abrasel
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Sudeste e Nordeste concentram contratações em bares e restaurantes no primeiro semestre

  • PUBLICADO EM: 22/08/2025
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Levantamento mostra que mulheres e jovens lideram as admissões no setor, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia

Foto: Midjourney

O setor de alimentação fora do lar encerrou o primeiro semestre de 2025 com saldo positivo de empregos em todas as regiões do país. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o perfil das contratações revela duas tendências marcantes: a forte presença feminina e a predominância de jovens em início de carreira, que encontram no segmento uma porta de entrada para o mercado formal.

Entre os estados, o maior destaque foi São Paulo, com 10.129 novos empregos, número que sozinho corresponde a quase um terço das 33 mil vagas criadas em todo o país. O desempenho paulista foi quase três vezes maior que o do segundo colocado, o Rio de Janeiro, que registrou 3.000 admissões.

Outros estados também tiveram resultados relevantes, como o Paraná (2.024), o Distrito Federal (1.843) e a Bahia (1.520).

“Os resultados ressaltam o potencial do setor de alimentação fora do lar como gerador de empregos em diferentes contextos estaduais. Mais do que números, essas contratações expressam a vocação do segmento para abrir portas, oferecer oportunidades e transformar trajetórias de vida”, afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

Mulheres e jovens puxam as contratações

Quando consideradas as admissões feitas durante o semestre, o levantamento evidencia a forte presença das mulheres no setor. Em estados como Bahia, São Paulo e Paraná, mais da metade do saldo de contratações foi feminino. Na Bahia, 60% das vagas criadas no semestre foram ocupadas por mulheres, o mesmo percentual observado em São Paulo. Já no Paraná, 62% das admissões foram de trabalhadoras.

A análise por faixa etária, por sua vez, reforça a centralidade da juventude na composição da mão de obra do setor. Em todos os estados, os trabalhadores de 18 a 24 anos concentraram a maior parte das admissões. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, esse grupo respondeu por 34% das vagas. No Distrito Federal o número é ainda maior, com 39% dos contratados sendo jovens.

Retrato do mercado por regiões

Nos recortes regionais, o Sudeste consolidou-se como principal polo empregador, com São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais somando juntos mais de 15 mil novas vagas. O Nordeste aparece em segundo lugar, com mais de 5 mil empregos gerados, com destaque para os estados da Bahia, Pernambuco e Ceará, que juntos responderam por 67% das vagas na região.

Para além dos números, os dados revelam um traço que caracteriza bares e restaurantes em todo o país: a capacidade de gerar oportunidades inclusivas em diferentes contextos e localidades. Jovens em busca da primeira experiência, mulheres que buscam autonomia e trabalhadores que desejam recomeçar encontram no setor um espaço de crescimento.

“Esses resultados reafirmam que bares e restaurantes são um dos grandes motores do emprego no Brasil. O setor não apenas gera renda, mas promove inclusão social ao dar oportunidade para quem está começando, para quem busca independência e também para quem precisa recomeçar. É um papel que nos orgulha e mostra a importância de fortalecer esse mercado em todo o país”, conclui Solmucci.

Ainda não é associado Abrasel? Clique e conheça os benefícios!

Notícias Relacionadas

Horário de verão pode evitar apagões e impulsionar economia, defende Abrasel

Trabalho intermitente ganha espaço e oferece vantagens para bares e restaurantes

Abrasel propõe desoneração da folha para facilitar transição do Simples na reforma tributária

Comentários

Últimas Notícias

Horário de verão pode evitar apagões e impulsionar economia, defende Abrasel

Trabalho intermitente ganha espaço e oferece vantagens para bares e restaurantes

Abrasel propõe desoneração da folha para facilitar transição do Simples na reforma tributária

Vendas em bares e restaurantes crescem 0,4% em julho, segundo Índice Abrasel-Stone

37º Congresso Abrasel destaca inovação, IA e estratégias de gestão na tarde do segundo dia

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

Endereço

Avenida Brasil 888 - Santa Efigênia
Belo Horizonte/MG
CEP: 30140-001
CNPJ: 29.363.868/0001-38


Contato

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados