Informações e recomendações
A Abrasel tem se empenhado, desde a chegada da doença causada pelo novo coronavírus (a Covid-19) no Brasil, em informar todos que trabalham em bares e restaurantes sobre como lidar com o problema. Também tem atuado de maneira muito forte com todos os níveis de governo, outras entidades e parceiros da cadeia produtiva em ações para dar suporte a quem empreende no setor. Aqui você encontra informações úteis para lidar com clientes, fornecedores, funcionários e entidades do poder público, além de recomendações da Abrasel. Juntos, iremos enfrentar e superar este momento de incertezas.
Para começar, conheça o mais recente posicionamento da Abrasel, em vídeo:
https://abrasel.com.br/noticias/noticias/manifestacao-da-abrasel-sobre-a-crise-do-coronavirus/
Coronavírus – como informar bem os seus clientes
Os bares e restaurantes são lugares onde se troca informação. Assim, é importante que você conheça o assunto e tenha informações confiáveis. Assim, aqui estão alguns links úteis para ajudá-lo a conversar com os clientes, com seus funcionários e com todos com quem você mantém contato: O Ministério da Saúde tem feito um trabalho elogiado de informação, é uma fonte oficial e confiável, atualizada constantemente para trazer conhecimento e serviço para a população: www.saude.gov.br/
A Abrasel é pioneira entre as entidades setoriais, trazendo informação para o setor desde o primeiro momento. Um e-book mostra as orientações básicas para quem empreende:
https://drive.google.com/file/d/1uKyzT0dsfayD-VYM96tdHYakxgNR1azU/view
Vários órgãos de imprensa têm se desdobrado para informar a população com informações checadas e orientação de especialistas. O portal g1 preparou um guia ilustrado sobre o assunto: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/02/27/coronavirus-veja-perguntas-e-respostas.ghtml
O Sebrae lançou uma página com informações para empresas: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/coronavirus
Você também pode perguntar à Ava, nossa assistente virtual especializada em responder perguntas de donos de bares e restaurantes. Ela já está preparada para esclarecer dúvidas sobre os temas mais importantes em torno do assunto: http://ava.abrasel.com.br/
Higienização – aspecto primordial
Bares e restaurantes já têm protocolos bem estabelecidos de limpeza e sabem como lidar com a prevenção de doenças transmitidas por microrganismos. Afinal, segurança alimentar é um elemento básico de confiança, vital para todo estabelecimento. No entanto, vale redobrar a atenção e reforçar a frequência dos procedimentos de higienização. A Abrasel tem um e-book sobre os pontos mais importantes: https://drive.google.com/file/d/1Per6_Gaj4R7p-9yg5FiI-633gu0QVskO/view
Para quem quer se aprofundar no assunto, a Abrasel tem cursos grátis online sobre o tema, além de vários documentos. Você encontra tudo isso no portal Conexão Abrasel:
https://abrasel.com.br/conexao/
As empresas que trabalham com segurança alimentar também têm bons manuais e guias de higienização. Confira este material produzido pela Ecolab: https://pt-br.ecolab.com/pages/coronavirus
Ações de distanciamento social
O setor de bares e restaurantes está se preparando para o combate à pandemia, e isso significa que cada estabelecimento precisa fazer sua parte. A recomendação da Abrasel neste momento é que os estabelecimentos se antecipem e diminuam em 30% a capacidade de atendimento no salão e coloquem uma distância de 1 metro entre cadeiras de mesas diferentes, ou 2 metros entre as mesas. A Abrasel também conversa com o setor público e privado para que seja implantada a ideia de escalonar o horário de almoço nas empresas de todos os portes, de modo que os restaurantes possam atender a todos mesmo com a redução de 30% na capacidade de atendimento.
Ajuda para bares e restaurantes com queda de faturamento
A Abrasel trabalha juntos ao governo federal e governos estaduais, além de entidades como o Sebrae, para criar uma rede de proteção aos prováveis impactos econômicos no setor, que emprega mais de 6 milhões de pessoas no país.
