Modelo de contratação ajuda a atender picos de demanda e traz mais segurança jurídica para empresários

Com a previsão de alta no movimento nos próximos meses, o trabalho intermitente tem se consolidado como uma solução prática e com bom custo-benefício para bares e restaurantes. O modelo, previsto na legislação trabalhista desde 2017, permite a contratação de profissionais formais por hora e com jornada flexível, de acordo com a demanda do empregador e a disponibilidade do trabalhador.
O profissional recebe proporcionalmente pelos dias trabalhados, com todos os direitos garantidos, mesmo sem vínculo contínuo. Para o empresário, é uma forma de reforçar a equipe com flexibilidade e segurança jurídica, sobretudo em momentos de maior demanda.
Alternativa é ideal para reforçar equipes em períodos de maior movimento
Segundo levantamento da Abrasel realizado em julho, 29% dos empresários do setor de alimentação fora do lar pretendem contratar profissionais temporários para o segundo semestre, especialmente para atender à demanda em datas comemorativas, confraternizações e início do verão. Outros 21% ainda avaliam essa possibilidade, o que indica que metade do setor está aberta a reforçar suas equipes.
Já em relação ao quadro fixo, 20% planejam ampliar. Diante dessa tendência de crescimento na movimentação de pessoal, o trabalho intermitente surge como alternativa viável para atender essa demanda sem comprometer a estrutura permanente.
O empresário Robson (Dino) Ramos, proprietário do Dom Brejas, em Campinas (SP), adota o trabalho intermitente em seu estabelecimento desde 2022. Segundo ele, o modelo tem funcionado bem para atender os dias de maior movimento.
“Na baixa temporada, o time fixo é o suficiente para a demanda da casa, mas com as oscilações do mercado, temos períodos com um fluxo maior de clientes. Isso nos motivou a contratar funcionários intermitentes, e como tem dado muito certo, já prevemos mais 10 contratações nesse modelo para o segundo semestre”, afirma.
Benefícios vão do resguardo jurídico da empresa ao atendimento de clientes
Com o aumento da demanda previsto para o segundo semestre, o trabalho intermitente aparece como uma alternativa eficiente para empresários que buscam reforçar suas equipes com agilidade e responsabilidade. José Eduardo Camargo, líder de Conteúdo, Comunicação e Inteligência da Abrasel, destaca que o modelo traz mais segurança jurídica para o negócio.
“Enquanto as contratações informais geram riscos, o regime intermitente permite que o acordo de trabalho seja devidamente registrado, com os direitos garantidos para o funcionário e mais tranquilidade para a empresa”, afirma.
Para José Eduardo, avaliar o modelo com apoio de profissionais de contabilidade e consultoria trabalhista garante que a contratação seja feita de forma correta e vantajosa para todos.
Outro ponto positivo, segundo ele, é a possibilidade de contar com profissionais já treinados e familiarizados com a operação. “Como resultado, o atendimento flui melhor e o cliente percebe a diferença”.
Para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do regime intermitente, a Abrasel disponibiliza uma cartilha gratuita com as principais informações sobre o assunto que pode ser acessada clicando aqui.
Ainda não é associado Abrasel? Clique e conheça os benefícios!