
O que realmente importa é a organização desse processo. Para realizar o controle de estoque a primeira coisa que você precisa é de um espaço para ser exclusivamente o estoque.
Parece óbvio né? Mas pode apostar, nem todo mundo leva isto a sério.
Quem revela é a consultora Fernanda Fernandes: “Eu já vi de tudo: estoque espalhado em diversos espaços na cozinha, no caixa, no bar, na copa, no salão, no escritório e até mesmo em banheiro. É imprescindível que todo bar tenha um espaço adequado para o estoque.”
Dica dois: prepare o terreno
Este espaço deve ter as paredes claras e laváveis, prateleiras fixas e porta com tranca. O ideal é que as prateleiras sigam uma organização (uma boa dica é colocar os alimentos em ordem alfabética), conforme está na lista de contagem, já para facilitar este processo de verificação, que deve acontecer pelo menos duas vezes na semana.
Dica três: comece do começo
A consultora em gestão organizacional dá a dica de quando começar a contagem do estoque: “Normalmente sugiro que seja na segunda-feira, dia em que o estoque está mais baixo, e desta contagem já sai a lista de compras para semana de todos os itens que a casa trabalha e necessita para seu pleno funcionamento”.
Outros dias bons são a quinta ou sexta, que deve acontecer aquela conferência geral de todos os itens, verificando se todas as compras chegaram com as mercadorias completas e suficientes para o final de semana (que são dias com mais venda).
O pulo do gato
E como isso gera lucro ao seu negócio? O estoque é o coração de todo e qualquer bar e restaurante. Ele bombeia os outros setores para tudo funcionar: atendimento, produção, vendas, financeiro e por aí vai. O estoque é totalmente ligado às compras e as compras são 100% ligadas ao financeiro.
Se você controla bem seu estoque, compra bem, pois consegue utilizar do seu financeiro para gerar oportunidades de maior reganho em mercadorias com valores promocionais, possibilitando que faça a gestão de vendas baseada em um percentual maior de lucro para casa.
Você não precisa esperar pelo “dia D” da mudança e nem criar um check-list enorme de afazeres que buscam a perfeição de uma empresa, visando que tudo esteja devidamente organizado e controlado. O que deve ser feito é internalizar o fato de que é de grão em grão que a galinha enche o papo. O que que queremos te dizer com essa expressão popular? É preciso ação e paciência, meu amigo.
Não precisa uma grande virada de chave, fechar um ciclo de anos para iniciar outro do zero. Na gestão organizacional não se começa do zero. A consultoria organizacional chega em uma empresa que já existe, funciona, onde muitas coisas estão dando certo e outras nem tanto, mas existe um histórico e um modo como se faz ali.
É preciso entender profundamente como esses processos já funcionam, independente se certo ou errado, se bom ou ruim, e só depois propor melhorias e novas formas de fazer somente o que for necessário para mudar.
Dica de ouro
Uma forma de colocar seu bar na boca do povo é participar de bons eventos, que atraem muitos consumidores e geram muitas oportunidade de divulgação. E se liga: o maior festival de bares do país está chegando: de 27 de outubro a 13 de novembro acontece o Bar em Bar, em todas as regiões do país. Para se inscrever, preencha o formulário clicando aqui.
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