O Governo Federal anunciou na segunda-feira (16/03) medidas para reduzir os impactos da crise para as empresas, são elas:
+ Manutenção de empregos e redução de impacto nas empresas (R$ 59,4 bilhões):
+ Diferimento do prazo de pagamento do FGTS por 3 meses – impacto de R$30 bilhões;
+ Diferimento da parte da União no Simples Nacional por 3 meses – estimativa de R$ 22,2 bilhões;
+ Crédito do PROGER / FAT para Micro e Pequenas Empresas – projeção de R$ 5 bilhões;
+ Redução de 50% nas contribuições do Sistema S por 3 meses – impacto de R$2,2 bilhões;
+ Simplificação das exigências para contratação de crédito e dispensa de documentação (CND) para renegociação de crédito;
+ Facilitar o desembaraço de insumos e matérias-primas industriais importadas antes do desembarque.
O INSS vai pagar os 15 primeiros dias de afastamento do empregado com Covid-19 (hoje quem paga os 15 primeiros dias é a empresa). Saiba mais: https://www.bol.uol.com.br/noticias/2020/03/19/inss-pagara-por-primeiros-15-dias-de-afastamento-de-empregado-com-covid-19.htm
Vale uma conversa com vereadores e prefeitos da sua cidade, explicando a situação e buscando também ajuda quanto ao pagamento de impostos municipais, por exemplo.
Negociação com fornecedores e participantes da cadeia produtiva
A Abrasel está em contato permanente com os grandes fornecedores do setor (como as empresas do ramo de bebidas) para tentar esticar ao máximo os prazos de pagamento, pois elas também são diretamente interessadas em manter abertos e funcionando os estabelecimentos. O mesmo vale para os fornecedores locais, vale uma conversa com eles para aumentar os prazos de pagamento. Algumas companhias já estão se antecipando e oferecendo prazos maiores.
Também as empresas de cartões, vouchers e meios de pagamento estão sendo procuradas pela Abrasel. A ideia é diminuir as taxas cobradas por elas durante a crise, para diminuir os custos e ajudar na saúde financeira dos estabelecimentos.
O delivery deve crescer muito durante o enfrentamento do Covid-19. Assim, a Abrasel busca das empresas de entrega (como os aplicativos iFood, Uber Eats, Rappi, 99 e outros) a diminuição das taxas cobradas no delivery. A Abrasel já fechou um acordo com o iFood: https://abrasel.com.br/noticias/noticias/abrasel-fecha-acordo-com-ifood-prazo-de-pagamento-para-bares-e-restaurantes-sera-reduzido/
Calma e confiança
A Abrasel tem confiança na liderança do país e reconhece de maneira especial o trabalho do Ministério da Saúde no combate à Covid-19. E quer antecipar, de pronto, seu agradecimento aos profissionais de saúde que já se mobilizam para o enfrentamento da pandemia. Com equilíbrio, serenidade, firmeza e união iremos enfrentar e vencer mais este desafio.
*Atualizado 19/03 às 17h17
Links úteis:
Teleconferência: O Google deixou o Hangouts Meet grátis para aulas e videoconferências até 250 pessoas. Para saber mais, clique aqui.
App do Sus: O Sistema Único de Saúde desenvolveu um aplicativo que comunica informações sobre o COVID-19 e ainda realiza uma triagem virtual, indicando se é necessário ou não a ida a hospitais.
iOS: https://apps.apple.com/br/app/coronav%C3%ADrus-sus/id1408008382
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.guardioes
Trabalhista: A Pinheiro Neto Advogados preparou um guia com temas relevantes de direito, como legislação trabalhista e contratos, em tempos de coronavírus https://drive.google.com/file/d/1qAk5e4E0929XNu9YogzuBhenF2O1V_4X/view?usp=sharing
Redução de tarifas - A Caixa Econômica anunciou redução de juros para micro e pequenas empresas: https://abrasel.com.br/noticias/noticias/caixa-reduz-juro-de-capital-de-giro-para-micro-e-pequena-empresa-em-45/