abrasel
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Redução de plástico em embalagens não baterá meta até 2025

  • PUBLICADO EM: 07/11/2022
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Compromisso global assumido por empresas, organizações e governos busca 100% de uso de embalagens plásticas reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até lá

Para que a meta seja alcançada, as empresas teriam de aumentar exponencialmente o uso de material reciclado, a uma taxa de 5,4% ao ano. Foto: Freepik

Lançado em 2018, o Compromisso Global por uma Nova Economia dos Plásticos chega ao seu quarto ano com boas e más notícias. Esse movimento em torno de uma economia circular do plástico é liderado pela Ellen MacArthur Foundation, em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e conseguiu a adesão de mais de 500 empresas, governos e organizações em todo o mundo.

No relatório divulgado em outubro de 2022, a principal boa notícia é que a fatia de plástico reciclado após o consumo aumentou de 4,8% em 2018 para 10% em 2021. “Embora tenha levado décadas para as empresas atingirem a marca de 5%, os signatários duplicaram para 10% em apenas três anos”, aponta o documento.

Além disso, o uso de material reciclado em embalagens plásticas continua a aumentar fortemente e duplicou nos últimos três anos. A maioria (59%) das marcas e varejistas signatárias do compromisso reduziu o uso de plásticos virgens.

Mesmo com todo esse esforço, o relatório aponta que a maioria das empresas signatárias do compromisso não cumprirá a promessa de usar apenas embalagens plásticas reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025. Hoje, elas representam 65,4% dos invólucros usados pelas marcas, um discreto aumento em relação a 2019 (63,2%).

“As últimas descobertas demonstram a necessidade de intensificar urgentemente os esforços, tanto de empresas quanto de governos”, comenta Inger Andersen, diretora executiva do PNUMA.

Sachês e filmes plásticos são o maior desafio

Segundo o documento, um “progresso mensurável está sendo feito em relação ao Compromisso Global, mas o uso de embalagens flexíveis e a falta de investimento em infraestrutura de coleta e reciclagem significam que a meta de embalagens plásticas 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025 está se tornando inatingível”.

Para que a meta seja alcançada, as empresas teriam de aumentar exponencialmente o uso de material reciclado, a uma taxa de 5,4% ao ano. Só que em 2021 houve aumento de 2,5% do uso de embalagens plásticas, revertendo a queda observada em 2019 e 2020. E 42% delas ainda não tem um modelo de reúso nas estratégias de embalagem.

As embalagens plásticas flexíveis (como sachês e filmes) ainda são um grande problema, pela dificuldade de reciclagem — e uma das principais razões pelas quais a maioria das empresas não atingirá a meta até 2025.

A saída, de acordo com o relatório, é ganhar escala em estratégias de reúso, inovar em produtos que não sejam embalagens plásticas flexíveis e reduzir o uso de embalagens de uso único, pois a reciclagem por si só não é suficiente para zerar a poluição plástica.

“Não adianta ser tecnicamente reciclável. Nossa definição de reciclabilidade é que haja evidência de que existe infraestrutura para a reciclagem em escala”, afirma à Folha de S. Paulo Thais Vojvodic, gerente da iniciativa Nova Economia do Plástico na Fundação Ellen MacArthur.

Ela afirma que o Brasil ainda precisa investir em infraestrutura de coleta e processamento para aumentar os níveis de reciclagem. O país deve se juntar a outros para definir os rumos da reciclagem em novembro, quando começa a ser negociado no Uruguai o Tratado Global dos Plásticos, previsto para 2024.

Fonte: iFood News

Você gosta dos conteúdos da Abrasel? Para avaliar o site da associação é só clicar no banner abaixo e responder duas perguntas. É rapidinho!

Notícias Relacionadas

Férias de julho devem aquecer movimento nos restaurantes em destinos turísticos

Setor se destaca como porta de entrada para trabalhadores imigrantes no Brasil

Reputação digital de bares e restaurantes melhora em 2025

Chegada do inverno traz novas oportunidades para bares e restaurantes

Comentários

Últimas Notícias

Férias de julho devem aquecer movimento nos restaurantes em destinos turísticos

Setor se destaca como porta de entrada para trabalhadores imigrantes no Brasil

Reputação digital de bares e restaurantes melhora em 2025

Chegada do inverno traz novas oportunidades para bares e restaurantes

Inflação da energia elétrica cresce em maio; Abrasel defende retorno do horário de verão

Geração Z provoca mudanças em bares e restaurantes com novos hábitos de consumo

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Associe-se
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa

Endereço

Avenida Brasil 888 - Santa Efigênia
Belo Horizonte/MG
CEP: 30140-001
CNPJ: 29.363.868/0001-38


Contato

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados